Conheça os tipos de educação financeira

Conheça os tipos de educação financeira

A educação financeira visa orientar os consumidores a administrar e tomar as decisões corretas com seu dinheiro. Essa é a forma mais eficiente de qualquer pessoa entender os mercados financeiros com uma forma mais simples sobre o assunto, ou pelo menos cuidar cada vez melhor das suas finanças.

Para isso, a educação financeira lança as bases para que as pessoas aproveitem cada vez melhor as oportunidades. Portanto, tenha como objetivo construir novos hábitos, realizar seus sonhos, melhorar sua qualidade de vida e garantir um futuro melhor.

 Mas o que é educação financeira?

A OCDE, sigla para Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, define educação financeira como o processo pelo qual os indivíduos aprendem a fazer as melhores escolhas e possam aprender melhor sobre como compreender plenamente a economia.

Como resultado, você pode melhorar a sua compreensão dos riscos de produtos, conceituais e financeiros.

Assim, estudando finanças, qualquer pessoa poderá desenvolver as devidas habilidades com o objetivo de gerenciar um orçamento e a confiança para aproveitar as melhores oportunidades dentro da área.

O ensino de finanças no Brasil

No Brasil, lidar com questões financeiras não é um tema amplamente discutido nas escolas.

De fato, somos cada vez mais afetados pelo consumo excessivo sem perceber o impacto desse comportamento em nossas vidas.

Como resultado, crianças consumistas crescem com comportamento financeiro descontrolado, o que reduz muito a qualidade de vida dessas pessoas .

Porém, as coisas vêm mudando muito em quando compramos há alguns anos.

O nível da educação financeira no Brasil aumentou com o interesse pelas questões financeiras e econômicas.

No entanto, a grande maioria das pessoas ainda não sabe o que aprender através de Cursos online em suas ações cotidianas.

Isso se reflete nos resultados de pesquisas que mostram que diversas famílias brasileiras ainda estão endividadas ou inadimplentes.

Que tipos de educação financeira existem?

De acordo com a Pesquisa Global de Educação Financeira da S&P, o Brasil fica atrás de 73 países em educação financeira.

Se os brasileiros tivessem uma oportunidade de conhecer melhor o mundo financeiro, os problemas como o endividamento excessivo poderiam ser evitados ou até diminuídos.

Nunca é tarde para estudar, e você pode aprender mais sobre a educação financeira e assim melhorar a situação financeira. Portanto, indicamos que você faça  Cursos Online da área, com o objetivo de melhorar as suas questões financeiras.

Educação finanças pessoais

O conceito dessa modalidade de ensino trata das finanças pessoais do indivíduo, dos fundamentos do planejamento financeiro e na melhoria da qualidade de vida pessoal e familiar.

Para isso, existem alguns passos básicos que lhe permitirão construir assim uma boa organização financeira, como, por exemplo:

  •  pagar contas atrasadas;
  • estabelecimento de metas financeiras;
  •  formular planos de despesas;
  • Crie reservas de oportunidades.

No entanto, muitos acham difícil seguir esses passos devido à sua imersão vitalícia dentro da sociedade consumista.

Para ajudar com essas dificuldades, existem consultores financeiros pessoais.

Os consultores podem ser contratados com o objetivo de resolver problemas financeiros específicos e assim evitá-los.

Essa relação se desenvolve a partir do alinhamento dos seus objetivos pessoais e da realidade, ou seja, de suas prioridades financeiras.

Suas atividades incluem assistência dentro da gestão de ativos e de investimentos.

Por isso, seja sozinho ou até com um auxílio profissional, buscar a educação em finanças pessoais é a forma mais eficaz de ganhar mais segurança financeira.

Educação financeira da família

Muitos sentem que, por causa de seu equilíbrio financeiro, eles estão prontos para começar um investimento, casar e até gerenciar novas despesas.

Porém, à medida que a economia cresce, diversas pessoas acabam encontrando muitas dificuldades não só para pagar o casamento, mas o custo da casa nova, e a chegada de filhos.

Se você deseja construir uma família, saiba que desde cedo as crianças devem saber do impacto do consumo no meio ambiente e no bolso dos pais.

Então, idealmente, todos os membros estão envolvidos nas finanças da casa em seus próprios termos e responsabilidades.

Dentro da educação financeira familiar, temos:

  • Arranjos financeiros para o casal;
  • Como educar os jovens sobre finanças;
  •  Investimento para criar um filho;
  • Mensalidade escolar;
  • Correlação da poupança agregada;
  • Cuide dos bens da família.

Com algumas pequenas mudanças de hábitos, as famílias poderão manter os seus objetivos, permitindo assim que diversas crianças desenvolvam a maturidade financeira, com a finalidade de se tornarem adultos financeiramente organizados.

A integração afeta diretamente a comunicação dentro da família, melhorando o relacionamento entre todos os membros da família.

Educação financeira empresarial

Nos últimos três anos, o Brasil fechou mais empresas do que abriu, segundo dados do IBGE.

Esse fato representa mais de 300.000 empresas que faliram, perderam mais de 3 milhões de vagas de emprego e perderam salários médios mensais.

Claro, existem várias razões para que isso aconteça, mas entre elas não há dúvida de que não temos conhecimento das finanças empresariais.

Sem esse conhecimento, muitos empreendedores não entendem como funciona o sistema financeiro.

Isso inclui os riscos, os tipos de produtos, os serviços e as oportunidades que melhor se adaptam a diferentes modelos de negócios.

Os conceitos mais focados na educação em finanças empresariais incluem:

  • Contabilidade para pequenas empresas;
  • Operações de cartão de crédito;
  •  Conceitos contabilísticos;
  • Formas de evitar demissões;
  • Forma de controle de caixa; gestão de acumulação;
  • Desenvolva um orçamento empresarial.

Uma empresa que não tem controle financeiro eficaz não pode fornecer produtos ou serviços de qualidade a seus clientes e não pode se firmar no mercado.

Assim, tornando-o pouco competitivo e abrindo espaço para a concorrência.

Por isso, você precisa ficar sempre de  olho nas finanças da sua empresa com o objetivo que ela cresça cada vez mais ao longo dos anos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.