Selic, IPCA e CDI: qual a diferença e relação entre os indicadores em 2022?

Selic, IPCA e CDI: qual a diferença e relação entre os indicadores em 2022?

Entenda como cada indicador afeta a economia e os investimentos

A economia brasileira é norteada por indicadores que podem sugerir as condições financeiras de diversos tipos de operações. Eles são importantes caso você queira saber quais são as melhores linhas de crédito, os melhores cartões de crédito, entre outras modalidades financeiras.

Assim é preciso saber a relação e as diferenças entre a Selic, o IPCA e o CDI. Esses indicadores são importantíssimos para entender o andamento da economia brasileira e a rentabilidade de seus investimentos. Aqui, vamos explicar quais são as principais características e como cada indicador influencia na economia.

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. De forma geral, o Banco Central controla a Selic para incentivar investimentos e manter a inflação sob controle. Com isso, a Selic influencia as taxas de juros praticadas por bancos e demais instituições financeiras em diversas modalidades de crédito.

Quem define o percentual da taxa Selic é o Copom (Comitê de Política Monetária) no Banco Central. A manutenção, aumento ou diminuição da Selic tem como base o cenário macroeconômico.

Como a Selic afeta a economia?

A Selic afeta principalmente os investimentos de renda fixa. Assim, quanto mais alta for a Selic, maior tende a ser o rendimento dos ativos de renda fixa. A taxa também pode influenciar indiretamente na Bolsa de Valores. Em momentos de Selic baixa, muitos investidores tendem a migrar para a renda variável.

O rendimento da poupança também é influenciado diretamente pela Taxa Selic. Em questão de linhas de crédito, a Selic em baixa faz com que os bancos diminuam as taxas para empréstimos e financiamentos. Dessa forma, pessoas físicas e empresas conseguem aproveitar linhas de crédito mais acessíveis no mercado.

O que é o IPCA?

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o indicador oficial da inflação. Basicamente, o índice mede a variação dos preços dos principais produtos da economia brasileira. Quem determina o IPCA é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O índice é definido pela pesquisa de preços feita pelo IBGE em áreas urbanas do mês. O IPCA é medido mensalmente e traz um panorama sobre a variação dos preços dos principais produtos para consumidores e isso mostra a oscilação da inflação no país.

O que é o CDI?

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um indexador para os investimentos de renda fixa. Ao contrário do que muitos acreditam, o CDI não é um investimento, ele é um título privado emitido por bancos para garantir empréstimos de curto prazo entre as próprias instituições financeiras.

A média das taxas praticadas nestas operações define a taxa de CDI, que é usada para determinar a rentabilidade de investimentos de renda fixa como CDBs, LCI e LCAs.

Qual é a relação entre estes indicadores?

Estes três indicadores se relacionam entre si e são importantes em diversas questões importantes. A relação entre IPCA e Selic, por exemplo, é que a taxa Selic é uma das armas do Banco Central para controlar a inflação no país. Dessa forma, o Copom pode diminuir a Selic para frear o aumento dos preços.

O Banco Central usa a taxa Selic para controlar a economia brasileira, tornando consumo e crédito o mais acessível possível. Já a relação entre Selic e CDI acontece porque ambos os indicadores indexam investimentos que são concorrentes.

Num exemplo simples, se a taxa Selic for muito maior do que o CDI, os bancos tendem a investir em títulos públicos do Tesouro Direto, já estes ativos são indexados pela Selic. Dessa maneira, é possível entender que o CDI acompanha a taxa Selic.

Todos os três indicadores são importantes para garantir a saúde da economia brasileira. Entender a relação, as características e as diferenças entre elas é fundamental para guiar decisões de consumo e investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar