Como Escolherum Cachorro para Apartamento?

Como Escolherum Cachorro para Apartamento?

Como escolher um cachorro para apartamento? Quais são os critérios que precisamos ter em conta na hora da escolha da raça? Aliás, quais são as melhores raças para espaços pequenos como os de apartamento?

Além dessas perguntas, ainda existem outras questões correlacionadas com o assunto, como o fato de termos que buscar por alguma raça que não seja tão “escandalosa”, já que a grande maioria dos apartamentos se situa com condomínios com vizinhos que provavelmente não aprovam latidos de madrugada.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo voltado justamente para sanar sua dúvida sobre como escolher um cachorro para apartamento. Vale a pena nos acompanhar nessa leitura até o final. Vamos lá!

Quais são os melhores cães de apartamento?

Uma boa pergunta antes de saber como escolher um cachorro para apartamento, é saber quais são os melhores cães dessa categoria, não é mesmo?

Não existe uma categoria oficial e real que possamos definir como perfeito para apartamentos, mas existem algumas raças de cães que são mais predispostas a viver em um ambiente não particularmente grande.

Não se trata apenas de cães pequenos, mas também de cães médios ou mesmo em alguns casos de grande porte. Por exemplo, o Golden Retriever é um cão que, se acostumado, não terá problemas em morar com seus donos no apartamento.

É claro, pode ser que em casos como o de um Labrador, cão muito brincalhão e às vezes desastrado, seja necessário tomar algumas medidas, como adestrar um cachorro em um centro de treinamento especializado.

Além disso, é claro, estamos falando de ambientes projetados para acomodar um cão de determinado tamanho. Não é possível, de fato, pensar em morar em uma casa de 30 metros quadrados com um animal desse tamanho, pois ele poderia sofrer com espaços tão apertados.

Abaixo apresentamos as raças de cães (de diferentes tamanhos) mais adequadas para uma vida em apartamento e damos alguns conselhos sobre como habituar o cão à vida urbana.

Leia conosco e saiba como escolher um cachorro para apartamento!

Cachorros pequenos para apartamentos

Se você mora em um apartamento de dois cômodos na cidade, cachorros pequenos são os mais indicados, mas como veremos nem todo mundo é louco por eles.

Quando se trata de cachorros pequenos, logo vem à mente o Chihuahua, o menor cachorro do mundo, que pode facilmente viver em um apartamento de tamanho modesto. Outras raças de cães pequenos, no entanto, gostam de espaços que não são muito grandes. Aqui estão eles listados abaixo:

  • Shih Tzu;
  • Maltês;
  • Volpino Italiano;
  • Cavalier King Charles;
  • Bulldog francês;
  • Pug;
  • Griffon Belga;
  • Poodles.

Nem todos os cães pequenos são cães de apartamento!

Como escolher um cachorro para apartamento? Sabendo que muitas raças de cães pequenos não são indicadas para espaços menores como esses.

Não se deixe enganar pelo tamanho pequeno! Nem todos os cães pequenos nascem para serem cães de apartamento. Existem algumas raças, de fato, que precisam de mais espaço e movimento do que outras para se sentirem plenamente satisfeitas e evitar bagunças.

O Jack Russell (assim como todas as raças de Terrier) é hiperativo e muitas vezes o apartamento pode ser apertado. Outro exemplo é o Dachshund, o linguicinha, nascido como cão de caça, mas hoje considerado por muitos como um cão de apartamento, justamente por se apegar ao dono.

Porém, cada raça tem suas características e peculiaridades, apesar de sua pequena estatura, não nos deixemos enganar: nem todas são feitas para viver em pequenos espaços sem maiores problemas.

Não podemos esquecer que adotar um cão é uma grande responsabilidade. O animal não é um ornamento para se manter em casa, mas um amigo a ser cuidado constantemente, que precisa de exercícios e estímulos contínuos.

Dependendo da raça, as necessidades podem mudar, por isso aconselhamos, antes de escolher qualquer tipo de cão a adotar, seja em apartamento ou não, de pedir o conselho de um especialista que o possa ajudar sobre como escolher um cachorro para apartamento que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Cães domésticos: tamanho médio e grande

Como mencionamos anteriormente, os apartamentos não são prerrogativas exclusivas de cães de pequeno porte.

Na verdade, também existem cães de médio ou grande porte que amam a vida em espaços menores. Entre os cães de raças de médio-grande porte que melhor se adaptam à vida em apartamento podemos citar:

  • Shiba Inu;
  • Boxer;
  • Shar Pei;
  • Golden Retriever;
  • Labrador;
  • Beagle.

Como escolher um cachorro para apartamento?

Mas afinal, como escolher um cachorro para apartamento? Quais são os reais critérios que temos que levar em conta na hora dessa escolha?

Escolher bem um cachorro de apartamento não é fácil. Seria necessário “testar” diferentes raças por alguns dias ou algumas semanas ou confrontar diferentes proprietários com diferentes estilos de vida para ter uma ideia clara da situação.

Obviamente, isso não é possível, então vamos ver alguns conselhos práticos sobre como escolher um cachorro.

Fazer uma boa escolha é muito importante porque não estamos comprando um bicho de pelúcia. Comprar ou adotar um animal representa um compromisso diário e uma responsabilidade por cerca de quinze anos (vida média de um cão).

A escolha com base no peso

As raças que combinam com o apartamento são tipicamente pequenas, sendo as mais pesadas o Bulldog Francês (até 14kg), as Chihuahuas e Yorkshire mais leves, cujo peso pode girar em torno de um quilo.

Levar em consideração o peso do cachorro pode ser importante: se você mora, por exemplo, no quinto andar de um prédio e o cachorro tem que ser carregado escada acima ou pelo elevador, a escolha de um pequeno pode ser decisiva.

O modelo do carro que você dirige também deve ser levado em consideração ao escolher um cão de apartamento.

A personalidade

O caráter do cão também deve ser escolhido com cautela. Se você se considera um dono “esportivo” pode optar por um cão mais enérgico ou, pelo contrário, se for mais preguiçoso, um cão com um caráter mais caseiro.

Um cão pode ser silencioso, barulhento, fácil de educar, teimoso. Em suma, o caráter varia de cão para cão, mas dependendo da raça é possível identificar seus traços distintivos.

É sempre interessante, para compreender melhor o caráter de um cão, conhecer a linhagem e, sobretudo, os pais do cachorro que compra. Se forem calmos ou barulhentos, o filhote terá tendência de se comportar da mesma maneira.

Cachorros e crianças

As crianças adoram brincar com os cães. Algumas raças também adoram crianças. Também neste caso é necessário falar com o criador para saber o seu comportamento para com os menores.

Também é recomendado que a própria criança estabeleça um relacionamento com o cão antes mesmo de colocar a pata na casa. A observação da interação entre os dois pode ser reveladora sobre uma possível convivência em um apartamento.

Por fim, é aconselhável também indagar sobre a capacidade de socialização da raça, para que você saiba como se comportar melhor em todas as situações: seja com cães, outros animais ou humanos.

Escolha de cães de apartamento com base no estilo de vida

Ao decidir adotar um ou mais cães de apartamento, você deve levar em consideração alguns aspectos essenciais, que dizem respeito não apenas aos seus amigos de quatro patas, mas também ao seu dono.

Em primeiro lugar, está o estilo de vida que cada um leva. Muitas vezes há uma tendência de comprar ou adotar um cão de raça pura apenas pela aparência física, sem então levar em consideração o caráter daquela raça em particular. Isso geralmente se aplica a todas as raças de cães, sejam eles cães pequenos, médios ou grandes.

Cães de apartamento devem viver em harmonia com seu dono, então se você não é do tipo que corre no parque ao pôr do sol ou vai frequentemente brincar com o cachorro, talvez seja melhor não apostar em um Jack Russell, mas em raças de cães que são um pouco mais viciados em sofá, como o Pug.

E então, o que achou das nossas dicas sobre como escolher um cachorro para apartamento? Conseguimos lhe ajudar? Qual é o perfil de cachorro perfeito para você? Enérgico ou mais preguiçoso? Comente aqui abaixo. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X