Quanto tempo demora para iniciar a colheita do café?

Quanto tempo demora para iniciar a colheita do café?

O consumo de café no Brasil e no mundo é muito grande, por isso, quem está pensando em empreender nesse ramo cafeeiro e não sabe quanto tempo demora para a o início da colheita, pode acompanhar este artigo, onde falaremos sobre isso e sobre tudo que envolve esse mercado que promete altos lucros para quem investe nisso.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o café faz parte do cotidiano de 76% das famílias brasileiras e, cada indivíduo pode tomar de 2 até 4 xícaras do produto, tornando essa bebida uma das mais consumidas no país, seja quente, seja gelada.

Oportunidade de empreendedorismo cafeeiro no Brasil

Atualmente, o Brasil é o maior produtor de café no mundo e exporta para todo o planeta o excedente de sua enorme produção de grãos.

Portanto, a oportunidade para quem pensa em investir nessa área é altamente lucrativa, visto que as pessoas não parecem que deixarão de consumir essa bebida que é tão querida no mundo.

Basta saber quanto tempo demora para iniciar a colheita do café e fazer os cálculos necessários para entender quanto deve ser investido para que o retorno apareça na época da safra, pois, uma certeza já temos: o lucro é certo.

A pessoa que pensa em investir na agricultura cafeeira no Brasil, pode ter a certeza que esse ramo já está consolidado no mercado mundial e tem um lastro de sucesso estável com competições internacionais de degustação que elevam ainda mais o nível de variedade do produto brasileiro.

Entenda sobre a plantação de café para o empreendedorismo

A plantação de café no Brasil é responsável por exportar milhares de toneladas todos os anos para o exterior, por isso, entender sobre como é produzido esse alimento em solo nacional é imprescindível para quem pensa em ganhar dinheiro com essa bebida, seja no plantio, seja na comercialização.

Os pés de café são muito bem adaptados ao nosso solo e ao clima brasileiro e, por isso, é cultivado em quase todo o território nacional, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Paraná, estados onde encontramos as maiores safras do produto agrícola.

O café é tão importante para o empreendedorismo brasileiro que, atualmente, existem diversas franquias que podemos aderir para ganhar dinheiro e que já estão consolidadas em nosso mercado da bebida.

Mas, uma coisa é certa: seja o café fazenda floresta que vende as máquinas e os produtos, seja o Starbucks, rede mundial de produtos que utilizam essa matéria-prima na comercialização de bebidas, todos já entenderam o potencial de lucro que essa commodity oferece para qualquer mercado no mundo.

A plantação de café é um processo complexo, por isso, exige diversos cuidados que vão desde a escolha até o manejo durante a fase de plantação e de colheita dos grãos.

Além disso, como existem diversas variedades desses produtos, o produtor deve ter muito conhecimento acerca da sua plantação para que saiba quais agrotóxicos serão usados e quais as necessidades de uma vasta plantação.

Quanto tempo demora para iniciar a colheita do café?

No empreendedorismo, devemos entender quanto tempo demora para iniciar a colheita do café, afinal é nessa fase do processo que os grãos começam a ser vendidos e o retorno sobre o investimento (ROI) começa a aparecer, mantendo assim, o negócio lucrativo.

Como sabemos, a planta é bem adaptada às nossas condições climáticas brasileiras, portanto, o produtor precisa desenvolver técnicas que aprimorem essa produção com o tempo, principalmente quando se trata de cultivo para fins comerciais.

Vale lembrar que, quando se pensa em comercializar o café, a qualidade deve ser o diferencial que conquistará os clientes pelo sabor e pelo aroma do produto.

Mas, quem pensa em empreender com a colheita do café no campo mesmo, deve seguir os passos abaixo.

Escolha o melhor local para plantar

Primeiramente, devemos entender que o café precisa de uma boa terra e, por isso, escolher uma região onde já existem produtores desses grãos é indispensável para o futuro do negócio.

Locais com fortes ventanias, sobretudo as frias, devem ser evitados, pois, esses grãos são muito prejudicados pelo frio, por isso que a Europa importa tanto café, já que o clima lá é muito mais gelado.

Além disso, a terra não pode ter sido usada para a plantação de cafezais por 5 anos anteriores, já que isso pode ser um facilitador do aparecimento de pragas e moléstias relacionadas aos detritos que restam no solo.

Colheita do café

Os cafeeiros podem ser colhidos quando os grãos já possuem tamanhos médios e a plantação apresenta 20% de cor verde e o processo de retirada do produto das plantas pode ser manual ou mecânico.

Para isso, os grãos devem ser retirados dos galhos, tomando o devido cuidado para que eles não sejam danificados no manuseamento, pois isso causa a perda de sabor, tornando-os inúteis para o consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X