Hábitos nocivos que podem danificar seu notebook

Hábitos nocivos que podem danificar seu notebook

Limpeza regular e atenção a superfícies de apoio podem evitar problemas mais graves no computador

Por mais que alguns produtos de tecnologia sejam feitos com materiais premium, a grande maioria deles não é produzida para durar, coincidindo com os novos lançamentos constantes no mercado. Se você está pensando em comprar um notebook porque o seu já não atende às suas necessidades ou parou de funcionar, é bom ter em mente algumas dicas para não cometer erros.

Muitas pessoas acabam investindo bastante dinheiro em notebooks caros, e sem perceberem, mantêm hábitos que podem danificar o funcionamento do dispositivo e reduzir sua vida útil ainda mais. Confira quais são esses principais hábitos e saiba como evitá-los no dia a dia.

Estação de trabalho com superfícies quentes

Os notebooks de hoje conseguem ser tão finos quanto alguns modelos de tablets, e isso requer muita tecnologia por trás. Para manter tudo funcionando da melhor forma, o sistema precisa de refrigeração e, nesse caso, apoiar o seu notebook em mesas ou superfícies de tecidos não é a melhor opção.

Sabe aquele filme na cama com edredom? O ideal é não apoiar o notebook diretamente no tecido, pois ele pode tapar as saídas de ar do aparelho, causando um aquecimento anormal. Isso pode prejudicar o funcionamento da placa mãe do notebook e até mesmo gerar danos irreversíveis.

Limpeza regular

Assim como qualquer outro objeto que fica exposto aos ambientes no dia a dia, o seu notebook vai acumular poeira nas entradas do teclado e mousepad, mas principalmente nas entradas e saídas de ar. Não fazer uma limpeza semanal ou quinzenal utilizando escovas macias, cotonetes e panos de microfibra pode resultar no acúmulo de poeira, causando superaquecimento do notebook.

Outro cuidado é com líquidos e fumaça. Não use seu notebook próximo a copos de café, refrigerante, muito menos bebidas muito geladas. A infiltração desses alimentos pode causar curto-circuito e parar o funcionamento do seu notebook instantaneamente.

Uso inadequado do notebook

Comparados com os tradicionais desktops, os notebooks têm a vantagem de serem móveis, e muita gente faz uso dessa possibilidade para carregar o notebook em bolsas e mochilas por aí. O ideal é sempre ter uma capa protetora para transporte, evitando riscos na tela ocasionados por chaves, contato com líquidos de garrafas e impactos com o chão.

Embora o notebook seja mais portátil, ele deve ser usado em mesas ou suportes planos adequados. Carregar o notebook pela tela, utilizar ferramentas inadequadas para abri-lo e mantê-lo próximo a áreas muito quentes ou expostas a mudanças de temperatura também pode reduzir e muito o tempo útil do dispositivo.

Vida útil da bateria

Diferentemente dos desktops, que funcionam conectados a uma fonte permanente de energia, os notebooks podem ser usados sem conexão com cabos de energia pelo tempo suportado pelas suas baterias. Um notebook que ficou mais vezes fora da tomada vai ter uma duração de bateria menor.

De qualquer forma, a troca da bateria deve ser feita nos primeiros sinais de desgaste, preferencialmente em assistências autorizadas e com peças originais. Uma bateria antiga forçada ao extremo pode explodir e prejudicar os demais componentes eletrônicos do notebook.

Atualização de sistema

Pouca gente associa o fim da vida útil de um notebook com problemas no sistema operacional. O fato é que a falta de atualizações pode comprometer a segurança do dispositivo, facilitando a entrada de vírus que podem inutilizar completamente o notebook após uma invasão.

É interessante também sempre realizar uma limpeza de arquivos, fazendo com que o computador trabalhe de forma mais produtiva e evitando que arquivos corrompidos possam impedir os programas de realizarem suas funções essenciais.

Se o seu computador apresenta problemas como lentidão, travamentos, baixa qualidade de imagem na tela, teclados ou touchpad com mau funcionamento, talvez seja a hora de investir em um modelo mais recente e tomar todos os cuidados listados acima para que ele dure o suficiente para você aproveitar toda a produtividade que ele pode oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X