8 inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos

8 inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos

Todos estamos cercados por tecnologia. É tanta coisa ao nosso redor que nem nos damos conta de quando elas surgiram. Parece que tudo sempre esteve por aqui. Mas a verdade é que muitas coisas que usamos hoje como recurso tecnológico são relativamente novas. Existem muitas inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos, mas que já fazem parte das nossas vidas e não conseguimos viver sem elas.

Estamos tão habituados a conviver com a tecnologia que quando nos vemos sem um recurso que usamos rotineiramente podemos até surtar. Às vezes, aplicativos de mensagens e redes sociais ficam fora do ar e isso pode afetar toda a nossa rotina.

Além disso, as inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos são tão importantes para o nosso dia a dia, que não conseguiríamos viver sem elas. Já outras, não são tão comuns na nossa vida diária, mas estão começando a conquistar o seu espaço e em pouco tempo também podemos nos tornar dependentes das suas utilidades.

Sem dúvidas, a maioria das inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos facilitam a nossa vida e, a cada dia, mais coisas vão surgir para facilitar ainda mais.

Com isso em mente, preparamos esse artigo que vai abordar algumas inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos. Se você não conhece alguma dessas inovações, pode ter certeza que em breve vai se tornar tão popular como as outras.

Conheça algumas das inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos

A seguir você vai ver algumas coisas que fazem parte do nosso dia a dia e outras coisas que não são tão comuns, mas estão chegando com tudo no mercado de tecnologia.

Assistentes virtuais

Se você possui um smartphone ou um iphone, é bem provável que o seu dispositivo tenha um assistente virtual. Esses assistentes virtuais funcionam por meio de comandos de voz e podem ser encontrados por dispositivos com diversos sistemas operacionais.

A Siri é a assistente virtual da Apple, a Cortana é a assistente virtual da Microsoft e o Google possui o Google Assistente. Basta solicitá-los por meio de um celular e você pode fazer a sua solicitação, como marcar um lembrete na agenda, programar o celular para despertar, ou fazer uma pesquisa do seu interesse na internet.

Drones entregadores

Os drones pessoais têm se tornado cada vez mais comuns. Pessoas usam esses dispositivos principalmente para gravar vídeos e tirar fotos a céu aberto. Mas grandes corporações também estão de olho nos drones, para usar esses dispositivos como ferramentas de entregas.

Imagine como seria incrível receber a sua encomenda por meio de um drone. Isso já está bem perto de acontecer. Na verdade, em alguns países, essa modalidade de entrega já está sendo amplamente utilizada.

Reconhecimento facial

Há alguns anos atrás, o reconhecimento facial era coisa de filme de ação ou de espionagem. Mas hoje, essa ferramenta é muito comum até mesmo em dispositivos móveis como celulares, que usam o reconhecimento facial como ferramenta de segurança para identificar o usuário e liberar o uso do dispositivo.

Aplicativos de entrega

Os aplicativos de entrega fazem parte da nossa rotina. Podemos comprar em supermercados por meio de aplicativos, podemos pedir pizza e qualquer outro alimento por meio do dispositivo móvel.

Na verdade, esses aplicativos de entrega são ferramentas que facilitam muito a nossa vida e chegaram para ficar no mundo tecnológico.

GPS

Uma das inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos e hoje utilizamos no nosso dia a dia é o sistema de GPS portátil. Em todo dispositivo Android, IOS, ou Microsoft, podemos encontrar um sistema integrado de GPS.

Se estivermos perdidos em qualquer lugar com sinal de internet, podemos encontrar o caminho de volta para casa ou para qualquer outro lugar por meio dessa ferramenta de localização.

Além disso, isso funciona também como um dispositivo de segurança, que autoridades podem usar para nos encontrar se estivermos em perigo.

Leitores digitais

Ler um livro na era digital se tornou um pouco diferente. Existem leitores digitais que podemos usar para armazenar livros em formatos digitais e também podemos ler esses livros nesses dispositivos.

MS Teams

Para empresas, essa ferramenta se tornou essencial, pois permite a comunicação por mensagens, chamadas de vídeo, chamadas de voz e muitas outras coisas.

Essa ferramenta tornou-se especialmente importante com a modalidade remota de trabalho, que também é algo que chegou para ficar nos últimos anos.

Empresas como a Green Tecnologia têm se beneficiado dessa ferramenta e você também pode se beneficiar dela na sua empresa.

Videoconferência

Falando em videoconferência, essa é mais uma das inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos. Diversos aplicativos de mensagens atualizaram as suas plataformas para possibilitar as chamadas por vídeo. Isso tem ajudado a aproximar pessoas em meio a tanta tecnologia que às vezes ameaça a aproximação. Basta ter acesso a internet e você pode falar com quem quiser, em qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X