Conheça 5 profissões do futuro 2022

Conheça 5 profissões do futuro 2022

Escolher um curso de faculdade e uma carreira a ser seguida pode ser desafiador em qualquer momento da vida.

Pois, além de considerar as aptidões e as ambições pessoais, é crucial compreender sobre o futuro dessas profissões e as exigências de cada setor da sociedade.

Isso porque, assim como o mercado de trabalho atual está completamente diferente de como era há dez anos, os avanços tecnológicos também têm provocado inúmeras mudanças nos cenários profissionais do futuro.

Por isso, além da resiliência e do desenvolvimento de um pensamento sistêmico, os novos profissionais precisam se preparar para um cenário comercial que se transforma de maneira contínua e se atualiza em uma velocidade surreal.

As tendências do mercado de trabalho

O planejamento de carreira individual envolve uma análise aprofundada sobre os objetivos pessoais, profissionais e financeiros que se deseja alcançar, em um determinado período de tempo.

No entanto, entre o ingresso em uma faculdade e o período de graduação, muita coisa pode mudar no cenário de trabalho e no funcionamento dos cargos.

E isso se dá, principalmente, devido a como as tecnologias interferem no comportamento e nos hábitos individuais da população, bem como na indústria e no meio comercial.

Essas alterações influenciam nas tendências do mercado de trabalho, que se alteram de acordo com as mudanças do ambiente e com as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Assim, em questão de poucos anos, alguns postos de serviço podem deixar de existir, enquanto novas profissões e formas de ganhar dinheiro são desenvolvidas.

Por este motivo, compreender quais são as exigências de cada uma das atividades profissionais e conhecer as profissões do futuro, é fundamental para a construção de qualquer carreira de sucesso.

Afinal, a realização de uma análise quanto ao destino das suas áreas de atuação preferidas é capaz de determinar a empregabilidade após a graduação e ajudar a descobrir quais são as profissões que tendem a continuar relevantes independente das mudanças tecnológicas.

Profissões que não perdem a relevância

Ainda que muitas mudanças ocorram na tecnologia e no desenvolvimento social, existem alguns tipos de cargos que tendem a continuar sendo relevantes em qualquer setor de atuação ou profissão, como é o caso da gestão de recursos humanos e das demais posições administrativas.

Isso porque, essas áreas são cruciais para o funcionamento, crescimento e organização de qualquer instituição empresarial. Tendo como base os objetivos comuns da organização, a motivação da equipe e administração de recursos disponíveis.

O gerenciamento de negócios – que envolve desde os cursos relacionados à administração de empresas, até o tecnologo gestão financeira ead – permite a identificação quanto ao futuro das empresas, mantendo-as organizadas e possibilitando a:

  • Identificação de ameaças;
  • Visualização de novas oportunidades;
  • Estabelecimento de metas realísticas;
  • Desenvolvimento de diferenciais competitivos;
  • Conquista de uma posição de destaque no setor de atuação.

Assim, uma boa administração empresarial é crucial para o sucesso de qualquer tipo de setor, pois atua diretamente no controle financeiro, no desempenho dos profissionais contratados, na estruturação das operações, na construção da imagem da marca e na qualidade dos serviços e produtos.

Por isso, ainda que o mercado de trabalho tenda a se atualizar constantemente, esses setores costumam seguir sendo essenciais, independente das transformações vividas ou das novas profissões criadas.

5 Profissões do futuro

Investir nas profissões mais valorizadas do momento pode ser um fator bastante positivo para a conquista de um bom emprego. Contudo, isso não significa a certeza de uma boa contratação ou da satisfação pessoal com a função desempenhada.

Por isso, é preciso estar atento com as atividades e ocupações que têm sido mais relevantes para o mercado, analisando as oportunidades de cada carreira e procurando compreender como conciliá-las com as ambições individuais.

Assim a conquista de uma carreira profissional de sucesso se torna muito mais possível.

Deste modo, selecionamos algumas das principais carreiras que prometem estar – ou permanecer – em alta, nos próximos anos.

  1. Profissionais de Big Data

O uso diário da internet e das plataformas digitais têm possibilitado a constante captura de uma infinidade de dados comerciais que são muito valiosos para o aperfeiçoamento de um serviço, produto ou até mesmo um gerenciamento empresarial mais satisfatório.

Contudo, para que essas informações possam ser utilizadas corretamente e trabalhadas de modo a proporcionar benefícios para as empresas, elas precisam ser devidamente organizadas por um profissional capacitado que possa interpretá-las e aplicá-las.

Deste modo, os profissionais de Big Data precisam mesclar conhecimentos acerca das novas tecnologias e das ciências exatas, com as teorias de psicologia e gestão estratégica de marketing e vendas.

E essa atuação tem sido cada vez mais comum e necessária para os processos comerciais e para o desenvolvimento das empresas dos mais variados nichos, especialmente, graças ao aumento das concorrências e ao crescimento do comércio digital.

  1. Marketing

A competitividade do mercado e a constante ampliação no número de novas empresas, abrem precedentes para a construção de novos mecanismos que auxiliem os negócios a se destacar no mercado e conquistar novos clientes.

Para isso, a faculdade de vendas online capacita os estudantes na atuação profissional do processo de venda, aplicando conceitos essenciais do marketing que viabilizam uma boa pesquisa de mercado, gestão de pessoas, planejamento estratégico, até as ações pós-venda.

Os profissionais de marketing e vendas tem a possibilidade de atuar em um campo extenso que inclui o:

  • Marketing operacional;
  • Marketing Digital;
  • Marketing Cultural;
  • Marketing Político;
  • Marketing Social, entre diversos outros.

Justamente por combinar a capacitação em disciplinas distintas – como as ciências humanas, o direito comercial e o curso de gestão financeira grade curricular –, o marketing é um curso que tem chamado muito a atenção de empreendedores individuais por garantir uma capacitação melhor para o desempenho da gerência empresarial.

  1. Gestão de operações e logística

A gestão de operações e logística é fundamental para uma boa administração organizacional, pois se trata de uma área responsável pelo planejamento e desenvolvimento de estratégias que visam utilizar de forma inteligente os recursos disponíveis pela empresa.

Assim, esses profissionais são encarregados de coordenar o transporte das matérias-primas, a aplicação dos recursos internos, a efetividade da mão de obra – precisam ser especializados na gestão de pessoas ead – e armazenagem de produtos.

Essa tarefa é tão fundamental, pois o controle e organização desses setores permite que a gerência seja capaz de determinar, de forma clara, o desempenho real da instituição.

Além disso, ajuda a saber quais são as áreas que apresentam mais falhas e como é possível realizar as devidas correções, tornando as operações mais eficientes e econômicas.

  1. Técnico em telemedicina

A tecnologia tem influenciado inclusive a área da saúde e a forma com que os atendimentos são realizados. Isso porque, a popularização do uso dos smartphones e dos tablets tem permitido com que a medicina a distância seja uma realidade em todo o país.

Por isso, o técnico em telemedicina é um profissional que presta suporte aos médicos e hospitais antes e durante as teleconferências com os pacientes e com outros profissionais da saúde.

Ele auxilia na montagem dos equipamentos necessários, no ajuste da internet, no treinamento quanto ao uso de softwares de prontuários eletrônicos e outros tipos de ferramentas tecnológicas que possam facilitar o atendimento médico e o suporte ao paciente.

Por ser uma profissão tão nova, ainda existem poucas pessoas que atuam nesse setor e possuam experiência na área, o que facilita na conquista de um emprego e na construção de uma carreira promissora.

Existem diversos cursos superiores que oferecem esse tipo de capacitação, como a gestão de saúde e administração hospitalar, técnico em telemedicina, telecomunicação, informática, entre outros.

  1. 3Gestor de qualidade de vida

Os gestores dos mais diferentes ramos do mercado já sabem sobre a importância da construção de um ambiente profissional agradável e a viabilização de uma boa qualidade de vida para o trabalhador.

E isso se dá porque os níveis de satisfação e bem-estar dos colaboradores estão diretamente relacionados com a produtividade, atenção, dedicação e, consequentemente, ao alcance de resultados mais positivos para a empresa.

Por isso, o gestor de qualidade de vida trabalha em conjunto com os recursos humanos, com o intuito de conhecer os talentos, motivá-los e cultivar um interesse ainda maior no trabalho dentro da instituição em questão.

Esse profissional também organiza treinamentos e cursos que auxiliam na capacitação de toda a equipe, incentiva a participação dos trabalhadores nas decisões organizacionais e promove recompensas que incentivem a dedicação e o trabalho duro.

Assim, um gestor de qualidade de vida pode ser formado apenas em uma graduação homônima, ou ainda, com uma pós-graduação que complemente o curso de empreendedorismo a distância, por exemplo. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X