Gastronomia de Cancún: 03 pratos típicos para conhecer durante a sua viagem

Gastronomia de Cancún: 03 pratos típicos para conhecer durante a sua viagem

Você está interessado em saber mais sobre a gastronomia de Cancún e da Península de Yucatán ? Vai fazer uma viagem a esta zona do México e não quer regressar sem experimentar todos os pratos típicos ? Aqui te contamos mais.

 A gastronomia de Cancún e de Yucatán é uma das mais deliciosas e valorizadas de todo o México. Sua origem , como poderia ser de outra forma, deve-se aos maias , que gostavam de cozinhar receitas saborosas, aromáticas e com muitos temperos.

Algo curioso é que, como no caso da comida indiana, especiarias e pimentas são usadas para formar uma pasta. Aqui chamam-se recados , na Índia chamam-se caril (curry), e poupando as distâncias, pareciam-nos muito semelhantes, não tanto no sabor, mas sobretudo na metodologia culinária.

Outro fator fundamental da gastronomia iucatecana é que soube se adaptar aos tempos e aos novos ingredientes que chegaram do Velho Mundo (trigo, carne bovina, alface…) e do continente asiático (especiarias, arroz…) .

Após esta introdução, entramos em farinha. Agora, se vamos contar os 03  pratos típicos principais para experimentar em uma viagem a Cancún e   Yucatán :

1. Cochinita Pibil

É sem dúvida o prato mais famoso da culinária iucatecana. É basicamente carne de porco marinada em achiote (urucum) que era tradicionalmente cozida em um forno de brasa subterrâneo e dentro de folhas de bananeira. Geralmente é comido como está ou servido com tacos. Também é acompanhado com molho de pimenta habanero, laranja ácida e cebola roxa picada.

2. Sopa de lima

Outro prato muito típico da Península de Yucatán. É uma sopa que é preparada com suco de limão, frango, tiras de tortilha, cebola, coentro, abacate, frango e alho. O sabor é bem forte, mas é perfeito para tomar antes do prato principal, ou quando você está cansado de tanta carne (uma sopa sempre aquece o corpo e anima o espírito).

3. Panuchos

Um prato simples, mas saboroso, é um dos antojitos  (algo como tapas ou pinchos) mais populares da região de Cancún e um dos meus pratos mexicanos favoritos. Panuchos são tortilhas de milho recheadas com feijão e fritas , que são temperadas com carne (cochinita pibil, frango, rosbife…) e alface, cebola, abacate, tomate e um molho picante de pimenta habanero.

Você sabe por que eles são chamados assim? Disseram-nos que o seu inventor se chamava Ucho e quando as pessoas iam à sua casa antes de uma viagem, pediam-lhe: Dá-nos pão, Ucho! 

Aí Um dia ele ficou sem comida e decidiu fritar algumas tortilhas de milho velhas e ele fez isso enchendo-as de feijão para que tivessem mais sabor. Aí ele colocou os outros ingredientes e voilá: as pessoas começaram a pedir sempre a mesma comida, os panuchos. Não sei se essa história é verdade, mas adorei saber saboreando um pedacinho de Panucho. 

Conclusão

Gostou de conhecer os principais pratos típicos de Cancún e região? Já tinha experimentado algum desses no Brasil? Escreva nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar