Quais as melhores posições para dormir bem?
Uma boa noite de sono depende de inúmeros fatores, inclusive da posição escolhida.
Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde física e mental. Entretanto, muitas pessoas têm dificuldade na hora de dormir.
Um dos fatores que podem contribuir para uma melhora é a posição. Deitar do jeito certo pode ajudar no relaxamento dos músculos, na melhora da postura e até na diminuição de dores e desconfortos.
Além disso, ter os acessórios corretos, ou seja, colchão e travesseiro bons, também é essencial.
Por exemplo: o colchão deve comportar o peso das pessoas que o usarão e ter mecanismos que diminuam o movimento (para não acordar a outra pessoa). O travesseiro, por sua vez, não pode ser muito alto, para não causar dores no pescoço.
Vale lembrar também que, apesar de existirem posições mais confortáveis e que ajudam na saúde do sono, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente.
Veja quais são as posições mais indicadas para se ter uma boa noite de sono!
1º lugar: dormir de lado
De acordo com especialistas, médicos do sono e ortopedistas, esta é a melhor posição para dormir. Isso porque dessa maneira a coluna se mantém ereta, sem forçar suas vértebras, enquanto os ombros continuam no local certo.
Para deixar a posição ainda melhor (e também mais confortável), é indicado o uso de dois travesseiros: um na cabeça e outro entre as pernas. Assim, a coluna fica ainda menos sobrecarregada e os músculos tendem a relaxar mais, contribuindo para uma boa noite de sono.
Atenção: evite travesseiros muito altos e não durma na chamada “posição fetal”, pois isso acaba trazendo os ombros para frente, o que pode causar dores e até mesmo contribuir com problemas na coluna.
2º lugar: barriga para cima
Considerada uma das posições mais confortáveis para dormir, ficar de barriga para cima é polêmico, pois pode aumentar os roncos e as apneias de sono. Mas, se você não sofre com esses problemas, a posição pode trazer mais conforto para a região dos ombros e aliviar a tensão muscular.
Para manter a saúde da coluna nessa posição, é indicado usar um travesseiro fino embaixo do pescoço e outro entre os joelhos. Assim, você se mantém reto sem forçar a coluna vertebral. Quem tem problemas de respiração ou está doente também pode se sentir melhor com a posição e, nesse caso, é indicado colocar algo também na região lombar, elevando mais o corpo.
3º lugar: dormir de bruços
Essa opção é a menos aconselhada, pois força o pescoço e pode causar dores na região cervical e na coluna. Entretanto, muitas pessoas só conseguem pegar no sono nessa posição, o que pede cuidados especiais para não criar problemas com a coluna.
Para isso, é indicado que a pessoa não durma totalmente de bruços, mas sim com um travesseiro fino embaixo do abdômen, o que ajuda no apoio da coluna. Mesmo assim, é indicado que a pessoa mude de posição durante a noite, pois depois de 8 horas de sono, a sensação pode ser mais de cansaço do que de descanso.
5 cuidados a serem tomados para você dormir melhor
A posição escolhida na hora de dormir pode contribuir muito com uma boa noite de sono. Mas, além disso, outras dicas e cuidados são essenciais para conseguir mais saúde e qualidade de vida a longo prazo:
- invista em um colchão de qualidade;
- use travesseiros confortáveis;
- tenha travesseiros finos para apoiar a coluna;
- prefira roupas de cama de tecidos macios e frescos;
- alimente-se até, no máximo, duas horas antes de dormir.
Cuidar do seu sono também é cuidar da saúde. Por isso, ter os cuidados necessários para isso precisa ser uma prioridade, principalmente para quem tem dificuldade em dormir e relaxar. Uma boa noite de sono é o que garante mais energia, melhora a concentração e ajuda a saúde mental.