6 dicas para fidelizar seus clientes em 2022

6 dicas para fidelizar seus clientes em 2022

Saber fidelizar clientes tornou-se uma das prioridades de qualquer empresa, seja ela de porte grande, médio ou pequeno, especialmente em um cenário de mercado saturado de produtos ou serviços semelhantes.

É fundamental entender que essa fidelização vai além de fornecer um produto de qualidade. É preciso gerar engajamento, criar valores, ter um relacionamento com uma comunicação transparente e superar todas as expectativas do cliente.

Uma das definições sobre fidelização de cliente é que ela pode ser entendida como um medidor que mostra a probabilidade de consumidores fazerem negócios com determinada marca de forma contínua e repetida.

Motivos para fidelizar seus clientes

É interessante lembrar que manter os clientes existentes têm a mesma importância quanto conseguir novos clientes, já que clientes fiéis são consideravelmente valiosos para qualquer marca.

Dessa forma, estimular a fidelização faz com que a organização ganhe muito mais clientes. Veja alguns motivos para fidelizar clientes:

  • Negócios contínuos;
  • Chances de vendas cruzadas;
  • Marketing boca a boca;
  • Maior economia;
  • Maior receita;
  • Melhor competitividade.

Saiba sobre algumas estratégias de fidelização de clientes

Todo o negócio tem como meta o alcance do sucesso do cliente. O Customer Success é um filosofia que busca meios para realizar os objetivos do cliente, ou seja,uma boa experiência com a sua empresa. 

O sucesso do cliente começa já na qualificação para a venda chegando no pós-venda. O CS (Customer Success ou Sucesso do Cliente) causou uma evolução no atendimento ao consumidor, elevando-o a outro nível, além de aumentar o crescimento da empresa.

Uma boa forma de fidelizar o cliente é, sem dúvidas, investindo em marketing de conteúdo. É um jeito de criar, publicar e promover conteúdos voltados para o cliente. 

Essa estratégia atrai clientes com conteúdos relevantes, como textos, e-books e posts em redes sociais, por exemplo.

Por mais que o marketing de conteúdo não promova diretamente a marca, ele atrai o público-alvo trazendo soluções dos problemas. Ele auxilia em todo o processo de compra e o leva até a marca de forma sutil e natural.

Outra estratégia é o uso do e-mail marketing pós-venda. Essa poderosa ferramenta pode transformar um cliente em um fã da marca. O produto é importante, mas o relacionamento com o cliente gera admiradores.

O e-mail de acompanhamento é o que vai manter as linhas de comunicação abertas. Muitas empresas se preocupam mais em procurar novos clientes, do que fidelizar os já existentes.

Alguns benefícios do e-mail marketing pós-venda:

  • Criam conexão com o cliente;
  • Constroem confiança;
  • Transformam os clientes em apoiadores;
  • Estimulam o diálogo;
  • Geram indicação;
  • Melhoram os produtos e serviços.

Investir na experiência do consumidor é fundamental para ter clientes satisfeitos e fiéis. Essa estratégia, segundo dados, consegue aumentar em até 21%  a lucratividade das organizações.

Muitos consumidores dão mais prioridade à experiência do cliente do que ao preço de um produto. Além disso, para a empresa custa menos manter um cliente do que conquistar um novo.

Conheça as 6 dicas para fidelizar seus clientes

Investir nessas estratégias garante força e competitividade no mercado, ou seja, reflete diretamente nos resultados de reputação da companhia.

  1. Atenda o cliente como ele gostaria

Cada empresa tem seu próprio modo  de fazer isso. É necessário atender o cliente como ele gostaria de ser atendido. Para isso, conheça as suas preferências e necessidades.

  1. Foque no cliente certo

Crie as suas buyers personas, esse será o perfil do seu cliente ideal. Isso evita até mesmo a perda de tempo e dinheiro. A empresa tem que focar em clientes que estejam propensos a fazer a compra.

  1. Crie uma experiência de cliente diferenciada

Uma loja que atende mal a seus clientes, não espera que eles voltem. Crie uma experiência de atendimento exclusivo com uma abordagem mais humana, fazendo com que esse cliente se sinta VIP. Treinar a equipe de vendas é um ponto de grande importância.

  1. Tenha programas de fidelidade

Esses atrativos clubes e fidelidade, mantém o cliente com a empresa por mais tempo, sendo assim, oferece vantagens e até mesmo descontos para os participantes.

  1. Ouça os seus clientes

Hoje com a internet e as redes sociais, a comunicação entre empresa e consumidor avançou muito. Ademais, esses consumidores buscam informações sobre produtos e serviços.

  1. Monitore os processos e resultados

É crucial, dentro das estratégias de marketing, monitorar e estar ciente do que está acontecendo. Investir num bom CRM (Customer Relationship Management) vai ajudar a oferecer um produto na hora certa para cada caso específico.

Máquina de cartão e satisfação do cliente

Um ponto essencial é que as formas de pagamento oferecidas têm relação direta com a experiência do cliente. A maquininha de cartão facilita o pagamento do cliente, deixando-o satisfeito e garantindo benefícios para a empresa também. 

  • Aumento das vendas;
  • Retenção de clientes;
  • Reduz inadimplência;
  • Mais segurança;
  • Evita problemas com troco.

Devido ao avanço da tecnologia, empresas de pequeno a grande porte podem fazer uso dessas maquininhas, além disso, a população também passou a ter mais acesso ao crédito.

Ter uma máquina de cartão de crédito é uma maneira de se modernizar e melhorar a experiência do cliente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X