Segurança em nuvem: O que é e por que é importante?

Segurança em nuvem: O que é e por que é importante?

Cada vez mais empresas mudam para a tecnologia de nuvem porque desejam espaço adicional para armazenar seus dados ou armazenamento de baixo custo que lhes permita dimensionar seus negócios.

No entanto, a menos que sua empresa configure sistemas de segurança em nuvem fortes, as vulnerabilidades da tecnologia superarão seus benefícios.

O acesso remoto conveniente aos dados na nuvem pode se traduzir em acesso fácil a informações confidenciais para os cibercriminosos.

Mudanças no sistema para incluir novidades recentes em tecnologia de nuvem também podem criar uma vulnerabilidade que os hackers podem explorar.

Então, como você tem certeza de obter o máximo da tecnologia de nuvem e manter os dados dos usuários e de sua empresa seguros? A solução está em configurar uma forte segurança na nuvem.

O que é segurança em nuvem, exatamente?

Segurança em nuvem significa políticas, aplicativos, estratégias e serviços que protegem sua infraestrutura baseada em nuvem.

Isso inclui proteger as informações confidenciais do seu cliente no armazenamento de dados ou outros serviços hospedados de computação em nuvem na forma de software ou hardware.

A segurança confiável na nuvem protege seu sistema independentemente do tipo de nuvem, que pode ser:

  • Público – compartilhado pela internet ou entre diferentes organizações;
  • Privado – acesso limitado ao seu negócio ou organização;
  • Hibrido – uma combinação de tecnologias de computação em nuvem pública e privada.

Quem deve manter a tecnologia em nuvem segura?

Considerando que os usuários têm acesso parcial aos sistemas da empresa por meio da nuvem, a responsabilidade de manter a nuvem segura é mútua.

No entanto, um provedor de serviços em nuvem, tem mais responsabilidade do que um cliente ou funcionário em manter a tecnologia de nuvem segura e privada.

A parte do usuário em manter a nuvem segura é não compartilhar sua identidade – manter suas informações de login em segredo e não permitir acesso não autorizado à sua conta.

Os provedores devem proteger a estrutura da nuvem, redes físicas, armazenamento e recursos. Dito isso, aqui estão 3 maneiras pelas quais você pode pensar como um engenheiro para fortalecer sua abordagem de segurança na nuvem:

1- Aceite que tudo pode dar errado

Os engenheiros têm o hábito de configurar os sistemas no caso de uma possível violação de dados. A regra é que, se algo pode dar errado, provavelmente dará.

As pequenas empresas costumam sofrer perdas financeiras significativas com uma violação de dados porque não esperam que ataques aconteçam a elas. Elas estão confiantes de que estão fora dos limites como alvos e não investem em segurança na nuvem.

2- Empregar política de confiança zero

Na segurança na nuvem, o princípio de confiança zero se resume à política de “ninguém é confiável” que se aplica a qualquer pessoa dentro ou fora da rede.

Chamado em inglês de Zero-trust o termo refere-se a verificações e autorizações regulares. Dessa forma, você pode proteger sua rede inspecionando regularmente se determinada pessoa tem o nível de acesso necessário para obter certas informações e sistemas.

3- Proteja todos os programas baseados em nuvem com tecnologia inovadora

Sempre há uma solução mais forte e um firewall melhor para proteger sua nuvem. Os hackers regularmente encontram novas maneiras de explorar vulnerabilidades nos sistemas e na segurança da nuvem.

É necessário acompanhar os desenvolvimentos recentes na tecnologia de segurança que os evita. No entanto, isso não significa substituir automaticamente a segurança da nuvem antiga com cada novo desenvolvimento no campo.

Atualize seus sistemas de segurança se fizer sentido, dependendo das necessidades de seu negócio. Evite o acesso indesejado aos seus dados usando as melhores VPNs do Windows ou do Linux, dependendo do OS usado nos computadores.

Mantenha todas as atualizações de segurança em dia e cheque regularmente se há possíveis vulnerabilidades.

Para concluir

A tecnologia de computação em nuvem é bastante nova. Ela é desenvolvida regularmente para ser mais seguro e acomodar melhor seus usuários e empresas.

Se você tem uma empresa, sabe que ter mais espaço para expandir seus negócios é igualmente importante para ter sistemas de segurança fortes que protejam sua nuvem de ameaças internas e externas.

Para proteger sua empresa contra roubo de dados, é importante ter em mente que você e seus clientes podem trabalhar juntos para fortalecer a segurança de seus sistemas na nuvem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.