Brand Experience: o que é e como criar para a sua empresa

Brand Experience: o que é e como criar para a sua empresa

A relação do consumidor com a marca deve ser pensada nos mínimos detalhes. Veja como implementar o brand experience na sua empresa.

Já parou para pensar no que te faz escolher determinada marca na hora das compras? Investir em produtos para empresa ajuda a fazer com que o seu negócio seja conhecido pela qualidade. No entanto, nem sempre esse é o fator crucial na escolha. Por isso, cada vez mais as organizações têm investido em brand experience.

O consumidor está atento aos mínimos detalhes de uma empresa — desde a relação custo-benefício até a iluminação de uma loja. Por isso, é preciso conhecer o seu público a fundo e oferecer uma imagem alinhada às suas práticas operacionais. 

Confira agora o que é brand experience e o que essa estratégia pode fazer para a sua empresa.

Afinal, o que é brand experience?

Também conhecido como experiência de marca ou jornada do shopper (comprador), brand experience é um conceito de fortalecimento de marca na mente do potencial cliente. É uma estratégia que trabalha a percepção de um indivíduo sobre determinada empresa. Por isso, envolve sensações em diferentes sentidos. 

Quando se pensa em uma marca consagrada, o que está alinhada a ela? Qualidade, estabilidade, status? E quando se pensa em uma marca nova, mas que já atrai um público fiel, o que a faz ter despertar fascínio aos olhos do consumidor? São estas as questões que movem o brand experience

Para conseguir esse efeito, a marca deve propor elementos que associem a qualidade escolhida à marca. Se uma empresa quer propor uma imagem mais arrojada, deve trabalhar desde a identidade visual até a comunicação com o cliente levando em conta essa característica. Esse pensamento sistêmico, mas levando em consideração cada detalhe, melhora a experiência do usuário e gera conexão com o consumidor. 

Interações

No momento em que um potencial cliente visita a sua marca (física ou virtualmente), ele tem um primeiro contato, que já se transforma em experiência. Todos os pontos de conexão podem se transformar em uma experiência marcante:

  • proposta da marca presente em todos os elementos e de acordo com a identidade visual;
  • nas lojas físicas, o produto utilizado para dar cheiro à loja (marketing olfativo);
  • abordagem do e-mail marketing e/ou do vendedor nas lojas físicas;
  • facilidade de encontrar determinado produto em um site;
  • playlist que combine com a identidade da marca;
  • eficácia do atendimento (online e offline);
  • iluminação da loja física;
  • linguagem.

O conjunto dessas qualidades forma o brand experience. O importante é criar uma experiência agradável ao consumidor, que varia de acordo com o tipo de cliente. A abordagem em uma perfumaria, por exemplo, é diferente da feita em uma churrascaria. São negócios diferentes, portanto, todo o branding envolvido também será específico para cada local. 

Como criar brand experience para a minha empresa?

Para criar essa experiência completa, uma marca precisa começar pensando nos pilares do marketing de experiência. Conheça:

Think

Por meio de recursos simples, mas fáceis de compreender, a marca precisa mostrar qual o seu objetivo para o consumidor, ou seja, sua missão. Isto é, de certa forma, aplicado pelo slogan, mas também ocorre em outros detalhes, como as cores da loja e o tipo de produto vendido.

Sense

É uma experiência mais imersiva, que lida com os sentidos (audição, visão, olfato, tato e paladar) que a sua loja cria ao público. Para quem quer vender uma imagem de luxo, por exemplo, uma estética mais minimalista e a escolha do perfume da loja física (ou das sacolas, no caso dos e-commerces) vão proporcionar essa sensação ao consumidor.

Feel

Está ligado aos sentimentos que a marca provoca, a forma como deseja engajar seu público. Para um público extremamente ligado à sustentabilidade, consumir de uma marca vegana e cruelty free faz toda a diferença — proporciona um sentimento de alívio, de não estar se aliando à crueldade animal. 

Do

A marca deve agir tanto para estar por dentro da nova realidade do consumidor quanto para resolver os problemas que ele possa ter relacionados ao seu negócio.

Connect

A transformação digital trouxe um novo nível de conexão do cliente com a marca. As redes sociais proporcionaram um relacionamento mais direto, em que o consumidor pode interagir, criticar, sugerir e elogiar. Estar atento e, claro, responder a essa comunicação são fatores fundamentais para o brand experience

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X