Como proteger a sua casa da maresia?

Como proteger a sua casa da maresia?

Se você mora em cidades litorâneas ou tem casa de praia e está sofrendo com a ação da maresia nos móveis e outras coisas da sua casa, esse artigo é para você. Hoje vamos te dar algumas dicas de como proteger a sua casa da ação que a maresia causa ao longo do tempo. 

Pessoas com apartamentos ou casas em praias, sabem muito bem o quão é trabalhoso manter a casa sem que os móveis comecem a sofrer com a maresia. 

Para quem não sabe a maresia é um vento que se origina conforme o balanço das ondas e esse vento não traz somente água consigo e sim muitos outros sais.

A maresia em contato com o ar (oxigênio) começa um processo chamado de oxidação, que consegue iniciar uma ação de enferrujamento de carros, casas, móveis, eletrodomésticos, estruturas públicas, entre diversas outras coisas.

Na hora de construir sua casa opte pela melhor equipe que saiba usar os materiais corretos, ainda mais nessas regiões litorâneas, pessoas que saibam a importância de uma tinta inoxidável em uma casa na praia assim como o expurgo hospitalar é importante no hospital. 

Perante a todos esses problemas causados pela maresia e para ajudar você a proteger sua casa fizemos uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a minimizar esse problema. 

Limpe sua casa com frequência

Você deve limpar a sua casa frequentemente, pois a maresia acumulada nas portas, janelas, móveis, eletrodomésticos, etc, pode ser removida facilmente com uma boa limpeza. 

Você pode usar o detergente neutro como seu aliado na hora da limpeza, pois ele é muito recomendado para limpar várias áreas diferentes. Você pode usar pano úmido junto ao detergente, ele vai ajudar a tirar os agentes corrosivos acumulados em diversas superfícies. 

Isso vai evitar que as superfícies oxidem com mais rapidez. Além de proteger a sua casa, ela vai estar sempre limpa e as visitas não vão te pegar de surpresa.

Tenha mais atenção com os itens de madeira

Você já deve saber que a madeira tem capacidade de absorver muita umidade, certo? E com isso a peça pode ser danificada mais rapidamente, e é por essa razão que você deve fazer a proteção dos seus móveis contra a maresia.

Por exemplo, você pode passar óleo de peroba na mesa, estante, cômoda, armários, cadeiras, etc, para se precaver contra possíveis infiltrações.

Já no piso, você pode tentar proteger com verniz varal, o verniz deve ser utilizado especialmente se ele estiver na parte externa e tenha muito contato com a maresia e com os raios do sol.

Tenha almofadas e cortinas de poliéster

Os sofás, almofadas, poltronas e cortinas também não escaparam da ação da maresia, isso porque eles conseguem absorver muita umidade e podem causar mofo com o tempo. 

Então, o recomendado é que você cubra seus estofados, com um tecido feito de poliéster, pois eles se adaptam facilmente e são mais resistentes a umidade. 

E no caso das cortinas, você pode optar pelo modelo blackout elas podem proteger sua casa ou apartamento da ação dos raios solares, maresia e insetos e não estragam com facilidade.

Tenha eletrodomésticos de aço inoxidável

Você deve optar por comprar eletrodomésticos feitos de aço inoxidável, assim eles não vão estragar com a maresia. Por mais que eles tenham um valor muito mais elevado ele vai te trazer um bom custo-benefício, pode investir sem medo, tendo em vista que esse tipo de material não estraga com a salinidade.

Essa dica você também pode usar na hora de comprar, portas, janelas, portões, pois são os itens da casa que ficam mais em contato com a maresia. Caso você esteja procurando por um material com um preço mais baixo, opte pelo alumínio.

Faça a proteção dos eletrodomésticos com borracha

Caso seus eletrodomésticos não sejam de aço inoxidável, o que pode-se fazer é protegê-los com plástico ou borracha, para que eles não fiquem enferrujados. E se isso não for possível, você deve prestar atenção nas manchas de corrosão que aparecem com o tempo, e tentar tirá-las o mais rápido que conseguir. 

Para tirar a marca de corrosão, você pode utilizar uma lixa fina e que seja adequada para a superfície em questão. Retire a parte manchada, em seguida passe uma camada de esmalte incolor sobre a mancha, isso vai ajudar a corrosão não se espalhar para o eletrodoméstico todo.

Porém, se seu problema for bem maior, como em parte da sua geladeira ou fogão, você deve contratar um profissional para fazer o serviço e solucionar seu problema.

Use tintas impermeabilizante

Comumente o cimento usado na construção da nossa casa é poroso, ou seja, ele consegue absorver gotículas de água e dos sais carregados pela maresia. Com isso, as vigas de ferro usadas na construção podem oxidar fazendo a estrutura da casa rachar.

Então, para que isso não aconteça você deve pintar as paredes da sua casa ou apartamento com tintas impermeabilizantes, isso vai evitar que partículas de água entrem na estrutura da sua residência.

Use todas essas dicas e tenha uma casa muito mais protegida contra a ação da maresia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar