Entenda como o português pode te ajudar a aprender inglês

Entenda como o português pode te ajudar a aprender inglês

O estudo da língua inglesa vem se tornando algo recorrente a cada dia mais. Isso se deve ao fato de que essa língua é considerada a mais importante.

Hoje em dia, profissionais de destaque no mercado de trabalho são aqueles que possuem cursos de inglês em seu currículo e que estão sempre estudando para estarem por dentro dos conhecimentos acerca da língua.

Isso pode ser explicado pelo fato de que o inglês é a língua universal, logo, quanto maior o nível de domínio que o trabalhador exerce sobre a língua, maiores são as chances dele conseguir cargos mais elevados dentro de uma empresa.

Por que dar preferência para o inglês e não para outras línguas?

O inglês está presente em diversos lugares do mundo. É um idioma que já é integrado à nossa cultura e que tem influência em inúmeras esferas do nosso cotidiano.

Além disso, para pessoas que gostam de se aventurar e que estão sempre querendo conhecer novos lugares, é fundamental que tenham, pelo menos, um conhecimento básico em inglês.Isso facilitará a comunicação, fazendo com que as informações fiquem bem claras e que não haja mal entendidos.

Benefícios de aprender inglês

Além de facilitar momentos de viagens e impulsionar trabalhadores ao mercado de trabalho, existem outros benefícios que podem decorrer do aprendizado acerca da língua, tanto para criança, quanto para jovens, adultos e no que diz respeito aos negócios. Confira a seguir alguns deles:

Para as crianças

É evidente que, quanto mais cedo a criança começar a exercer domínio sobre a língua inglesa, mais facilidade ela terá com o idioma lá na frente.

Além disso, o aprendizado da língua inglesa na infância tem papel fundamental no desenvolvimento da concentração e do raciocínio.

Para jovens e adultos 

Nos jovens e nos adultos essas vantagens são vistas à medida que, conforme mais domínio o indivíduo exercer sobre a língua, mais chances ele encontrará de se destacar e de se dar bem profissionalmente.

Ademais, quanto mais o indivíduo se empenhar em aprimorar seus níveis de inglês, mais possibilidades ele encontrará de subir de cargo dentro de seu ambiente de trabalho.

No mais, para os jovens, o domínio sobre a língua inglesa pode mostrar ser vantajoso para a realização de um intercâmbio, por exemplo. O que facilitará os processos de comunicação, fazendo com que o jovem consiga se virar e não passe por nenhum tipo de perrengue.

Para os negócios 

No ramo dos negócios, o inglês também exerce bastante influência quanto a qualificação dos empregados.

É importante ainda, salientar que, profissionais que estão sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos podem se destacar na hora de concorrerem a uma vaga de emprego, ou até mesmo na hora de ocuparem cargos mais elevados.

Além disso, dados comprovam que, brasileiros que exercem maior domínio sobre a língua inglesa podem ganhar salários altos já no início de suas carreiras. 

O português ajudando a aprender inglês 

Um ponto importante, que vale ser destacado quanto ao aprendizado da língua estrangeira é o domínio, antes de tudo, da nossa língua falada, o português.

Muitas escolas, cursos e até mesmo professores de inglês não permitem que os alunos falem em português durante as aulas, entretanto, isso pode não ser tão vantajoso para o aprendizado.

Falar inglês através do português pode trazer mais facilidade para muitos alunos. Isso pode ser possível porque, é fato que, uma pessoa que domina a língua portuguesa e suas variações conseguirá absorver melhor os conteúdos em inglês se poder trazer para seu idioma falado.

O aprendizado através desse método é chamado de transferência linguística e consiste na ideia de usar o idioma nativo para aprender um novo idioma, no caso, o inglês.

Além disso, esse método de estudo foi criado com base em dados que revelam muita similaridade entre palavras escritas em português e escritas em inglês, ou apresentam prefixos iguais.

Isso facilita também na pronúncia, visto que, muitas palavras são pronunciadas de maneira igual ou semelhante em português e no inglês.

Dicas para aprender inglês

Apesar de parecer difícil, o inglês é uma língua fácil e simples de aprender. Assim como com qualquer outra matéria, basta que o estudante se empenhe.

A seguir, separamos uma lista com algumas dicas que podem ser úteis para aprender inglês e que, se levadas em consideração, farão com que o estudante alcance altos níveis de domínio sobre a língua inglesa. Confira:

  • Dê preferência para leituras de conteúdos em inglês;
  • Faça anotações de palavras que você ainda não domina;
  • Busque conversas em inglês com pessoas que domina a língua;
  • Procure por canais no youtube que falem em inglês;
  • Não tenha medo de fazer perguntas.

Assim, seguindo algumas das dicas fornecidas neste artigo, não tendo medo de trazer o português para o inglês e se empenhando, os estudantes conseguirão facilmente aumentar seu nível de domínio acerca da língua inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar