De quais fornecedores o meu negócio precisa?

De quais fornecedores o meu negócio precisa?

Ter um negócio é sempre desafiador, perigoso e ao mesmo tempo libertador. O sonho da maioria dos brasileiros é ser seu próprio patrão. Não ter ninguém mandando, trabalhar com o que gosta e ainda poder definir seus horários são os principais motivos do brasileiro querer empreender. 

Assim, motivados por estes e outros motivos, os brasileiros se aventuram e iniciam na vida do negócio próprio. Infelizmente, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. 

Os dados mostram que 25% dos empreendedores brasileiros que fecharam suas empresas apontaram a falta de gestão como um dos motivos principais para a falência. O motivo está atrás apenas de altos impostos (31%), pouca demanda e alta competitividade (29%) e dificuldade para arrecadar linhas de crédito (25%).

Assim, entrar no mundo do empreendedorismo pode não ser apenas um mar de rosas, como a maioria das pessoas pensam. 

Porém, se você começar um negócio sólido, baseado em números, com uma estrutura sólida e com controle de tudo que entra e sai, você tem tudo para dar certo. E assim, conseguir a tão sonhada liberdade.

Para que você comece seu negócio com o pé direito e faça tudo da forma correta desde os primeiros dias e meses, o empreendedor deve tomar certos cuidados, como: o que vai vender, como vai vender, onde vai divulgar, se fez a precificação de forma correta entre outros dados importantes. 

Um deles é o controle de gastos. Tudo que você irá produzir, vender ou revender, possui um preço. Assim, antes de mais nada o empresário deve fazer um controle dos materiais que ele vai usar, produtos oferecidos desde a compra da matéria prima se for o caso até o produto chegar no cliente final.

Todos estes gastos monetários, de tempo e de logística devem ser computados para que não haja imprevistos e no final das contas você esteja pagando para trabalhar. 

Uma forma de saber quais e quanto está sendo gasto, é ter registrado de forma eficaz o controle de tempo gasto em produção, chegada de materiais, tempo de entrega e satisfação do cliente. 

Assim, você tem uma ótima noção de quanto tempo seu produto ou serviço demora para sair da sua empresa e chegar até o destino. 

Muitas empresas possuem sistemas para ter este controle de gastos, tanto monetário quanto de tempo. Deixando assim, todos os dados armazenados para que no fechamento mensal ou anual não se tenha uma surpresa desagradável. 

Entretanto, algumas empresas que estão começando precisam fazer tais levantamentos todos de forma manual, por não contar com verba suficiente para tais investimentos e para que se saiba como e com o que se está gastando. Assim, tendo o controle exato de cada valor gasto.

Uma das formas mais eficazes de se ter menos tempo de produção, transporte e entrega, gastando pouco e obtendo lucro, é mantendo uma lista de fornecedores. Mas você empresário sabe quais os tipos de fornecedores que seu negócio precisa?

Iremos mostrar alguns exemplos de como saber quais fornecedores meu negócio precisa e como encontrá-los da melhor maneira, acompanhe.

Definindo o meu negócio

Após definir o tipo de negócio que o empreendedor irá montar. É a hora de listar quais fornecedores ele precisa ter e quanto cada um cobra pelo serviço prestado. 

Entendendo o que preciso

O empresário precisa listar todos os itens e serviços que ele precisa para produzir, vender e entregar o produto que ele vende. Assim, a lista de fornecedores de cada um dos itens é montada. 

Nesta lista devem conter pelo menos dois ou três fornecedores de cada item que você necessita na sua produção. Deixando algumas opções para cada item, o empresário possui uma saída caso algum deles não consiga entregar o item ou ainda tal item esteja com preço impraticável no momento. 

Dito isso, sua lista de fornecedores deve ser completa. Contendo, contatos, preços, produtos, serviços, meios de entrega, tempo de espera, formas de pagamentos e um dos principais itens, é se ele resolve seu problema. 

Levar isso em consideração pode ser definitivo na hora de somar o lucro final.

Onde procurar?

O empreendedor deve seguir algumas regras básicas para procurar os futuros fornecedores. Iremos mostrar abaixo, veja.

  • Busque por concorrentes: o empresário que estiver montando um negócio certamente conhece um concorrente similar ou no mesmo segmento. Assim, é interessante que ele descubra quais são os principais fornecedores. 
  • Pesquise na internet: com o aumento da tecnologia, é quase impossível não montar uma lista de fornecedores em pouco tempo usando as informações que são encontradas na internet. Assim, use-a com sabedoria e busque tudo que precisa em poucos minutos.
  • Faça testes: quando se começa um negócio é interessante realizar alguns testes para saber se o fornecedor X é melhor que o fornecedor Y. Pontuando o que cada um tem de positivo e de negativo, analisando quais compensam manter a parceira ou quais são dando mais gastos que lucros.

Mantenha todos os dados atualizados, mantenha conexão com cada um deles, o seu negócio depende muito de bons parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.