Quais as melhores posições para dormir bem?

Quais as melhores posições para dormir bem?

Uma boa noite de sono depende de inúmeros fatores, inclusive da posição escolhida.

Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde física e mental. Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade na hora de dormir.

Um dos fatores que podem contribuir para uma melhora é a posição. Deitar do jeito certo pode ajudar no relaxamento dos músculos, na melhora da postura e até na diminuição de dores e desconfortos.

Além disso, ter os acessórios corretos, ou seja, colchão e travesseiro bons, também é essencial.

Por exemplo: o colchão deve comportar o peso das pessoas que o usarão e ter mecanismos que diminuam o movimento (para não acordar a outra pessoa). O travesseiro, por sua vez, não pode ser muito alto, para não causar dores no pescoço.

Vale lembrar também que, apesar de existirem posições mais confortáveis e que ajudam na saúde do sono, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente.

Veja quais são as posições mais indicadas para se ter uma boa noite de sono!

1º lugar: dormir de lado

De acordo com especialistas, médicos do sono e ortopedistas, esta é a melhor posição para dormir. Isso porque dessa maneira a coluna se mantém ereta, sem forçar suas vértebras, enquanto os ombros continuam no local certo.

Para deixar a posição ainda melhor (e também mais confortável), é indicado o uso de dois travesseiros: um na cabeça e outro entre as pernas. Assim, a coluna fica ainda menos sobrecarregada e os músculos tendem a relaxar mais, contribuindo para uma boa noite de sono.

Atenção: evite travesseiros muito altos e não durma na chamada “posição fetal”, pois isso acaba trazendo os ombros para frente, o que pode causar dores e até mesmo contribuir com problemas na coluna.

2º lugar: barriga para cima

Considerada uma das posições mais confortáveis para dormir, ficar de barriga para cima é polêmico, pois pode aumentar os roncos e as apneias de sono. Mas, se você não sofre com esses problemas, a posição pode trazer mais conforto para a região dos ombros e aliviar a tensão muscular.

Para manter a saúde da coluna nessa posição, é indicado usar um travesseiro fino embaixo do pescoço e outro entre os joelhos. Assim, você se mantém reto sem forçar a coluna vertebral. Quem tem problemas de respiração ou está doente também pode se sentir melhor com a posição e, nesse caso, é indicado colocar algo também na região lombar, elevando mais o corpo.

3º lugar: dormir de bruços

Essa opção é a menos aconselhada, pois força o pescoço e pode causar dores na região cervical e na coluna. Entretanto, muitas pessoas só conseguem pegar no sono nessa posição, o que pede cuidados especiais para não criar problemas com a coluna.

Para isso, é indicado que a pessoa não durma totalmente de bruços, mas sim com um travesseiro fino embaixo do abdômen, o que ajuda no apoio da coluna. Mesmo assim, é indicado que a pessoa mude de posição durante a noite, pois depois de 8 horas de sono, a sensação pode ser mais de cansaço do que de descanso.

5 cuidados a serem tomados para você dormir melhor

A posição escolhida na hora de dormir pode contribuir muito com uma boa noite de sono. Mas, além disso, outras dicas e cuidados são essenciais para conseguir mais saúde e qualidade de vida a longo prazo:

  1. invista em um colchão de qualidade;
  2. use travesseiros confortáveis;
  3. tenha travesseiros finos para apoiar a coluna;
  4. prefira roupas de cama de tecidos macios e frescos;
  5. alimente-se até, no máximo, duas horas antes de dormir.

Cuidar do seu sono também é cuidar da saúde. Por isso, ter os cuidados necessários para isso precisa ser uma prioridade, principalmente para quem tem dificuldade em dormir e relaxar. Uma boa noite de sono é o que garante mais energia, melhora a concentração e ajuda a saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X