Público-alvo: saiba como se comunicar e aumentar as chances de vender mais

Público-alvo: saiba como se comunicar e aumentar as chances de vender mais

Saber como se comunicar com público-alvo é vital para aumentar as chances da sua loja vender mais. Pense em uma saia Midi Plus Size, por exemplo. Seu público-alvo são mulheres que já passaram por muitas situações desconfortáveis em lojas de roupa e criaram uma desconfiança natural da moda. Por isso, uma mensagem que seja focada na recuperação da auto-estima e na criação de um ambiente acolhedor e seguro tem tudo para fazer com que o produto seja vendido mais facilmente.

Em um cenário de crise econômica como o atual, em que a renda dos brasileiros está cada vez menor e o seu consumo também está mais reduzido, é vital que os empreendedores saibam como se comunicar com público-alvo para conseguir aumentar a eficiência de suas ações de marketing (afinal, elas terão mais sucesso) e vender mais para aumentar o faturamento.

Quer aprender como se comunicar com público-alvo da maneira certa? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como se comunicar com público-alvo: 5 dicas

1. Faça pesquisas

Você pode achar que entende quem é o seu público-alvo e quem ele é, mas não é capaz de o descrever tão bem quanto uma série de pesquisas e estudos qualitativos. Isso acontece porque, muitas vezes, nossas percepções são moldadas por certas bolhas e, então, usamos eventos anedóticos como viés de confirmação.

Por isso, é essencial montar a base do seu público-alvo com base em pesquisas feitas na sua base de clientes, mas também no mercado como um todo. Afinal, pode ser que você só capture uma fatia dos clientes do mercado justamente por causa de alguma característica geral que os outros não têm.

Assim, ao fazer uma pesquisa ampla, você poderá ter insights poderosos para compreender o que deve ou não ser feito na sua estratégia de comunicação.

2. Entenda as dores da sua persona

Seu produto é feito para solucionar as dores da sua persona, sejam elas quais forem. Para poder fechar uma venda, é preciso comunicar ao cliente que a dor que ele tem será solucionada. E para fazer isso, é vital entender bem aquela dor.

Imagine que a sua empresa seja uma corretora de investimentos e seu produto seja o investimento em ações para fazer Day Trade. Seu público-alvo pode ser as pessoas que querem muito ficar ricas rapidamente. A dor delas é essa vontade de enriquecer motivada por uma ganância dentro do padrão.

Ao saber disso, é possível ajustar sua comunicação para tocar nesse ponto e mostrar ao consumidor como o produto da empresa pode resolver aquela dor.

3. Entenda quais os objetivos do seu público

Além de resolver as dores do seu público, o seu produto deve também ajudá-lo a alcançar um objetivo. Em outras palavras, o seu produto deve resolver um problema e aproximar a persona de uma meta. Ao identificar ambos, você terá uma comunicação muito mais poderosa.

Por exemplo, suponha que sua empresa seja uma loja de fantasias infantis para aniversário. Seu público é majoritariamente a mãe da criança, que organiza a festa.

A dor dela é uma fantasia infantil que seja bonita, dentro do orçamento e fique pronta até o dia da festa. Já seu objetivo é que o bebê fique muito lindo e faça inveja nas amigas.

Ao entender os dois pontos, sua comunicação pode ser moldada para se ajustar a esses objetivos e dores, o que resultará em mais vendas.

4. Trace um perfil de comunicação

Sabendo quem é o seu público-alvo, você poderá traçar um perfil de comunicação mais eficaz. Por exemplo:

  • onde esse público está? No Instagram? Facebook? Em blogs ou sites?;
  • esse público gosta de marcas que falem como ele ou que tenham uma personalidade específica?;
  • quais os tipos de comunicação mais usados pelo público? E-mail, telefone?;
  • o público prefere empresas mais corporativas e sérias ou mais divertidas e leves?

Esse perfil de comunicação deve ser documentado para que todos os profissionais que se juntem ao negócio, seja em qual área for, possam entender o padrão de comunicação e usá-lo em projetos futuros.

5. Monitore os dados frequentemente

Por fim, é importante que você monitore os dados de relação com o seu público-alvo constantemente. Isso é vital para garantir que a sua estratégia está funcionando e captar mudanças que sejam necessárias na sua linguagem.

Por exemplo, seu público pode vir a envelhecer e, com isso, preferir outro tipo de linguagem ou visão. Dessa forma, sua comunicação deve se adaptar. Mas só é possível constatar se você monitorar os dados frequentemente.

Pronto! Agora que você já sabe como se comunicar com público-alvo, graças às nossas dicas, é hora de colocar o conteúdo em prática para ter os melhores resultados possíveis. Lembre-se de que é importante manter uma boa comunicação com o seu público para não ter de investir dobrado em marketing na tentativa de conseguir as vendas que você precisa.

Gostou do conteúdo? Então envie-o para o time de marketing da sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X