Como funciona o armazenamento em nuvem?

Como funciona o armazenamento em nuvem?

As tecnologias atuais estão aí para nos proporcionar uma melhoria na qualidade de tudo que envolve a internet, por isso, é natural que as pessoas lidem com termos novos todos os dias, visto que é impossível acompanhar todas as novidades do mundo tecnológico, então, hoje, vamos explicar como funciona o armazenamento em nuvem, já que essa tecnologia está presente em diversos serviços que são realizados de forma online.

O que é armazenamento em nuvem?

Antes de entendermos como funciona o armazenamento em nuvem, devemos saber que essa tecnologia consiste em um serviço que permite aos usuários a facilidade de acesso aos dados na internet.

Geralmente, é oferecido como um serviço por outras empresas e, quando contratamos, temos acesso a todo conteúdo em todo computador ou celular com acesso à internet.

Empresas especializadas na tecnologia Cloud Computing, ou computação em nuvem, podem oferecer planos gratuitos, mas, obviamente, os serviços são mais limitados, com capacidade menor de armazenar arquivos e menos usuários conectados simultaneamente por conta.

Como funciona o armazenamento em nuvem?

Funciona da seguinte forma: a pessoa cria um arquivo que pode ser um texto, um vídeo, ou qualquer outra pasta que seja salva em um dispositivo com internet.

Quando esse indivíduo precisa desse arquivo salvo no HD interno do computador ou celular, por exemplo, obviamente, ela precisará ter acesso novamente àquele dispositivo para acessar a pasta salva.

No armazenamento em nuvem, isso não é necessário, visto que, apenas com o e-mail de login e senha em mãos, a pessoa tem acesso de qualquer lugar do mundo, usando qualquer outro dispositivo com acesso à internet banda larga da Tecnet, por exemplo.

Isso traz comodidade e segurança para as pessoas que, muitas vezes, trabalham com isso em computadores, mas que, ao viajarem, por exemplo, levam somente o celular e precisam, ainda assim, ter acesso aos arquivos presentes no HD do computador.

As empresas que oferecem esse serviço contam com data centers que possuem muitos servidores de dados e sistema de armazenamento de milhares de usuários simultaneamente.

Mas, existem somente benefícios no funcionamento dos serviços relacionados à computação em nuvem? Veremos que existem algumas desvantagens, como em outras tecnologias, mas, isso acontece em todos os setores e, nesse caso, os benefícios também fazem valer muito a pena a contratação de um serviço de Cloud Computing.

Quais as vantagens do armazenamento em nuvem?

Quem se pergunta sobre como funciona o armazenamento em nuvem, quer saber quais as vantagens de utilizar essa tecnologia em sua empresa e, abaixo, segue a lista das vantagens de contratar esse serviço digital. Acompanhe.

Redução de custos

O armazenamento de arquivos em HD externo não é seguro, visto que podem ser perdidos, enquanto no armazenamento em nuvem, tudo fica salvo em um data center equipado com storage e diversos servidores para garantir a segurança e a acessibilidade desses dados a qualquer momento, reduzindo os custos da aquisição de dispositivos móveis que seriam usados para carregar informações de maneira pouco segura e eficaz.

Mobilidade

Quem entende como funciona o armazenamento em nuvem sabe que esse serviço mantém nossos dados em um data center e isso nos permite ter muito mais mobilidade para acessar os arquivos quando e onde quisermos.

Além disso, manter um serviço de armazenamento em nuvem pode melhorar a colaboração dos grupos de trabalho, tornando possível que usuários de diferentes locais acessem os arquivos.

Fácil instalação

Alguns aplicativos usados para o gerenciamento do armazenamento em nuvem contam com um tipo de instalação para que os usuários tenham acesso aos dados guardados.

Mas, a vantagem é que, em novos dispositivos, o armazenamento em nuvem já é integrado e dispensa quaisquer configurações dentro dos apps.

Hoje em dia, a maioria dos aparelhos já contam com planilhas, editores de texto e agendas, dispensando também a necessidade de instalar qualquer outro pacote adicional.

Desvantagem do armazenamento em nuvem

Como dissemos anteriormente, toda tecnologia traz alguma desvantagem, mesmo que seja muito menor que o número de benefícios que elas costumam oferecer e, no caso do armazenamento em nuvem, podemos citar apenas uma desvantagem que é a necessidade de haver um sistema de armazenamento local, onde os dados são alocados.

Ou seja, aspectos técnicos como o tempo para recuperar os dados em caso de algum desastre no data center, por exemplo, seriam um possível problema para quem contrata um plano de armazenamento em nuvem.

Mas, ainda assim, com tantos servidores e storages, é difícil imaginar algo como a perda de dados acontecendo, mas, é sempre bom ler a política de privacidade da empresa que oferece esse serviço para entender de quem é a responsabilidade em caso de algum problema com os dados guardados.

Então, agora que já sabemos como funciona o armazenamento em nuvem e quais as vantagens e a possível desvantagem disso para nossa vida, basta entender, como em qualquer outro setor, qual a melhor empresa para fornecer um serviço de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X