O que é um Webinar? Veja 2 exemplos

O que é um Webinar? Veja 2 exemplos

A internet trouxe muitas inovações para a vida das pessoas. Se antes era difícil ter acesso a alguma informação específica, hoje podemos dedicar alguns minutos das nossas vidas para uma pequena pesquisa que pode solucionar grandes dúvidas que temos sobre algum assunto, o que antes poderia levar horas de pesquisa em livros, por exemplo

Mas mais do que solucionar dúvidas, a internet permitiu que a gente se conhecesse mais, em uma velocidade e capacidade de comunicação nunca antes vista. Agora você pode fazer uma chamada de vídeo com vários amigos ao mesmo tempo e passar horas conversando.

É claro que isso indiretamente acabou afetando algumas outras áreas, como a parte profissional das pessoas. Se pararmos para pensar, a função citada antes, de poder fazer uma chamada de vídeo com várias pessoas e falar o que você quer, é quase como se você estivesse fazendo uma palestra para as pessoas. Mas você sabia que isso realmente existe?

Por isso afirmamos que você já pode ter participado de um Webinar e nem ao menos saber. Esse método de falar com as pessoas que tem tudo a ver com o que estamos falando aqui tem ganho cada vez mais popularidade, e ainda que talvez o nome não faça você lembrar logo de cara do que estamos falando, podemos afirmar que sim, você conhece Webinar, você só não está associando isso a seu devido nome.

Então para te ajudar a elucidar mais esse assunto e você perceber que sabe do que estamos falando, nós vamos falar tudo sobre Webinar e dar alguns exemplos práticos que vão fazer com que você perceba o quanto já deve ter participado disso.

O que é webinar?

Você provavelmente já deve ter assistido uma live na internet, seja de algum palestrante, seja de algum influencer que você gosta. A não muito tempo atrás, o streamer Casimiro Miguel teve mais de 500 mil pessoas assistindo uma de suas transmissões enquanto interagiam com ele.

Para todos os casos, isso é um tipo de Webinar. Claro que estamos fazendo uma comparação simples, já que usamos o exemplo de uma transmissão feita por diversão, e quanto o webinar tende a ter conceitos mais profissionais.

A prova disso é que webinar é uma abreviação de Web-Based-Seminar, que em uma tradução livre podemos chamar de seminário online. E a ideia é esse mesmo, fazer um seminário pela internet, seja por qual esquema de transmissão for, inclusive pelo popular YouTube.

Embora existam pessoas que gostam de fazer seminários ao vivo, gostem de estar conectadas com as pessoas de uma forma mais organizada, presencial, e alguns até que gostem do palco e tudo mais, já que grandes seminários costumam ter grande palcos para que as pessoas possam falar, existem aqueles que enxergam nos webinars uma grande oportunidade de conseguirem se comunicar com as pessoas sem precisar ter todo o trabalho que algo do tipo feito de forma presencial teria.

Ter que conseguir um lugar, fazer com que as pessoas compareçam, todos os trâmites para isso podem ser cansativos e fazer com que a pessoa muitas vezes até desanima de tentar, no entanto, quanto mudamos para a versão online, tudo o que ela precisa é ter um computador para a transmissão e usar a plataforma certa.

E o melhor de tudo é que isso abre até outras oportunidades que anteriormente seriam mais difíceis, fugindo do padrão dos seminários e até permitindo que eles sejam mais complexos abordando temas como treinamentos AWS e tudo mais, assuntos que vão poder ser mais aprofundados tendo mais tempo do que um seminário comum presencial teria.

Seminário ao vivo

Por exemplo, o seminário ao vivo é o mais clássico, já que ele praticamente simula o presencial, mas cada um no conforto da própria casa, fazendo com que todas as facilidades que já citamos estejam presentes, sem nenhuma dor de cabeça para quem está dando a sua palestra. Podemos afirmar que a parte principal desta é que pessoas que não teriam antes a chance de dar um seminário por agora tem essa oportunidade graças a plataformas gratuitas que fazem isso, como YouTube, redes sociais, Twitch e tudo mais.

Seminários gravados

E claro, temos também uma opção excelente que é você poder preparar tudo de forma ainda mais organizada em forma de vídeo, e colocar para passar ao vivo. Talvez você perca um pouco nas interações, mas vai poder deixar tudo mais organizado para quem assistir. E o melhor nesse caso é que você pode deixar esse vídeo disponível depois para ser assistido dependendo da plataforma que você usar.

O próprio YouTube permite que você transmita algo ao vivo e depois deixe o vídeo da transição lá para ser assistido quando a pessoa quiser, por conta disso, você acaba ganhando maior alcance, já que a pessoa não precisava estar lá online para ver. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.