Como um porteiro pode afetar na administração de condomínios?

Como um porteiro pode afetar na administração de condomínios?

O trabalho de porteiro é muito importante em diversas áreas do setor empresarial, industrial, comercial, escolar e muitos outros por aí. Dessa forma ele pode afetar toda essa estrutura fazendo com ela seja melhor ou pior de acordo de como vai trabalhar.

Quando um porteiro sabe o papel dele dentro de sua área de trabalho, com certeza ele vai seguir todo o sistema de normas para que tudo possa ocorrer da melhor forma possível e não ocorra algum indesejado que poderia ser evitado se ele estivesse na sua função.

O curso de porteiro está a disposição para que o profissional trabalhe seguindo todas as normas sem vacilar

Como um porteiro pode afetar na administração de condomínios?

O porteiro é dos funcionários de um condomínio que possui uma administração que envolve colaboradores como jardineiro, síndico, vigia, síndico e etc…

Para que o porteiro realize um trabalho exemplar e contribua para o bom andamento administrativo do local é importante que ele saiba qual é a sua função e quais são as coisas que ele não poderá fazer mesmo sabendo.

Então se um porteiro entende de eletricidade e acontece algo em algum lugar do prédio que precise ser resolvido alguma coisa relacionado a eletricidade ele não poderá resolver isso porque deixará a portaria vazia.

Mesmo que seja uma ação nobre como esta, podem surgir problemas administrativos e causar algum problema com o morador.

Mas isso tudo pode ser evitado quando o porteiro sabe se colocar no lugar dele e executar a sua função de modo nobre.

O que faz um porteiro?

O porteiro é o primeiro contato quando você vai visitar alguém em algum condomínio, então você pode perceber que é o ponto onde você deve passar primeiro, é a barreira e carta do prédio.

Umas das coisas que o porteiro faz é controlar o acesso do lugar, dessa forma pessoas, mercadorias e assistências técnicas devem passar por ele, assim também as correspondências. 

Deve recepcionar cada pessoa vendo os seus documentos antes de passar.

Controle de acesso de pessoas

Para que haja boa administração é importante que o porteiro saiba controlar muito bem o número de acesso, se isso não acontecer, então poderá afetar a segurança do local.

O porteiro é responsável por tudo que entra  no condomínio, dessa forma ele deve fazer um registro de todos aqueles que vão ao local, averiguando bem para que não passe alguém que é indesejado.

Além disso, é importante que ele avise ao morador do prédio a pessoa que deseja visitar ele, isso é feito pelo interfone, mas o morador pode descer e averiguar pelas câmeras quem são as pessoas e deixar ela entrar ou não.

Somente assim a liberação é feita com segurança, dessa forma ele poderá identificar com maior precisão quando essas pessoas retornarem.

Receber correspondências e entregas

Praticamente todas as correspondências passam pela mão do porteiro e por isso ele deve tomar cuidado com cada uma antes de entregar para todo morador.

A quantidade de correspondência pode ser grande de acordo com o número de apartamentos.

Os porteiros estão responsáveis por receber as seguintes correspondências:

  • faturas de cartão de crédito
  • cartas
  • pacotes
  • persiana

Tudo isso deve ser guardado pelo porteiro em lugar específico para depois ser distribuído para cada morador. Nesse momento é necessário que seja feita uma entrega agilizada ou portaria ou na sala do zelador.

Com relação a entrega de alimentos o porteiro deve chamar o morador para ele vim buscar na portaria, nunca deve levar ao apartamento para não afetar a administração do condomínio.

Recepcionar e direcionar prestadores de serviço

Nesse caso o porteiro terá comumente que receber vários tipos de prestadores de serviço, seja para fazer alguma manutenção no prédio ou para atender diretamente um morador, dessa forma ele já deve saber se algum profissional vai ao prédio.

Normalmente são serviços de manutenção na área elétrica, hidráulica e consertos de brinquedos do parquinhos. Nesse caso o porteiro vai receber e direcionar o profissional para a área onde ele fará manutenção.

Mas no caso de o prestador de serviço ter sido contratado pelo morador do prédio ele vai chamar  pelo interfone, confirmará e pedirá para que ele venha atender.

Se o porteiro for liberando passagem sem antes confirmar a vinda de tais profissionais ao prédio pode ocorrer muitos problemas como roubo ou assassinatos no local.

Cuidar do livro de ocorrências

Os livros de ocorrência estão aos cuidados dos porteiros e por isso ele deve usá-los de modo correto. Nele fica registrada tudo que será discutido nas assembleias que ocorrem com regularidade no prédio.

No livro de ocorrências são relatados alguns problemas que precisam ser resolvidos, e deve ser tomado cuidado para que tudo seja realizado de modo certo, inclusive o nome de quem relatou a ocorrência, para que não venha a ter o registro errado de pessoas.

O porteiro deve estar atento diante toda a ocorrência porque se isso não acontecer ele pode afetar a administração do condomínio negativamente.

Então é importante que ele relate ao administrador quais são as ocorrências registradas.

Perceber e relatar situações estranhas

Embora o porteiro não seja o vigilante do prédio ele é importante na segurança do mesmo, sendo assim ele deve está sempre de olho nas situações estranhas que podem haver no condomínio.

Se ele notar a circulação de alguém estranho, deve apresentar aos moradores. Para ajudar nessa situação uma boa quantidade de câmeras são colocadas.

Com as câmeras é possível ver movimentações estranhas e algum ato de vandalismo ou qualquer situação que pode de algum modo afetar os moradores ou as condições físicas do prédio.

Últimas Considerações

O porteiro tem grande papel no condomínio, realizando funções importantes que não devem ser executadas  de modo negligenciado, mesmo que aparentemente seja algo bom.

Sair da função que é devida ao porteiro pode causar problemas sérios de segurança e consequentemente gerar embates com os moradores.

Para gerenciar um condomínio todos os profissionais devem está trabalhando em suas respectivas áreas, para que assim todo o sistema funcione bem.

Se você se  interessa pela área de portaria saiba que tem cursos online para que você tenha um bom conhecimento.

Gostou do nosso conteúdo? Se você tiver dúvida sobre alguma coisa, pode perguntar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar