Excel avançado, o que é?

Excel avançado, o que é?

O Excel é uma das ferramentas mais importantes para qualquer profissional, seja ele de qualquer área de atuação. Em muitas empresas usam muito o Excel para diversas funções, desde para calcular algo ou gerenciar um banco de dados, eles sempre vão utilizar o Excel para esses fins.

E quando o profissional tem o Excel em seu currículo, certamente ele terá melhores condições de conseguir um bom emprego no mercado de trabalho. Gostaria de saber mais sobre as habilidades que o Excel pode lhe oferecer?

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Fórmulas avançadas

Existem diversas fórmulas dentro do programa, elas são o primeiro passo para as diversas funcionalidades que fazem parte do Excel. Sem essas fórmulas, o Excel seria apenas uma ferramenta de manutenção de dados.

Com elas você pode comprimir dados, analisá-los e obter as melhores respostas para as suas perguntas mais complexas.

Com o Excel avançado você poderá ser capaz de inserir e combinar diversas fórmulas como SOMASE, SOMA PRODUTO, ÍNDICE, PROC, que são extremamente úteis para o seu trabalho.

Com um Curso de Excel Avançado você será capaz de saber o que cada fórmula faz, você saberá como e quando usar cada fórmula para cada ocasião.

Com o Excel avançado você poderá criar tabelas e opções de formatação

Com o conhecimento avançado do Excel, você poderá estruturar e apresentar melhores os seus dados. Com uma boa compreensão dos recursos do Excel, você poderá criar tabelas, estilos de célula e opções de formatação, que é algo necessário para fazer as melhores apresentações de trabalho usando o Excel.

Formatação condicional

Você sabia que a formatação condicional é um recurso muito poderoso no Excel?

Porém, ele é frequentemente subutilizado. Quando se usa a formatação condicional, você pode dizer ao programa para que ele venha a destacar partes dos seus dados que atendam a qualquer condição. Como por exemplo, pode destacar dez clientes com um baixo desempenho, os melhores funcionários, os produtos mais vendidos, entre outros.

Quando a pessoa pode configurar as regras de formatação condicional, usando o Excel avançado. Mas, ele tem mais funções, com ele você pode fazer muito mais, pode combinar fórmulas que buscam atender às suas condições.

Gráficos avançados

Usuários do Excel avançado podem usar o programa para criar gráficos avançados, os gráficos podem ser usados para se comunicarem de forma eficaz e apresentarem os melhores resultados.

Para que você saiba usar o modo avançados dos gráficos você deve:

  • Escolher o tipo certo de gráfico para determinada situação;
  • Saber combinar vários gráficos em um só;
  • Saber usar os recursos como gráficos nas células e gráficos de formatação condicional;
  • Capacidade de configurar os gráficos dinâmicos e interativos.

Criar tabelas dinâmicas

As tabelas dinâmicas que fazem parte do Excel permitem que o usuário possa analisar grandes quantidades de dados e responder assim as perguntas em apenas alguns cliques. Quando se usa o Excel Avançado o usuário deve ter familiaridade com diversos recursos de tabelas dinâmicas e deverá usar constantemente eles.

Alguns desses recursos avançados são: agrupamento, cálculos e diferentes tipos de métricas.

Sempre se lembre que não basta conhecer várias funções do Excel e não saber usá-las. Um bom usuário deve saber como usá-lo produtivamente. Isso vai incluir saber alguns atalhos do teclado e do mouse, personalizações do programa e muitos outros recursos que são possíveis para tornar o seu uso cada vez mais rico. Por causa disso, você jamais deve parar de aprimorar os seus conhecimentos sobre este software.

Qual a diferença de Excel básico e avançado

Inicialmente podemos destacar que precisamos considerar que não existe esta classificação, isso quer dizer, que o Excel é uma ferramenta única e, portanto, não existe esta classificação entre básico e avançado pois estamos falando de uma única ferramenta e não de um jogo.

As escolas usam a classificação de Excel básico e avançado como uma forma didática de dividir os seus alunos por níveis.

Existem muitas pessoas que querem aprender algumas coisas que podemos considerar como básicas e essenciais para criar as planilhas pessoais ou para realizar trabalhos escolares. Para essas pessoas as escolas vão criar alguns cursos chamados de Excel básico que vai atender a esse aluno a noção que ele precisa e mostrar as ferramentas básicas e mais simples que o Excel tem.

E também existem as pessoas que já conhecem um pouco dessa ferramenta e querem ir um pouco mais além, normalmente elas são motivadas pela necessidade de melhorar as suas habilidades no trabalho ou em outras situações. Para pessoas como essas, normalmente as escolas criam cursos avançados onde os recursos são mais específicos e complexos da ferramenta são estudados.

Funções do Excel avançados:

  • Funções matemáticas, estatísticas, de informação e de datas, como por exemplo: CONT.SE, CONT.SES, SOMASE, SOMASES, MÉDIASE, MÉDIASES, CONTAR.VAZIO, CONT.NUM, CONT.VALORES, E, OU, SE; formatação de datas; função DIATRABALHO.INTL, DIATRABALHOTOTAL.INTL; cálculo de horas com formatação condicional;
  •  Funções de pesquisa: PROCV, PROCH, CORRESP, ÍNDICE, SEERRO; auditoria de fórmulas;
  •  Importação de arquivos de texto para o Excel, importação de arquivos de dados, consultas a bases de dados e vincular dados do Excel no Access;
  • Auto filtros, filtros avançados e classificação de dados;
  • Funções de texto, cópia de fórmulas e funções de banco de dados;
  • Tabela dinâmica;
  • Resumo de dados, consolidação, estrutura de tópicos, subtotais e cenários;
  •  Validação de dados;
  • Simulações; atingir meta; solver; tabela de dados;
  • Macros;
  • Automação de planilhas; controles de formulário;

Vale a pena fazer um curso de Excel?

Para muitos casos, sim, o Curso de Excel é muito importante para melhorar os conhecimentos de informática. Ele é um excelente programa, que podemos considerar simples, porém muitas pessoas pensam que ele é algo complicado.

Com o Excel em seu currículo, você terá melhores chances de conseguir um bom emprego, pois muitas empresas buscam por profissionais capacitados. 

Depois de ler sobre Excel avançado, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar