Conheça 3 dicas para editar vídeo pelo celular

Conheça 3 dicas para editar vídeo pelo celular

Ter um editor de vídeo simples e rápido para criar conteúdos audiovisuais no seu próprio celular quebra um galho grande, não é verdade? 

Em um mundo onde as mídias convergem cada vez mais para o digital e a informação se propaga com uma velocidade impressionante, as pessoas buscam cada vez mais alternativas que facilitem e tornem mais veloz o processo de edição de vídeos.

Os smartphones, por exemplo, estão cada vez mais tecnológicos nos dias de hoje. Já é possível tirar fotos e fazer vídeos com qualidade bem alta e semelhante a de equipamentos profissionais. A cereja do bolo então fica para algumas tarefinhas com um editor de vídeo para otimizar ainda mais o conteúdo audiovisual, tanto para fins publicitários quanto para pessoais.

Nesse contexto, as redes sociais demandam cada vez mais conteúdos dinâmicos para chamar a atenção, e os vídeos surgem como uma solução adequada a essa demanda. Pois são conhecidos por capturarem a atenção mais rapidamente, manterem os espectadores atentos e aumentarem o envolvimento.

Entre as várias possibilidades e conselhos de otimização disponíveis, elencamos neste post 3 dicas para editar vídeo pelo celular e assim aumentar o engajamento de seu conteúdo nas redes sociais. Vamos a elas!

 1. Use o editor de vídeo para inserir elementos chamativos!

editor de video pelo celular
editor de video pelo celular

Se você vai editar vídeo para postagem nas redes sociais, é importante saber utilizar elementos chamativos corretos para que o conteúdo ganhe muitas visualizações e engajamento.

Os conteúdos em feeds de notícias de redes sociais populares — como o YouTube, Facebook, Instagram e Twitter — são facilmente ignorados em virtude do método “de passar o dedo” em sentido descendente. 

Portanto, é importante investir no aspecto audiovisual para que o usuário não passe direto pelo seu vídeo.

Utilize músicas agradáveis e chamativas ou aspectos gráficos e legendas que tornem a visualização do vídeo mais dinâmica e interessante. Se você puder escolher uma plataforma que já ofereça um banco de dados com músicas e templates para serem adequados de acordo com as especificidades do vídeo, melhor ainda!

2. Adeque seu vídeo às características da rede social em que vai ser postado

Apesar dos celulares tirarem fotos e fazerem vídeos cada vez mais sofisticados, se você vai postar seu vídeo no Instagram, ainda é necessário priorizar alguns aspectos, como:

  • Crie vídeos curtos e objetivos! Vídeos mais demorados e que não são diretos ao ponto tendem a render menos engajamento e visualizações.
  • Invista no aspecto visual e use menos texto!
  • Edite o vídeo em um formato similar compatível ao do Instagram, respeitando o enquadramento da imagem e os limites de tempo.

Portanto, priorize os elementos que geram engajamento em detrimento do valor informativo. 

Primordialmente, o vídeo deve “pescar” a atenção do usuário e chamar a atenção. Caso ele se interesse pelo conteúdo, a tendência é de que siga a página para assim obter mais informações sobre o que foi procurado no vídeo.

No caso do YouTube, por exemplo, seria importante seguir as seguintes dicas:

  • Ter atenção nos primeiros três minutos do seu vídeo, pois esse é um momento de fundamental importância para fisgar a atenção dos usuários. Seja objetivo no conteúdo que será abordado nesse período para incitar a atenção de quem está visualizando.
  • Há um índice que aponta uma grande quantidade de usuários que gostam de ver vídeo no mute. Dessa forma, ao contrário do aconselhado para o Instagram, acrescente novos aspectos visuais, principalmente em texto.
  • Faça um bom mix entre fotos, vídeos e elementos gráficos para deixar o conteúdo mais dinâmico.

Existem plataformas gratuitas disponíveis em nuvem que fundamentam suas funcionalidades em otimizar vídeos para Instagram e YouTube.

3. Procure um editor de vídeo nativo ou disponível em nuvem

Procurar soluções nativas é uma opção mais simples e acessível para quem quer editar vídeo no celular. Os dois sistemas operacionais mais famosos, o Android e o iOS, possuem um editor de vídeo respectivo para auxiliar o usuário no tratamento e otimização do conteúdo.

No caso do Android, o usuário pode utilizar o Google Fotos como editor de vídeo e no do iOS, pode usar o Fotos App. Em ambos os aplicativos, é possível recortar os vídeos, utilizar caracteres visual, ordenar a sequência de cada vídeo se forem usados mais de um arquivo, entre outras funcionalidades.

Um editor nativo é recomendável para usuários, pois evita que programas mais pesados desgastem os processadores e o funcionamento dos aparelhos celulares.

Nesse contexto, softwares disponíveis em nuvem também demonstram muita eficiência e não pesam no seu celular ou computador.

É o caso do editor de vídeo online e gratuito da Invideo, uma ferramenta gratuita que disponibiliza várias possibilidades, tratando-se de ferramentas de edição de vídeo.

Além disso, ela possui uma vasta biblioteca gratuita de músicas e imagens que o usuário pode utilizar para otimizar ainda mais seu conteúdo. Viu a importância da edição de vídeo para os dias de hoje? Leia mais sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *