Encomenda extraviada pelos Correios: de quem é a responsabilidade?

Encomenda extraviada pelos Correios: de quem é a responsabilidade?

Quem está sempre online sabe que, atualmente, o e-commerce tem crescido exponencialmente e sabe também que o processo de entrega de produtos passa, muitas vezes, pelo Correios, empresa estatal responsável pelo envio de qualquer objeto no Brasil, mas, e quando temos a encomenda extraviada pelos Correios de quem é a responsabilidade?

É pensando em quem já comprou ou está vendendo um produto que não chegou onde deveria que escrevemos este artigo, afinal, apesar de ser mais prático comprar e vender pela internet, devemos nos atentar a esse problema que pode fazer com que nossos clientes não comprem mais nada em nossa loja virtual.

Vamos entender, então, quais os procedimentos que devem ser realizados em caso de termos a nossa entrega extraviada por essa agência.

Vendi um produto, mas tive a encomenda extraviada pelos Correios de quem é a responsabilidade?

Quando somos os clientes, não temos culpa nenhuma, afinal, a nossa encomenda não chegou e não temos culpa nenhuma, mas, quando vendemos, infelizmente quem tem a perder somos nós mesmos.

Deixamos nosso produto vendido nas mãos dos Correios e, por algum motivo, esse produto não chegou onde deveria que é na casa do consumidor e isso traz muitos prejuízos para nossa loja, afinal, um cliente não voltará a consumir nossos produtos depois de se decepcionar com uma compra.

O correios é uma das maiores empresas de logística do mundo, mas isso não o faz ser imune a problemas, afinal, os operadores dos correios não são tão precisos quanto os robôs digitais que eles operam.

Quem trabalha no e-commerce, sabe que não é normal deixar de entregar um produto para um cliente, pois isso pode acarretar muitos problemas para a empresa que está anunciando o produto.

Mas, o que fazer se acontecer o extravio de alguma entrega?

Primeiramente, devemos entrar em contato com o cliente antes que ele saiba que sua encomenda se perdeu, pois a transparência de uma empresa é o que mais irá garantir a satisfação dos consumidores.

Dessa forma, nenhuma das partes poderá alegar que não sabia do ocorrido, fazendo-se de desentendido ou confuso.

Mas, devemos informar sem tentar mascarar o problema ou a situação, para que o cliente não se sinta enganado mais ainda e processe nossa empresa.

Devemos falar a verdade e contar tudo que está acontecendo, sempre afirmando que estamos tomando as medidas possíveis para corrigir o problema rapidamente.

Procure as soluções possíveis

Não adianta se perguntar sobre encomenda extraviada pelos Correios de quem é a responsabilidade, antes de procurar as soluções possíveis, já que o cliente não quer saber de quem é a culpa, mas sim a sua encomenda chegando em casa.

Para tentar manter um pouco a satisfação de seus clientes, o vendedor deve demonstrar que está fazendo tudo que pode para entregar esse produto extraviado para o comprador.

Não adianta avisar o cliente que a agência é a culpada e que isso acontece com muita gente, afinal, isso só aumentará a insatisfação do cliente com a empresa que está se isentando de responsabilidade.

Por isso, quando uma encomenda não chega ao cliente, entre em contato rapidamente para oferecer algumas dessas opções para essa pessoa:

  • Devolução do dinheiro;
  • Envio de um produto igual ou similar;

Quando chegamos nessa parte do processo, é necessário um bom diálogo com o cliente para entender em que nível de insatisfação essa pessoa está com a empresa, afinal, cada pessoa reage de um jeito aos problemas como esse e, por isso, é preciso cautela para abordar esse cliente.

Reclame na ouvidoria dos Correios

Em um primeiro momento, devemos procurar os clientes, mas não adianta nada falar com o destinatário sem procurar a agência responsável pelas entregas.

No caso, estamos falando dos Correios, por isso, devemos procurar a ouvidoria desta empresa para explicar o ocorrido e quais as soluções que ela nos apresenta.

Devemos expor o assunto: encomenda extraviada pelos Correios de quem é a responsabilidade, para que a agência tome as medidas cabíveis para sanar o problema.

Afinal, se o produto não aparece, é na ouvidoria que pediremos o reembolso da agência estatal, afinal, estava em posse dela o produto em questão.

Além disso, a agência Correios tem uma tabela de reembolso que marca o valor de acordo com cada produto desaparecido e, dependendo desse preço, é necessário emitir um B.O (Boletim de Ocorrência) na delegacia.

Tome as medidas certas

Imprevistos acontecem e, em algum momento temos a encomenda extraviada pelos Correios de quem é a responsabilidade é só a ponta do problema.

Por isso, devemos sempre prestar atendimento ao cliente que, muitas vezes, já pagou pelo produto e está muito aborrecido com esses problemas que acontecem.

A imagem da empresa está ligada à conduta que ela apresenta na internet, por isso devemos zelar por ela, para continuar vendendo cada vez mais.

E, quando acontecer de termos a encomenda extraviada pelos Correios de quem é a responsabilidade? A responsabilidade pode até ser da agência estatal, mas a imagem que se desvaloriza é do vendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X