Como garantir a segurança de brinquedos em condomínios

Como garantir a segurança de brinquedos em condomínios

As crianças gostam de ter um lugar para brincar. Como muitas delas não sabem o que é ou não é perigoso, você tem que levá-las a um lugar que seja divertido e também seguro.

Como você sabe, o playground é a área do edifício (como a área reservada dentro de um condomínio) destinada ao lazer das crianças, na qual brinquedos ou equipamentos específicos podem ser instalados.

Mas você conhece quais são os critérios para segurança de playground? 

A norma da ABNT determina que a escolha dos materiais e seu uso deve estar de acordo com as normas brasileiras apropriadas. Deve-se ter cuidado especial na escolha dos materiais quando o equipamento for utilizado em condições climáticas e atmosféricas extremas.

A integridade da estrutura do equipamento fabricado com eles não é afetada antes da próxima inspeção de manutenção se os materiais forem selecionados e protegidos. Muitas vezes, para assegurar a total segurança do uso dos brinquedos, é preciso também acionar uma reforma de brinquedos playground especializada.

A fim de garantir a integridade do usuário, o fabricante do produto deve informar quando o produto pode ser utilizado em determinadas condições climáticas. 

Levando em consideração qualquer possível risco tóxico ao meio ambiente, a possível eliminação do material ou substância deve ser considerada ao escolher o material ou substância para equipamento de área de jogo.

Cuidado com o piso

O piso que não absorve o impacto pode resultar em lesões graves.

A superfície deve ser mantida macia, como a grama natural. Já grama sintética não é uma superfície segura.

É importante pesquisar as diferentes soluções de superfície no mercado a fim de reduzir os ferimentos e evitar hematomas. Uma boa opção (e bastante segura) são os pisos emborrachados.

Observe o espaçamento entre os brinquedos

Além da segurança dos equipamentos do playground, espaços e tudo mais que as normas descrevem uma série de regras contribuem na boa gestão desta área nos condomínios.

  • Os brinquedos devem ser usados com a supervisão de um adulto;
  • Caso seja encontrado algum brinquedo danificado (por qualquer razão), ele deverá ser isolado;
  • Os brinquedos precisam ser usados de acordo com as normas e orientação dos fabricantes;
  • É preciso também que os brinquedos sejam usados de acordo com a faixa etária e altura recomendados pelo fabricante.

Tenha rotinas de inspeção

Cada área deve ser contemplada no plano de manutenção do condomínio, a fim de ter periodicidade de ações necessárias e padronizadas que garantam a segurança das crianças e do superintendente, que responderá civil e criminalmente em caso de acidente.

Para ter certeza que os brinquedos do playground estão em condições de uso seguras, há basicamente três tipos de inspeções. Vejamos quais são:

Inspeções rotineiras

Para evitar alguns problemas, você precisa realizar uma inspeção de rotina. O tipo de inspeção deve ser feita todos os dias.

Ela pode ser usada para verificar os problemas mais óbvios, tais como objetos quebrados, que ocorrem no playground da praça.

Inspeções registradas

É recomendável fazer esta inspeção uma vez a cada três meses. Corrosão, deterioração, secagem e rachadura são problemas comuns que podem acontecer aos brinquedos.

Entretanto, um playground próximo às praias pode ter um intervalo de tempo mais curto, já que nestes ambientes as peças tendem a se desgastar mais rapidamente.

Inspeção certificada

O fabricante dos produtos ou o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de cada região realizará uma inspeção certificada dos produtos.

Pelo menos duas vezes ao ano será o momento para essa inspeção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.