Como identificar um entupimento?

Como identificar um entupimento?

Você quer descobrir como identificar um entupimento? Então veio ao lugar certo!

Um dos maiores inconvenientes que todo mundo já passou na vida é, sem dúvida, o entupimento de um cano.

No entanto, a maioria das pessoas não consegue perceber que um cano está entupido de imediato, apenas quando começa a causar problemas mais graves.

Sendo assim, caso queria saber como identificar um entupimento e desentupir sem dificuldades, continue lendo esse conteúdo!

Como Identificar Um Entupimento?

Um cano entupido, a princípio, é difícil de ser identificado, tanto da pia da cozinha quanto do vaso sanitário.

A verdade é que todo mundo, ao menos uma vez, já passou por uma situação como essa, que pode acabar provocando dores de cabeça.

Porém, prestar atenção a todos os detalhes é importante para que o problema seja solucionado o mais rápido possível, antes que se agrave e cause uma série de transtornos.

Quais são os riscos causados por um cano entupido?

O entupimento de um cano causa diversos problemas, pois, no momento em que o caminho da água é obstruído, a capacidade de drenagem é reduzida ou, em alguns casos, para totalmente.

Desse modo, um dos problemas causados por isso, é o retorno de dejetos, podendo acontecer tanto no vaso sanitário, quanto na pia e caixa de gordura.

Além do desconforto provocado, do mau cheiro e por deixar o vaso ou pia inutilizável, isso também pode aumentar as chances de infecção e pragas, tendo em vista que os dejetos do esgoto são um risco para a saúde.

Como identificar que um cano está entupido?

Como dito antes, para identificar um cano entupido, é preciso estar atento quanto aos detalhes.

O entupimento em um vaso sanitário é causado por matérias despejadas dentro dele. Desse modo, nem sempre um vaso entupido é por causa das fezes.

Na maioria das vezes devido aos objetos não orgânicos jogados, como por exemplo, papel higiênico, preservativos e absorventes.

Com o tempo, esses objetos vão acumulando no cano, causando então o entupimento.

Portanto, para descobrir se o seu vaso sanitário está entupido, você terá que observar dois fatores:

  • O nível da água está abaixo ou acima do habitual?
  • Após acionar a descarga, a água demora mais para descer?

Se a resposta for sim para ambas as perguntas, então o cano está realmente entupido.

Pois, o primeiro sinal de um cano entupido é a dificuldade da água para descer pelo sistema de drenagem ou o seu retorno.

Caso haja uma obstrução, então esse será um dos primeiros sinais perceptíveis.

Já na pia da cozinha, um dos fatores que mais contribuem para o seu entupimento é, sem dúvida, o óleo, gordura e restos de alimentos que descem através do ralo.

Com o tempo, esses elementos vão acumulando na tubulação e, como consequência, pode causar diversos transtornos, incluindo o entupimento do cano.

Para identificar um entupimento do cano da pia, você também deverá observar três pontos, que são:

  • Um mau cheiro vindo do ralo da pia;
  • A demora da água para descer;
  • O ralo faz um barulho ou borbulhas quando a água está descendo.

Esses três fatores são fortes indícios de que o cano da sua pia está cheio de gordura ou restos de alimentos que acabaram acumulando e obstruindo a passagem da água

O que fazer para desentupir?

Caso você tenha identificado um encanamento entupido, então, o ideal é contratar de imediato os serviços de uma desentupidora.

A Protec Pragas é uma empresa especializada no assunto, com serviços disponíveis 24h por dia para poder resolver o seu problema de forma rápida e com segurança.

Conclusão

Mesmo com alguns cuidados, ainda assim estamos todos sujeitos a sofrer com um cano entupido, afinal, esse problema é muito comum.

Por isso, é importante estar sempre atento aos detalhes para identificar um entupimento. E, assim, resolver o problema o mais rápido possível, antes que se agrave.

Agora que você já sabe como identificar um entupimento do cano, não esqueça de deixar um comentário caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *