Redes sociais para clínicas: o que postar?

Redes sociais para clínicas: o que postar?

Saber o que postar nas redes sociais para clínicas é um desafio. Isso porque existem várias regras do Marketing Médico dizendo o que pode ou não pode ser feito, além do fato clássico de que nem todo tipo de conteúdo é engajador para toda área ou tipo de empresa. Por exemplo, o que funciona para um infoprodutor talvez não traga resultados para uma oficina mecânica.

Assim, se você quer ter mais resultados nas redes sociais, precisa entender como usar as ferramentas. Elas são, de fato, cada vez mais populares e mais poderosas, mas é necessário entender como utilizá-las. Por exemplo, o Facebook tem cerca de 127 milhões de usuários ativos no Brasil e o Instagram tem mais 66 milhões, contando com todas as ferramentas de segmentação e de alcance que as duas estruturas possuem.

Mas o que postar nas redes sociais para clínicas? Que tipo de estratégia seguir para explorar ao máximo esse potencial? Siga a leitura para descobrir!

5 dicas do que postar nas redes sociais para clínicas

1. Dicas de saúde

Postar dicas de saúde relevantes mostrará autoridade no assunto para o seu público. Crie conteúdo no mesmo nicho que o de sua clínica para que os seguidores confiem no trabalho de sua empresa por processo de assimilação: eles perceberão sua conta como autoridade, logo, a clínica é competente.

Dicas de saúde e bem-estar também costumam gerar bastante engajamento, como comentários, compartilhamento e pessoas salvando o post, o que aumenta o alcance orgânico da conta de sua clínica, atingindo cada vez mais seguidores novos. Isso é importante porque 26% dos brasileiros recorrem primeiro ao Google e depois ao médico quando têm algum sintoma. Portanto, levar o conteúdo até eles ajuda a atrair novos pacientes e evitar que eles compliquem a saúde ao fazer algo errado.

2. Quem é a equipe presente na clínica

Seus seguidores querem saber quem está por trás da conta das redes sociais. Por isso é importante postar, com frequência, sobre os profissionais que atuam em sua clínica. Faça posts individuais para cada pessoa da equipe, informando brevemente sobre as competências profissionais e qual a área de atuação.

Como as redes sociais são dinâmicas e há constantemente o fluxo de novos seguidores, repita as postagens apresentando a equipe pelo menos uma vez a cada dois meses. Nos stories, onde há abertura para maior informalidade, você pode postar um pouco do dia a dia de cada profissional, pedir para eles responderem caixinhas de perguntas e tirar dúvidas comuns para que os seguidores se familiarizem com eles.

3. Serviços que a clínica oferece

O caminho que novos seguidores fazem é post -> bio, e não o contrário. Então, escrever os serviços que a clínica oferece somente na bio não irá ajudar as pessoas a encontrarem a sua clínica. A rota mais curta é sempre a melhor, por isso evite colocar informações importantes escondidas em links direcionados ao site, WhatsApp ou somente na bio.

Faça posts semanalmente contando sobre os serviços que a sua clínica oferece. Você pode variar entre um post único contando os principais tratamentos e posts dedicados para cada tipo de serviço. Por exemplo, se o seu sistema para clínica médica permite receita digital, mostre como isso é interessante e os benefícios que o paciente pode receber ao usar esse recurso.

Para não ficar maçante, tente conectar esses serviços a assuntos atuais como qualidade de vida, bem-estar e dicas de como viver bem. Se a sua clínica for voltada para a ortopedia, por exemplo, você pode escrever um post sobre tratamentos direcionados à musculatura, e então relacionar fisioterapia, pilates, check-ups regulares e outros serviços que a sua clínica possa oferecer.

Não se esqueça de finalizar toda interação, seja em posts ou em stories, convidando seus seguidores a marcar uma consulta, compartilhar o conteúdo ou visitar o espaço.

4. Informações sobre o espaço

Uma boa ideia de conteúdo é postar algumas informações básicas sobre o seu espaço, mas sempre dentro das regras do que o CFM permite. Mostre os seus equipamentos e apresente seus benefícios e vantagens, mas nunca os trate como se fossem os “únicos” do mercado ou os “melhores do mercado”. Esse tipo de linguagem não é permitida

Foque bastante no conforto que o paciente terá ao ser atendido. Nesta pandemia, por exemplo, muitas clínicas correram para adaptar o seu local de atendimento para receber os clientes e mostraram como os protocolos de segurança poderiam ser atendidos naquele local. Faça algo semelhante, mas focado também fora desse período único de pandemia.

5. Lives com os especialistas

Toda semana, sua clínica pode realizar uma live com os seus muitos especialistas. A ideia é gerar movimento nas redes, mas também construir autoridade, especialmente em relação a assuntos mais complexos e de especialidade da sua clínica.

Isso ajudará a atrair mais pacientes e gerar mais engajamento, melhorando a taxa de conversão e de novos agendamentos.

Agora que você já viu o que postar nas redes sociais para clínicas, poderá colocar essas estratégias em prática e coletar mais engajamento dentro das plataformas. Lembre-se de que, no caso de clínicas médicas, o engajamento costuma se converter em novos agendamentos, especialmente se a estratégia for muito bem feita.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo se tiver dúvidas sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X