Loja de bicicletas: vale a pena montar uma?

Loja de bicicletas: vale a pena montar uma?

A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou diversos setores da sociedade. No entanto, o mercado de bicicletas foi uma das áreas que conseguiu superar a crise sanitária.

Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), a cidade de São Paulo registrou um crescimento de 66% no comércio, sendo maior que a média nacional, que atingiu 50%. Diante desse cenário, é possível dizer que vale a pena montar uma loja de bicicletas, especialmente em terras paulistas.

O mercado acredita que o sucesso de vendas tem ligação com a crise da pandemia e o perfil dos novos clientes.

Atualmente, as pessoas que compram uma bicicleta utilizam esse meio de transporte para fugir das aglomerações que são bastante frequentes em trens, metrô e ônibus.

Existe ainda a parcela de consumidores que escolheram a magrela como atividade física, uma vez que as academias não funcionaram durante o isolamento social. Afinal, é possível emagrecer andando de bike.

A baixa circulação de veículos durante a crise sanitária trouxe mais tranquilidade para os ciclistas no trânsito, promovendo o uso frequente das bikes nos centros urbanos.

Baixo investimento para iniciar um negócio

Outro ponto positivo do mercado de bicicletas é que não é necessário fazer um alto investimento para iniciar nesse tipo de negócio.

Geralmente, um empreendedor consegue abrir um estabelecimento com R$ 5 mil e quase R$ 20 mil reais para trabalhar com o estoque.

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, a estrutura do negócio não pesa muito no bolso se for comparado com outras possibilidades. Afinal, o empreendimento exige pouco mobiliário e não tem máquinas complexas.

Na verdade, o principal desafio é em relação ao custo do ponto comercial, que não pode ser escolhido de qualquer forma. É fundamental dar preferência para locais em que há um alto fluxo de clientes.

Para iniciar nesse negócio, é essencial investir nos seguintes equipamentos.

  • Vitrines, gôndolas, araras e suportes de parede para bicicletas;
  • Balcão vitrine;
  • Compressor de ar;
  • Máquina de vulcanização;
  • Máquina de solda;
  • Máscara para solda;
  • Morsa tipo prensa;
  • Bancada de apoio;
  • Armários com escaninhos;
  • Caixa de ferramentas com chave de fenda, chave de roda, alicate, chave de grifo, martelo e parafusos;
  • Computador;
  • Telefone;
  • Impressora;
  • Máquina de cartão.

Conhecimento é a chave do sucesso

Para trabalhar nesse tipo de negócio, você precisa conhecer os principais detalhes sobre o mercado. A orientação vale tanto para os profissionais experientes quanto para aqueles que estão iniciando na área.

A busca pelo conhecimento é importante porque ajuda a entender com mais clareza como funcionam os estabelecimentos da região, quais são as características, ponto forte e ponto fraco, comportamento dos clientes, entre outras questões.

Uma forma interessante de fazer esse processo é buscar os estabelecimentos que existem em sua região. Análise como é a rotina, o atendimento ao cliente, quais são os itens comercializados, qual é o papel do marketing e como eles atuam nas redes sociais. 

Nunca é demais deixar claro que esse processo não é utilizado para copiar as ações que são desenvolvidas pela empresa. É apenas uma pesquisa de campo para servir como inspiração na execução dos seus projetos. A partir daí, será mais fácil tirar a sua ideia do papel.

Em um primeiro momento, poderá surgir alguns desafios para montar a sua bicicleta, como escolha dos fornecedores, relacionamento com o cliente e estratégia de marketing.

Na hora da tomada de decisões, busque o máximo de informações possíveis e analise os dados com cuidado. Aos poucos, perceberá que o processo é mais simples do que parece.

Agora que você já sabe que vale a pena loja de bicicletas vale a pena montar uma, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o sucesso do seu empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X