Como fazer um bom plano de aula

Como fazer um bom plano de aula

O plano de aula é um dos principais documentos de um professor, que determina como será sua aula.

Caso você esteja começando agora, e deseje saber algumas dicas que possam ajudar você a fazer um plano de aula de forma muito fácil, simples e organizada, então você deve continuar de olho no artigo, pois a seguir, além de poder entender melhor como funciona o plano de aula e qual é a sua importância na vida do professor, você ainda irá obter dicas e um passo a passo para fazer um plano de aula, que será bastante útil para ajudar você.

Lembrando que ainda mostraremos um bom exemplo para você e através dele, será possível que você pratique e veja como é fácil montar o seu plano de aula. Então, continue de olho e saiba mais!

Sugestão de leitura: plano de aula de acordo com a BNCC.

O que é um plano de aula?

O plano de aula se trata de um dos principais documentos e ferramentas que o professor possui, pois, é através dele, que ele consegue determinar o objetivo de sua aula e planejar tudo que irá fazer durante ela, para conseguir abordar todo o assunto selecionado, de forma explicativa.

Qual a importância de um plano de aula?

Uma aula bem planejada e realizada de forma organizada e seguindo o plano de aula, pode-se dizer que ela é uma boa aula, antes mesmo de ela acontecer.

É este o motivo que leva um plano de aula a ser tão importante e, por este motivo, você não pode deixar de fazer um plano de aula, pois ela poderá ser bastante útil para você e te auxiliar bastante. 

Como fazer um plano de aula passo a passo

Agora que você já sabe a importância que um plano de aula possui e já entendeu para que ele serve, chegou o momento de você saber como fazer um plano de aula bom e que realmente sirva para ajudar você. A seguir, você vai conferir um passo a passo seguido de dicas, que irão te ajudar a fazer um plano de aula de forma prática e muito simples.

Dados de identificação

Primeiramente, o que precisa está incluso no seu plano de aula, são os dados de identificação. Ou seja, você precisa informar o seu nome, a turma na qual o plano de aula se dirige e a matéria (isso vale para aqueles que lecionam em muitas turmas e mais de uma matéria)

Reflita sobre o público-alvo

Antes de iniciar, veja e reflita em qual é o seu público-alvo, pois o seu plano de aula deve ser feito de acordo com o público no qual a sua aula se dirige. Portanto, se a sua turma é de alunos de 3 anos, por exemplo, busque atividades que se encaixem com o público, para que os alunos possam entender a aula e executar suas atividades.

Escolha o tema da aula

Você também deverá escolher um tema para a sua aula. Ou seja, você precisa definir o que será abordado em sua aula. Um exemplo: para a aula de Ciências, o tema da aula pode ser “Os seres vivos e não-vivos”, ou outros.

Defina o objetivo a ser alcançado

Com certeza, ao abordar um determinado tema em sala de aula, o professor tem alguns objetivos que visa serem alcançados, por isso, defina quais são os objetivos que você deseja alcançar ao lecionar sua aula.

Defina o conteúdo a ser abordado

Estando ele diretamente relacionado e ligado ao tema da aula, o conteúdo também deve ser mencionado no seu plano de aula. 

Decida a duração da aula

Você também precisa criar uma espécie de cronograma, que consiga ajudar você a determinar a duração da sua aula, levando alguns pontos em consideração, e assim, definindo os demais pontos de acordo com o tempo de duração da aula, para que, por exemplo, você não acaba colocando conteúdo demais, em uma aula com pouca duração.

Selecione os recursos didáticos

Algo que também precisa ser definido no seu plano de aula, são os recursos didáticos que você irá utilizar para realizar a sua aula. Alguns exemplos de recursos didáticos são:

  • Jogos;
  • Músicas;
  • Projetor;
  • Lápis de cor;
  • Notebook/computador;
  • Mapa;
  • Entre outros.

Defina a metodologia a ser utilizada

Você ainda deverá definir o método que irá utilizar para realizar suas aulas. Ou seja, você poderá escolher se deseja realizar um seminário com os alunos, se deseja montar uma peça, se prefere utilizar um filme para explicar determinado assunto, entre outros.

Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos

As formas de avaliação dos alunos são diversas, e em cada tema ou em cada conteúdo repassado para os alunos, você poderá utilizar formas diferentes de avaliação, seja através de provas escritas ou orais, através de trabalhos em grupo ou individuais, entre outras formas de avaliação.

Informe as referências utilizadas

E por fim, o que você também precisa deixar informado no seu plano de aula, são as referências que você utilizou para montar a sua aula. Sendo assim, se você utilizou livros, você deve adicionar no seu plano de aula qual foi o livro utilizado, além de sites, documentos e outros.

Modelo de plano de aula

Chegando ao fim do nosso artigo, iremos apresentar para você, um modelo de como fazer um plano de aula, que irá te ajudar bastante na hora de montar o seu, facilitando bastante.

Confira esse modelo a seguir e imprima-o ou escreva no seu caderno de planos de aula para utilizá-lo depois. Veja:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X