Quanto devo investir em marketing numa clínica médica?

Quanto devo investir em marketing numa clínica médica?

O marketing é o coração de um negócio. E quando dizemos isso, podemos afirmar que essa frase serve para todo tipo de negócio. Não existe um só ramo do mundo do trabalho que não precise de divulgação, e por esse motivo é normal ver o marketing presente em tudo.

Mesmo assim, os novos empresários sempre acabam tendo um pouco de dúvida de como fazer com esse departamento. Independente de qual ramo seja, a mesma pergunta sempre é feita: O quanto eu devo investir em marketing?

E quando o assunto é especificamente uma clínica médica, essa conversa ganha ainda mais força. Afinal, quais as melhores maneiras de uma clínica médica se aproveitar de um bom marketing? Uma clínica realmente deve investir muito nessa área?

Para responder essas perguntas, precisamos primeiro imaginar que uma clínica tem vários gastos para poder funcionar da melhor forma possível. Máquinas caras, pessoal competente, um bom software para laboratório, todos itens que acabam gerando um gasto.

Mas do que adianta ter tudo isso a disposição, se você não tem clientes para usufruir? Essa sempre vai ser a principal questão para entender o porquê o marketing é necessário, porque ele sempre vai levar pessoas para seu negócio, independente qual ele seja.

Então a pergunta mais prática aqui é realmente quanto e como deve ser seu investimento dentro do seu negócio. Felizmente existem muitas maneiras inteligentes de se investir, e hoje nós vamos ajudar você a lidar com isso e entender qual é a maneira mais inteligente de se investir na sua clínica médica gastando só o suficiente.

Entendendo o marketing

Para saber o quanto você deve investir, primeiro você precisa entender que existem diferentes tipos de abordagem que você pode utilizar, e algumas são mais caras que as outras. Dessa forma, a melhor coisa que você pode fazer é cair de cabeça naquelas que são as mais econômicas.

E curiosamente, algumas das mais econômicas são também as mais eficientes, como, por exemplo, as redes sociais. Você pode é claro caprichar em outras áreas, mas pode ter certeza de que a porta de entrada de seus clientes para o seu negócio é através da internet.

Hoje uma boa rede social vai ser tudo o que você precisa para convencer o cliente a ficar com você, como fotos do seu negócio, informações importantes, número de contato e até uma área onde as pessoas dão notas para o seu negócio. Tudo isso sem esquecer que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais usa redes sociais.

E o melhor de tudo é que para ter isso, você não vai gastar nada, e o seu investimento deve ser apenas em boas fotos e talvez uma equipe de mídias sociais, se você achar necessário.

Outro investimento que você pode fazer envolvendo as redes sociais, é pagar um valor para que a sua página seja mais promovida, com seus posts aparecendo mais para as pessoas, o que automaticamente vai fazer com que mais pessoas saibam que você existe, e aí entra a parte de ter muito conteúdo para poder convencer as pessoas a ficarem.

Outro bom lugar que você deve colocar seus esforços quando o assunto é marketing da sua clínica, é no site dele. Embora muitas pessoas gostem de redes sociais, algumas usam elas apenas como a porta de entrada e depois vão querer ver o site em busca de informações mais profissionais.

E é nesse momento que observamos o quanto um site amador pode ser prejudicial para o seu negócio. Em um site ruim de navegar, nada intuitivo e onde é muito difícil tirar dúvidas, é muito provável que a pessoa vá desistir logo ali de visitar a sua clínica presencialmente.

O nível de investimento em marketing que você precisa ter no seu site, é o nível de fazer o cliente sentir que já está na clínica, sendo bem atendido e tendo como solucionar todas as suas dúvidas.

E por fim, temos que falar também do marketing que acontece dentro da sua loja. A ideia do marketing é convencer as pessoas de que o seu negócio é o melhor, e dentro de uma clínica médica, existem formas de demonstrar isso tanto no visual quanto no trato com as pessoas.

Por exemplo, um jaleco perfeitamente novo e branquinho vai passar uma sensação muito boa aos pacientes. Uma recepção atenciosa e carinhosa também pode ser um grande diferencial, já que muitas pessoas reclamam de serem tratados como números dentro de uma clínica médica.

Basicamente os investimentos em marketing tem que passar por essa etapa mais física, onde você vai precisar de bons funcionários e ter um local arrumado.

Em resumo, existem muitas áreas para se investir no marketing da sua clínica médica, seja pela internet, em uma rede social ou mesmo no seu local físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar