Curiosidades do Chá de Cavalinha: O que é

Curiosidades do Chá de Cavalinha: O que é

Se você cansou de procurar a respeito do chá de cavalinha, como fazer no conforto de seu lar, e obter os mais largos proventos através das suas propriedades, pode cessar sua busca neste instante.

Aqui você descobrirá o que esta poderosa erva diurética pode entregar para seu organismo, além de aprender – na prática – como preparar seu chá.

Veja também: Bicicleta ergométrica – Como escolher a ideal para você.

O que, afinal, é o Chá de Cavalinha?

Chá de cavalinha: O que é e como fazer.

O chá de cavalinha é uma das mais poderosas infusões de ervas feito a partir das folhas secas de Equisetum, o último gênero remanescente de uma antiga família de plantas vasculares.

O chá de cavalinha contém um alto nível de cálcio, além de zinco, manganês, potássio, ferro, selênio e magnésio. Também possui uma ampla gama de ácidos graxos, esteróis, antioxidantes, vitaminas e saponinas que podem afetar a saúde de várias maneiras benéficas.

Como fazer o chá de cavalinha: erva in natura

Beber chá de cavalinha é uma excelente maneira de desintoxicar o corpo e fortalecer os ossos e tecidos, e todos estes interessantes resultados são maximizados se você usar a folha in natura.

Porém, acontece que a maioria das pessoas não têm o privilégio de poder ter em mãos a cavalinha fresca, se este for o seu caso, uma alternativa ainda mais potente é buscar estabelecimentos que comercializem aqueles blends, isto é, aqueles mistos de ervas prontas para infusão.

Este chá seca barriga funciona muito eficazmente, ainda mais se for agregado com estilos saudáveis de vida (corridas, natação, rotina alimentar, etc).

Bora então saber as formas simples de aproveitar ao máximo estes interessantes nutrientes do chá de cavalinha? Vamos nessa.

Como preparar o chá de cavalinha – maneira simplificada

Você pode preparar o teu chá de cavalinha facilmente em qualquer lugar, desde que encontre os ingredientes certos. Esta é uma receita facilitada. Confira.

Tempo de preparo:

Aproximadamente 5 minutos.

Tempo de Cozimento

Cerca de 10 minutos + 5 minutos de “descanso”

Total tempo necessário para o consumo (aproximado): 15 minutos a 20 minutos

Porções: 2 pessoas 

Como fazer chá de cavalinha: ingredientes

Esta é a recomendação para quem usará, no lugar da erva in natura, o extrato (pó) ou a erva seca. Para o preparo, pode seguir a mesma recomendação, tanto para folhas secas, como extrato ou erva in natura cavalinha.

Ingredientes do chá de cavalinha, como fazer

  • 2 ou 3 colheres de chá de cavalinha seca;
  • 2 copos comuns de água fervida
  • Mel ou Adoçante 100% Stevia de sua preferência (recomendamos sem nenhum componente que adoça, todavia, muitos leitores pedem uma recomendação, por não se adaptar no paladar).

Instruções para a infusão (preparo)

Para fazer o chá de cavalinha,

  1. ferva uma panela com a água;
  2. Adicione as colheres de cavalinha seca em um bule, à parte;
  3. Despeje a água quente sobre as folhas secas;
  4. Depois de tampar, espere por 5 a 10 minutos;
  5. Coe o chá, adicione mel ou outro adoçante, caso seja sua escolha, e aproveite sua xícara de chá de cavalinha!

Consumo: como tomar cha de cavalinha

Este chá deve ser ingerido ainda quente, dentro de uma temperatura aceitável ao seu paladar. Ou seja, não demore a beber para que você possa aproveitar o melhor que existe ali.

Apesar de não ter recomendação especificada por nenhum órgão relacionado à saúde, você pode consumir continuamente esta erva, pois seus benefícios serão percebidos conforme o tempo passar (só estão fora desta recomendação as pessoas que citaremos logo abaixo, quando falarmos de efeitos colaterais).

Não obstante, a maioria dos fabricantes de chás e especialistas  recomendam que se pause por até 3 semanas o uso a cada período de 60 dias de uso contínuo. Vale então, a nossa dica, que concorda com eles.

Chá de cavalinha: Efeitos colaterais?

Esta super folha é maravilhosa, contudo, existem vários efeitos colaterais potenciais relacionados ao chá de cavalinha quando consumido sem pausa num período maior que 60 dias, bem como quando ingerido por pessoas em certas condições. Como as seguintes:

  • Dor de estômago
  • Complicações da gestação
  • Deficiência em certos eletrólitos-chave
  • Níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue

Certifique-se de consumir este chá regularmente por uma semana e depois faça uma pausa. O uso contínuo deste chá pode causar vários efeitos colaterais indesejados. E este, é o tempo necessário para descobrir se você pode ter reações adversas ao uso da erva.

Chá de cavalinha: Ações benéficas ao corpo humano

Os principais benefícios deste chá incluem o seguinte:

  • Detox nos órgãos (fígado, principalmente)
  • Cuidado capilar
  • Retardo no envelhecimento prematuro
  • Menor risco de doenças crônicas
  • Circulação melhorada
  • Melhora da saúde das unhas e ossos
  • Melhor digestão

Beneficios chá de cavalinha: além de tudo, um potente diurético

Além de tudo que vimos até aqui, o chá desta folha é conhecido como forte diurético, que pode ajudar também a purificar o sangue. Este chá também tem sido associado a estimular o crescimento do cabelo e aumentar a circulação.

Muita gente pergunta sobre este tipo de super chá seca barriga, onde comprar e como utilizá-lo. Recomendamos que você conheça lojas naturais online, pois a gama e diversidade de produtos é maior, lhe dando poder de escolha sobre marcas e composições das infusões. A cavalinha tem ainda mais benefícios. A citar:

Os problemas digestivos podem ser melhorados graças aos antioxidantes, e sua pele pode ser protegida do precoce envelhecimento. Se você sofre regularmente de problemas respiratórios, a natureza anti-inflamatória desta erva pode aliviar até grandes sintomas. 

Finalmente, a gama de antioxidantes reduz a inflamação e reduz o risco de várias condições de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar