Como se tornar freelancer online: melhores sites para trabalhar

Como se tornar freelancer online: melhores sites para trabalhar

Com o desemprego causado pela pandemia de Covid-19, muitas pessoas precisaram se reinventar e buscar formas alternativas de emprego, como se tornar um freelancer online, enquanto outras já sonhavam há muito tempo com essa possibilidade, ou seja, trabalhar de forma online, para si mesmo, sem depender de um empregador ou de uma pessoa de nível hierárquico maior que o seu. Tudo isso foi proporcionado pela internet e pelos avanços tecnológicos enfrentados nos últimos anos.

E foi justamente pensando nessa ideia de trazer formas de se tornar um freelancer online, que nós optamos pela criação do presente artigo, de modo a explicar melhor o que é um freelancer online, bem como quais são as suas atividades e os melhores sites para trabalhar. Dessa forma, se você quer se tornar um freelancer e saber quais os melhores locais para se trabalhar, nossa equipe recomenda que continue conosco na leitura deste artigo e saiba como.

O que é um freelancer?

São prestadores de serviços independentes, não assalariados, também conhecidos como freelancers, que geralmente trabalham temporariamente ou a pedido, podendo trabalhar pessoalmente ou online. Obviamente, nem todo campo profissional é adequado para freelancer, mas certamente existem muitas possibilidades. Em síntese, podemos dizer que se trata de um profissional prestador de serviços que não possui um vínculo com nenhum empregador, fazendo-o apenas em caráter de eventualidade.

Como trabalhar como freelancer?

Se você começar nesse tipo de serviço, um dos meios de se conseguir seu primeiro serviço é aparecer em um espaço na internet. Existem várias páginas na internet onde é possível se registar como freelancer. Através desses sites, as pessoas ou empresas podem encontrar outros profissionais, de acordo com as suas necessidades, devido ao fato de ser um trabalho informal. Uma ótima estratégia é se cadastrar em vários sites, para aumentar as possibilidades de conseguir um trabalho como freelancer, bem como evitar de depender apenas de um cliente para ter a sua renda auferida.

Melhores sites para trabalhar como freelancer

A seguir, separamos os melhores sites para trabalhar como freelancer online:

Freelancer.com

trabalhar como freelancer online

Freelancer.com é uma das maiores plataformas para este grupo de trabalhadores em todo o mundo, operando em mais de 200 países / regiões. Claro, existem igualmente trabalhos e oportunidades para diferentes profissionais nas áreas de marketing, engenharia e processamento de dados, desenvolvimento de software, contabilidade e serviços jurídicos no Brasil e no exterior. Você pode se cadastrar de forma gratuita e concorrer a milhares de trabalhos publicados todos os dias.

Com uma conta grátis, o usuário pode acessar algumas ofertas de projetos e já pode enviar propostas, mas se quiser, pode assinar um dos 5 planos de adesão com algumas vantagens adicionais.

A plataforma também oferece avaliações de clientes, espaços para publicações de trabalhos, concursos, divulgação de projetos, desafios e muito mais, em que os usuários podem ganhar pontos, melhorar os níveis de recrutamento e receber recompensas ao concluir tarefas.

Workana

Outro site onde você pode conseguir um trabalho como freelancer é Workana. Não é apenas uma plataforma para produtores de conteúdo, mas também uma plataforma para outros freelancers, como design, TI, tradução, finanças, etc. Nele, o interessado divulga o trabalho que está procurando, bem como suas características e objetivos. Com isso, os profissionais freelancers entrarão em contato e enviarão sugestões, incluindo o valor do serviço, tempo de conclusão e outros requisitos do cliente.

A vantagem é que existem muitas opções. Dezenas de empresas solicitam trabalho todos os dias. Porém, como nem tudo é perfeito, a competição é acirrada. Com isso, não é difícil constatar que redatores aceitam trabalhar por valor irrisório, apenas para poderem concretizar a transação. Embora seja tentador, é recomendável não cair na armadilha, pois essa atitude não valoriza em nada o nosso esforço e desvalorizará todo o mercado.

Up Work

plataformas freelancer

Aqui, temos uma plataforma bastante utilizada por usuários do exterior. Ela permite que diversos tipos de freelancer online se cadastrem, tais como engenheiros de software, desenvolvedores, designers, redatores e muito mais. Com isso, os clientes podem postar os pedidos e aguardar que os profissionais entrem em contato. A partir daí, eles podem combinar os valores e demais detalhes a respeito do pedido.

Geralmente, o site adota um valor base para cada hora de trabalho ou diretamente por todo o pedido. No que tange ao pagamento, ele é feito pela plataforma, fazendo com que esse processo se torne muito mais simples e seguro. Entretanto, como na maioria dos sites e nesses que foram citados anteriormente, a plataforma cobra uma porcentagem do valor do trabalho.

É interessante ter em mente que o site não possui tradução para português, sendo necessário que o interessado tenha conhecimento na língua inglesa. Há a possibilidade de encontrar redatores freelancers brasileiros também, que podem trazer demandas na nossa língua nativa.

VinteConto

freelancer online

Nessa plataforma, os próprios profissionais são responsáveis por anunciar os seus serviços. A VinteConto aceita diversas ofertas, relacionadas principalmente a tradução, escrita, edição de vídeos, design, consultorias e marketing digital. Conforme sugere o nome, a plataforma cria uma ideia de que cada serviço ofertado tenha um valor de no R$20. Dessa forma, por possuir um preço relativamente baixo, a concorrência também é extremamente elevada, fazendo com que o candidato crie estratégias para se diferenciar dos outros que estão anunciando na plataforma.

De início, é recomendado investir em divulgação, de modo a apresentar todas as habilidades do usuário, bem como criar algumas palavras-chave.

Trampos.co

Outra boa plataforma para freelancer online, que funciona de maneira bastante parecida com um currículo online. Através dessa plataforma, os profissionais podem descrever formações, cursos, habilidades, pretensões profissionais e muito mais. Através dessa plataforma, as empresas podem ver quais são os perfis dos candidatos e encontrar aqueles que melhor se adéquam às suas necessidades momentâneas. Os trabalhos encontrados são variados, sendo possível encontrar analistas de mídia, profissionais do setor de TI, redatores e várias outras. Com isso, a aproximação do interessado e do freelancer se torna muito mais simples, facilitando encontrar pessoas adequadas para as vagas certas.

BID Digital

Para fechar a nossa indicação de melhores sites para freelancer, temos o BID Digital, uma plataforma responsável por aproximar o freelancer das empresas e outros empreendedores, afim de facilitar o contato entre as partes envolvidas na negociação. Nela, o freelancer poderá ofertar os seus serviços, enquanto o contratante poderá indicar quais serviços está precisando no momento. Dessa maneira, ambos podem encontrar-se e fechar uma parceria de sucesso..

Na plataforma, quando uma empresa fecha  negócio com um freelancer, ela se torna a responsável pelo pagamento do prestador do serviço, e o BID Digital só garante que esse pagamento chegará até o freelancer, tudo isso com toda segurança, evitando os velhos golpes.

Além do mais, a plataforma freelancer permite que o freelancer tenha liberdade no momento de fechar com a empresa os serviços que serão executados, bem como os valores a serem cobrados. A confidencialidade é marca registrada da empresa, que toma todos os cuidados referentes a segurança da informação e dos dados, tanto do freelancer quanto da empresa/cliente que pretende fechar os seus serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar