7 jogos que exercitam o cérebro

7 jogos que exercitam o cérebro

Exercitar o cérebro é importante em todas as fases de nossa vida, desde a infância até a velhice. E para cada fase há inúmeros jogos que prometem ajudar a qualidade de vida e a melhorarem a capacidade de raciocínio.

Por isso não é difícil que testemunhamos surgir, dia após dia, novos jogos e também versões tecnológicas de games já conhecidos há séculos. Sejam versões manuais ou tecnológicas, eles com certeza podem ajudar a exercitar o cérebro:

1. Sudoku

1. Sudoku
Imagem: Pixabay

Este jogo surgiu na década de 70 nos Estados Unidos e ganhou popularidade, sobretudo, quando foi levado para o Japão e ganhou adeptos através das publicações de jornais. O Sudoku exige paciência na solução do quebra cabeça e algumas pessoas utilizam inclusive métodos e estratégias para chegar ao final do jogo. O jogo ajuda o usuário a treinar o foco, agilidade e raciocínio lógico.

O Sudoku possui regras bem simples: são 81 cédulas divididas em 9 grupos e subgrades. Em alguns quadrados são inseridos números e os vazios devem ser completados com números entre 1 e 9, sem repetição.

2. Monument Valley

2. Monument Valley
imagem: Reprodução

Lançado para Android e Iphone, o Monument Valey foi considerado o melhor jogo de 2014 para Apple, ganhando também outros prêmios ao longo dos anos. O jogo traz puzzles que desafiam o jogador e também exige que este resolva questões para passar para fases posteriores.

Chama a atenção os gráficos que tornam a jogabilidade atrativa, deixando o jogador focado até alcançar a próxima fase. Com um design minimalista 3D, uma arquitetura fantástica e ilusões de ótica, o Monumenty Valey é um excelente desafio. Hoje, ele está disponível para usuários do Android, através do Google Play Pass. Para quem possui o sistema iOS, ele integra os jogos clássicos do Apple Arcade.

3. Caça-palavras

3. Caça-palavras
Imagem: Reprodução

O caça palavras é um dos jogos mais populares e simples que existem, e que possui uma boa parcela de fãs. O passatempo é tão antigo, que não se sabe ao certo quando surgiu. Presente em vários jornais e revistas especializadas em jogos, caiu no gosto popular e pode ser encontrado também em versões online.

Hoje em dia é possível até mesmo criar suas próprias versões do jogo, escolhendo o tema, a orientação das palavras e o nível de dificuldades. O caça palavras é um excelente passatempo, mas também é um auxiliar para exercitar a memória, sendo indicado para desenvolver o raciocínio.

4. Poker

4. Poker
Imagem: Pixabay

Ao contrário do que alguns possam pensar, o poker não é somente um jogo de sorte, tanto que está sendo considerado para compor os esportes disputados nas Olimpíadas na modalidade Match Poker. O jogo, na realidade, exige habilidades como concentração e uso de táticas e estratégias que visam proteger seu jogo do oponente enquanto busca a melhor mão.

Essas estratégias são adquiridas ao longo dos anos, através da prática e estudos sobre o esporte. Os profissionais que vemos nos torneios internacionais não se tornaram campeões por acaso, como podemos perceber. Este fato também prova que definitivamente este é um jogo que exige muito da mente, não sendo por acaso que recebe o título de “esporte da mente”.

5. Peak – Treinamento Cerebral

5. Peak - Treinamento Cerebral

Criado pela Universidade de Cambridge e a NYU, o Peak tem a proposta de ser um jogo para treinar a mente. Para isso traz vários puzzles que desafiam a memória e exercitam o cérebro. Segundo seus criadores, são necessários apenas 10 minutos ao dia para obter resultados.

O aplicativo desenvolvido para Android e iOS traz ao todo 45 jogos e exercícios que desafiam a memória, melhoram a atenção, ajudam na resolução de problemas e no controle das emoções. Através do Peak é possível também detectar quais agilidades o usuário tem mais facilidades através do “mapa cerebral”.

6. NeuroNation

6. NeuroNation

Seguindo a mesma linha do Peak, o NeuroNation Memoria Trainer também visa ajudar seus usuários a treinar a mente diariamente. O aplicativo que recebeu o prêmio de Melhor App do Google traz 27 exercícios e 250 níveis que permitem um equilíbrio no desenvolvimento cerebral.

O NeuroNation, também disponível em um site,  possui indicadores de desempenho, prendendo a atenção dos jogadores que devem executar tarefas para passar para outros níveis. O jogo já foi baixado por mais de 12 milhões de usuários em todo o mundo.

7. Xadrez

7. Xadrez
Imagem: Pixabay

Também considerado um esporte, o xadrez é um jogo de tabuleiro que surgiu no século XV, embora haja registros de um jogo parecido no antigo Egito. Trazendo regras bem rígidas, deve ser jogado por duas pessoas em um tabuleiro de 64 casas. O objetivo principal do jogador é dar o xeque-mate. Mas para isso precisa pensar em suas jogadas e executa-las no tempo limite.

Como um jogo da mente, requer estudo e paciência para dar o passo certo, já que qualquer erro pode fazer seu jogo ruir. O xadrez é excelente para desenvolver a memória, a concentração, incentivar a tomada de decisões e também como excelente passatempo. Atualmente é encontrado também em versões online, onde é possível competir com outros jogadores ou com o próprio site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X