Como manter as finanças do seu restaurante em dia

Como manter as finanças do seu restaurante em dia

Há quem diga que educação financeira deveria ser ensinado nas escolas, e isso é uma verdade que deveríamos considerar. Ela pode nos ajudar a não entrar em dívidas inesperadas, a organizar nossas finanças, contas pessoais, organizar lucros e gastos, e para quem tem paixão por gastronomia e sonha em ter seu próprio restaurante, ajuda em como manter as finanças do seu restaurante em dia. Neste artigo, te daremos alguns conselhos de como tornar essa prática mais simples para evitar passar sufoco no final do mês.

A dificuldade em manter um restaurante funcionando

Apesar de estar entre os setores que mais fazem sucesso no nosso país, o ramo alimentício também sofre grandes ameaças. Na mesma medida em que é o nicho no qual se abre mais estabelecimentos, é também o que mais fecha.

Um dos grandes motivos é a dificuldade que os proprietários têm em manter a vida financeira do negócio saudável. Abrir um empreendimento exige muita organização e planejamento, alguns são necessários apenas uma vez, como pesquisar o melhor local para se estabelecer, decidir se adotará o sistema delivery, podendo se enquadrar na lista de melhores restaurantes com delivery, ou apenas refeições no local, entre outros.

Mas se existe um detalhe na sobrevivência de um negócio que exige atenção diária é a vida financeira, então não abra mão de cuidar muito bem dele, para seu empreendimento entrar para a história como um grande sucesso, e não virar estatística na lista de negócios que não sobreviveram.

Práticas de sobrevivência para meu negócio

Se você não mantiver suas contas sempre bem anotadas, organizadas e pagas em dia, seu negócio terá grandes chances de sofrer consequências bastante desagradáveis. Não há nada pior do que perceber que não sobrou dinheiro pra pagar aquela conta e ter que se desdobrar para fazer isso acontecer.

Mantenha suas contas fixas sempre anotadas

Sabe aquelas contas que, inevitavelmente, chegarão todo mês em seu restaurante, como água, luz e aluguel, por exemplo? Não abra mão de mantê-las em dia. Anote em sua planilha, em sua agenda, ou ative um lembrete em seu aparelho celular e determine uma data fixa para acertar todas elas. Dessa forma, você evita se esquecer ou pagar na data vencida, pagando juros por elas. Hoje em dia existem também muitos aplicativos de organização financeira que podem te auxiliar caso você tenha dificuldades em manter a ordem nessa área de seu negócio. Eles costumam apontar gastos extras, lucros, e te avisam quando deve se atentar mais à sua vida financeira.

Atualize sua lista de compras sempre que necessário

Vai fazer alguma alteração em seu cardápio? Faça um levantamento dos valores dos ingredientes que você vai precisar, pesquise onde você pode obtê-los por preços mais vantajosos, e nunca deixe de conferir se tais mudanças cabem no seu orçamento. Dessa forma será mais fácil seguir na linha de como manter as finanças do seu restaurante em dia.

Reserve um tempo para se organizar

Ao final ou início de cada mês, use o seu dia de folga para revisar a vida financeira de seu estabelecimento. Veja quais pontos podem ser melhorados, onde é possível economizar, de quais gastos desnecessários você pode abrir mão, e não entre em novas dívidas se isso não estiver ao seu alcance no momento.

Está querendo mudar para um espaço maior ou quer incluir uma mobília mais moderna no seu espaço que tenha a cara do seu público? Espere o momento certo! Por mais difícil que seja segurar a ansiedade, se planejar e esperar o momento certo para isso irá auxiliar muito e evitar muitas dores de cabeça.

Não misture sua vida financeira pessoal com a vida financeira profissional

Um ponto onde muitos donos de restaurante e negócios de outros ramos pecam é: separar finanças pessoais das finanças profissionais. Isso pode te colocar numa grande enrascada, da qual será difícil de se livrar depois. Uma vez que você usa os lucros de seu restaurante para quitar uma dívida pessoal, ou vice versa, sua vida financeira pode se tornar uma bola de neve e ficará difícil você voltar a se organizar e manter o controle.

Evite isso ao máximo! Tenha uma conta aberta para você e uma para seu restaurante. Isso é imprescindível e não pode ser deixado pra depois!

Os frutos que você colherá se tomar tais cuidados em como manter as finanças do seu restaurante em dia

Poucas coisas na vida devem ser tão prazerosas como obter lucro e sobrevivência de um negócio com o qual se sonhou, conciliando sua paixão ao seu trabalho. A gastronomia é algo belo, e ver pessoas amando comer algo que foi preparado por você, trazendo pessoas para conhecer seu restaurante e tecendo elogios sobre ele deve ser fantástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X