Tecnologia: Sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas?

Tecnologia: Sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas?

Sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas? Pois então, é sobre isso que vamos falar neste artigo, afinal, esse é um assunto muito relevante para quem possui uma empresa logística, já que, muitas vezes, os custos aumentam muito com as viagens e, por isso, os lucros podem demorar a aparecer.

Isso acontece principalmente por causa de erros humanos, ou seja, de condutores que não levam a sério a missão da empresa que é crescer e, dessa forma, melhorar a vida de todos os colaboradores também.

Então, quem ainda não sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas, vai saber hoje como fazer isso, acompanhe.

Por que analisar o comportamento dos motoristas?

Quem ainda não sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas, pergunta-se o porquê disso ser importante, afinal, não basta contratar uma equipe de confiança que sempre cumpra as metas de entrega e retorne no prazo determinado?

Em partes sim, mas considerando uma empresa logística com dezenas de colaboradores na estrada, esse serviço torna-se mais custoso, já que as pessoas que analisam o perfil dos motoristas seriam pagas para isso, aumentando, dessa forma, os custos fixos que devem ser minimizados sempre que for possível.

Para isso, existem tecnologias que são encontradas em empresas como a FleetDesk, por exemplo, onde temos acesso a uma gama de serviços que vão desde o rastreamento veicular até mesmo à contratação de cercas eletrônicas para limitar as rotas dos motoristas.

Nesse sentido, com o auxílio de satélites, essas empresas conseguem emitir relatórios precisos do perfil de cada um dos motoristas em determinado período.

Alguém já sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas?

Se alguém já sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas, essa pessoa já está à frente do seu tempo, já que esses métodos não são ainda muito populares no Brasil, onde a maioria de nossa imensa frota trabalha sem o mínimo monitoramento.

Uma empresa que apresente um sistema de monitoramento veicular conhece os riscos inerentes ao ramo de transportes e faz certo em investir na segurança para seus colaboradores e ainda garantir a economia de gastos mensais, algo buscado por qualquer setor da economia.

Quando algum motorista sai de sua rota, passando em outros caminhos, fazendo paradas desnecessárias, esses custos vão diretamente para os cofres da empresa, já que, quanto maior a demora para a entrega, menor será a satisfação do cliente e maior ainda serão os custos com abastecimento e de vida do motorista na estrada.

Como analisar o comportamento dos motoristas?

Para analisar o perfil dos motoristas é preciso usar  tecnologias e, por isso, citamos as três mais usadas por um gestor de frotas que sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas, por isso as utiliza em suas empresas. Veja.

Monitoramento veicular

Quando falamos de monitoramento veicular, estamos falando de localização e de velocidade, por isso, é importante se atentar para esses dois aspectos que possuem relação direta com o perfil de um motorista, afinal, essas pessoas são analisadas de acordo com o modo de dirigir nas pistas e isso pode ser monitorado através de monitoramento veicular de aceleração.

Sobre o monitoramento de localização, existem empresas que, além de oferecer o rastreamento veicular, oferecem também o monitoramento 24 horas por dia de seus veículos, tornando impossível que algum colaborador desvie de suas rotas,

Cercas eletrônicas

As chamadas cercas eletrônicas ou cercas virtuais são tecnologias usadas para cercar o espaço que os motoristas têm para rodar de acordo com um perímetro pré estabelecido pelos gestores.

Dessa forma, o gestor que sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas, faz uso desse método para saber se esses colaboradores estão desrespeitando o limite do perímetro que foi programado para respeitarem.

É isso que leva ao conhecimento do perfil de cada motorista que não consegue seguir uma ordem superior de um empresário, por isso, é importante avaliar mesmo cada um, já que, em uma empresa, a meta é economizar e lucrar mais e, o colaborador que não aceita isso não pode fazer parte da equipe.

Câmeras

Não podíamos deixar de falar das câmeras, afinal, são elas as principais responsáveis por garantir a segurança de milhões de empresas ao redor do mundo, pois, as pessoas que pensam em roubar alguma coisa e se deparam com uma câmera, pensam duas vezes, já que sabem que serão flagrados.

E, o mesmo vale para quem já sabia que é possível analisar o comportamento de direção dos seus motoristas, pois, através de câmeras internas, muitas vezes ocultas, podemos saber o que é dito e feito por nossos colaboradores no cotidiano, já que, a educação deve servir como base para os funcionários que estão representando a empresa nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X