Primeira habilitação? Veja como tirar sua carteira de motorista!

Primeira habilitação? Veja como tirar sua carteira de motorista!

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessário passar por uma formação de condutores. Há certo nervosismo envolvido nisso, pois existe a prova teórica e a prova prática para tirar a carteira de motorista.

De acordo com o artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro, todo condutor que busca a habilitação deve passar pelas etapas de formação. Contudo, é normal que algumas pessoas sejam reprovadas e precisem realizar o processo de novo.

Não quer passar por isso? Então prossiga com a leitura e confira algumas dicas para você!

  1. Como ocorre o processo de formação dos condutores?

Antes de aprender a lidar com as provas da formação, é necessário compreender como ocorrem as provas. E como ocorrem?

  1. Primeiro, é necessário que apresente seus documentos no Centro de Formação de Condutores (CFC), que precisa ser habilitado para começar sua formação. Nesse momento, você também deve pagar as taxas iniciais.
  2. Depois, são realizados os testes de aptidão física, que são os exames médicos, e o teste mental, que é o exame psicotécnico. É necessário ser aprovado em ambos para prosseguir.
  3. Após isso, ocorre o curso teórico, no qual deve ter frequência obrigatória dentro das 45h/aula. Ele precisa ser realizado para poder participar da prova teórica.
  4. Você deve ser aprovado na prova teórica do Detran, acertando 70% das questões (21 de 30 questões) dentro do tempo de 40 minutos.
  5. Depois, ocorre o curso prático de direção ou simulador, que possui um total de 20h/aula.
  6. Por fim, ocorre o exame prático de direção, também conhecido como prova de rua. Ao ser aprovado, basta realizar o pagamento das taxas finais.
  7. Como é a prova teórica do Detran?

Ela é uma prova que só pode ser realizada após o curso teórico para as categorias A e B. Ela engloba os conteúdos do curso, como:

  • Legislação de trânsito;
  • Direção Defensiva;
  • Meio Ambiente e Cidadania;
  • Funcionamento do Veículo;
  • Primeiros Socorros.

A prova apresenta 30 questões de múltipla escolha e tempo de 40 minutos para ser realizada – o tempo pode ser maior, dependendo do estado brasileiro. Se reprovar, pode realizar novamente a prova 15 dias depois da última avaliação.

Sendo assim, é de suma importância que o candidato realize várias vezes o simulado detran antes do dia da prova.

  1. Como é a prova prática do Detran?

Após realizar a prova teórica, é necessário usar o simulador, se o seu estado brasileiro utilizar, ou cumprir com o curso prático de direção. Para a categoria B (carros), são 25h/aula, enquanto para a categoria A (motos), são 20h/aula de curso prático.

Após ele, ocorre o último teste: o exame prático. Ele é diferente para as categorias, funcionando da seguinte forma:

  • Para carros: há duas etapas, que envolvem estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural. O tempo para a baliza é de 2 a 5 minutos;
  • Para motos: ocorre em uma pista destinada ao exame, que envolve obstáculos.

Em ambos os exames, existem as faltas eliminatórias, que eliminam o candidato, e outras que determinam pontos (mais de 3 pontos = reprovação).

  1. Conclusão

No fim, a dica máxima para realizar as provas é sempre manter a calma e ter atenção plena na direção e na prova. Afastar o nervosismo e manter o foco são elementos cruciais para boas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X