Brinquedos educativos: quais os melhores?

Brinquedos educativos: quais os melhores?

O uso de brinquedos educativos podem promover diversos benefícios para as crianças, mas como escolher as melhores opções? Se essa também é a sua dúvida, este artigo é para você!

Embora garantir que seu filho tenha tempo suficiente para brincar seja um grande benefício para a sua família, ao permitir que os pequenos liberem alguma energia extra, eles começam a descobrir quem são por meio das brincadeiras, mesmo durante a infância.

Mesmo no início do desenvolvimento, a mente de uma criança está se expandindo apenas olhando para o ambiente e observando os arredores.

O uso de brinquedos educativos pode ajudá-la a aprender muitas habilidades diferentes das que precisam na vida.

Esses brinquedos podem ajudar a desenvolver habilidades de resolução de problemas, ensinar sobre resolução de conflitos e como causa e efeito funcionam.

Também ensina as crianças a compartilhar, ajuda a desenvolver suas habilidades motoras e nutre sua criatividade e imaginação.

Vale dizer que as crianças podem começar a se beneficiar de brinquedos educativos já com um mês de idade.

Continue a leitura e confira algumas dicas de brinquedos educativos de acordo com as idades das crianças! Ótima leitura!

Sugestões de brinquedos educativos

Aqui estão algumas ótimas ideias para brinquedos educativos com base na faixa etária da criança e uma explicação de seus benefícios.

1. De 1 a 12 meses:

Em uma idade precoce, as brincadeiras sensoriais ajudam a estimular os sentidos do seu filho.

À medida que a criança continua a crescer e a desenvolver a coordenação motora, as famílias podem começar a introduzir brinquedos que incentivem mais interação.

Conforme seu filho se torna mais ativo, sugerimos a introdução de brinquedos para solução de problemas.

Esses brinquedos ajudarão as crianças a lidar com os conflitos e a se familiarizar com a causa e o efeito, como “Se eu fizer isso, então acontecerá”.

Eles também aumentarão sua confiança assim que conseguirem descobrir como um brinquedo funciona após tentativa e erro e orientação. Outros brinquedos excelentes para apresentar são aqueles que promovem o movimento.

Alguns exemplos de ótimos brinquedos para o primeiro ano do seu bebê incluem:

  • Móbiles;
  • Brincadeira infantil;
  • Pequenos brinquedos portáteis com luzes e sons;
  • Empilhadores ou blocos;
  • Rasteje em torno de centros de aprendizagem.

2. De 12 a 24 meses:

À medida que seu filho atinge a marca de um ano ou mais, ele logo se torna muito mais móvel.

Apresentar os brinquedos certos ajudará a ensinar equilíbrio e coordenação e aumentará a curiosidade de seu filho com a mobilidade recém-adquirida.

Conforme seu seu filho começar a aprender a andar, você também pode incorporar números de aprendizagem contando seus passos, o que o ajudará a se familiarizar com os termos e o significado, mesmo que não compreenda muito nesta idade.

Conjuntos temáticos são ótimos brinquedos educacionais para introduzir entre as idades de 12-18 meses, porque eles ajudarão a desenvolver as habilidades de reconhecimento da criança.

Por exemplo, se você tiver um playset temático que envolva animais, pratique o som que cada animal faz. Isso também ajudará no desenvolvimento da linguagem, reforçando os nomes de cores e formas.

Exemplos de brinquedos que ajudarão seu filho a alcançar novos marcos entre 1 e 2 anos de idade incluem:

  • Empurrar carros;
  • Brinquedos para passear e andar;
  • Brinquedos temáticos;
  • Livros temáticos.

3. Mais de 3 anos:

À medida que seus filhos ficam um pouco mais velhos e mais ativos, você também pode introduzir brinquedos que promovam brincadeiras mais físicas.

Ao mostrar a eles como usar determinados brinquedos, como um triciclo, por exemplo, sempre certifique-se de que eles estão cientes das questões de segurança.

Essas questões envolvem, por exemplo, como usar um capacete e incorporá-los no processo de uso do brinquedo, para que saibam que se andar de triciclo, devem colocar o capacete deles também.

Esta também é uma ótima idade para introduzir brinquedos que incorporem a construção de habilidades cognitivas.

Existem muitos brinquedos diferentes que podem ajudar as crianças a praticar a escrita – sejam elas desenhando ou escrevendo seus nomes – e suas pequenas habilidades motoras.

Jogos e livros também podem ajudar seu filho a desenvolver o reconhecimento do nome e habilidades emergentes de alfabetização. Esses tipos de brinquedos mostrarão ao seu filho uma versão visual do que ele está ouvindo e vice-versa.

Por exemplo, a repetição de ler um livro sobre um cachorro e ver a foto de um cachorro permitirá que seu filho comece a associar a foto do animal ao som que ele faz.

Ler livros com imagens coloridas e algumas palavras em cada página com seu filho começará a familiarizá-lo com a aparência das palavras que ouvem nas páginas.

Exemplos de brinquedos que ajudarão a promover a brincadeira física e a construção de habilidades cognitivas incluem:

  • Triciclos;
  • Aros de basquete;
  • Conjuntos de boliche;
  • Areia cinética;
  • Cavalete de desenho;
  • Jogos ou livros do tipo “ver e dizer”;
  • Blocos de construção magnéticos.

Conclusão

Incorporar a brincadeira no dia a dia de seu filho pode ser divertido e benéfico para o crescimento dele.

Isso se torna ainda mais benéfico quando se tratam de brinquedos educativos, que podem desenvolver diversas habilidades das crianças.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que agora você possa encontrar as melhores opções possíveis de brinquedos educativos para o seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X