Almoxarife o que faz e quanto ganha?

Almoxarife o que faz e quanto ganha?

O almoxarifado é um dos setores mais fundamentais dentro de uma corporação, trabalha diretamente com os negócios da empresa, recebe e envia mercadorias, e faz a armazenagem das mesmas. Esse profissional fica encarregado com a logística de todos os materiais que são produzidos ou necessários para a produção.

Esse cargo é indispensável, pois toda a organização do estoque e logística também pode ser delegada a ele. Ele faz o controle e armazenamento de todas as mercadorias e da qualidade das mesmas. O mercado sempre está com vagas disponíveis nesse setor e por isso é uma boa opção fazer um curso de almoxarife para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Veremos a seguir então: Almoxarife o que faz e quanto ganha ?

O que faz

Os ambientes de trabalho mais comuns do profissional almoxarife são as indústrias, escolas, comércio gerais, setor público, prefeituras. Ao contrário do que possa parecer, suas funções não são tão simples. Ele comanda o recebimento de mercadorias, confere e identifica todos os materiais e produtos da empresa.

Geralmente trabalha muito no estoque, cuidando do armazenamento dos produtos e fazendo o registro/cadastro dos mesmos. Ele também emite notas fiscais, organiza o transporte interno e externo das mercadorias, e muitas vezes coloca a mão na massa conduzindo empilhadeiras ou conduzindo alguns veículos externos de transporte.

Como pode perceber, o almoxarife também deve entender um pouco sobre administração, pois caberá a ele organizar todas as mercadorias da empresa e administrar a qualidade de todos os produtos. É indispensável que esse profissional seja muito organizado para que assim tenha controle de todo o seu almoxarifado.

Qualquer movimentação de logística e estoque, esse profissional estará envolvido. Sempre que se tratar da produção, estoque, materiais, logística, armazenagem e controle de qualidade, é com ele que ficará a maioria dessas funções.

Perfil desse profissional e como se tornar um

Como já dito, esse profissional deve entender no mínimo o básico sobre administração e logística. Ele deve ter uma boa capacidade de otimizar sempre seus processos e o seu tempo, pois organização e limpeza são dois pontos cruciais para ele no seu ambiente de trabalho.

Deve ser muito organizado e comprometido com suas funções, um erro pode comprometer a empresa. Visto que cabe a ele verificar a qualidade dos produtos, já pensou se alguma mercadoria vencida ou danificada acaba sendo vendida? Isso pode causar sérios problemas para a empresa.

No entanto, esse profissional também cuidará na maioria das vezes dos produtos de uso interno na empresa, sendo assim, qualquer erro ou danificação pode atrapalhar as funções de outros setores, ou seja, dos seus colegas.

Entender de qualidade, transportes, custos logísticos, armazenagem, marketing, logística e literalmente, de tudo um pouco. Deve ser um multiprofissional, responsável com as funções que foram delegadas a ele.

O curso de almoxarife é uma excelente opção para quem deseja entrar no mercado de trabalho através desse setor, sempre existem muitas vagas em aberto pois é um cargo importantíssimo nas empresas. Nesse curso de almoxarife você terá noções reais de como é o dia a dia e a rotina desse profissional.

Além de tudo que já citamos, esse profissional também deve gostar de estudar e pesquisar. Pois caberá a ele muitas vezes apresentar relatórios e planilhas sobre os produtos e estoque de um modo geral. Para que entenda, o almoxarifado é literalmente o estoque interno de uma empresa. Por isso a importância dele, pois quando tudo corre bem internamente, acaba assim evitando erros externos.

Essa profissão, não exige ensino superior, basta ter completado o ensino médio, e como já foi dito, além de entender de tudo um pouco, seja na prática ou na teoria, tendo já experiência ou não. É indispensável realizar um curso de almoxarife para complementar suas habilidades práticas e teóricas. Conhecimento nunca é demais, e sempre é de menos.

No curso de almoxarife você terá todas essas noções, sobre toda a rotina e funções do almoxarife, assim, podendo ser um profissional com mais conhecimento técnico. De um modo geral, você terá conteúdos como: Conceitos de administração de materiais; Gerenciamento de estoque; Gerenciamento de recursos materiais; Compras; Avaliação de desempenho de materiais; Organização do almoxarifado; entre outros assuntos.

Quanto ganha um almoxarife

Diante de algumas pesquisas realizadas pelo portal salario.com.br, este profissional almoxarife ganha um salário mediano de R$1.480 por mês aqui no Brasil, mais de 200 mil profissionais foram consultados para chegar nessa média salarial. O piso salarial, ou seja, o mínimo que este profissional poderá começar ganhando é R$1.350 por uma carga horária de 44h semanais. Se trata de um setor que sempre está com diversas vagas divulgadas, a barreira de entrada é bem baixa, para quem deseja entrar no mercado de trabalho é uma excelente opção, é válido realizar um curso de almoxarife para não demorar a começar sua carreira, comece se profissionalizando.

Vale lembrar que, existe uma grande variação de salários de acordo com a região estadual do Brasil, e claro, com o porte da empresa. E também, existem diversos cargos no almoxarifado, desde auxiliar a diretor de logística. Por isso, de um modo geral, os salários podem variar bastante.

Outra observação importante é que apesar de funções bem parecidas, um almoxarife e um estoquista, são profissionais diferentes. Um, literalmente, irá cuidar do almoxarifado, que é o local onde ficam armazenados todos os produtos de uso interno da empresa, já o outro, o estoquista, ficará responsável de fato pelo estoque, que ficam armazenadas as mercadorias que posteriormente serão vendidas e entregues ao consumidor final.

São funções diferentes, mas sim, basicamente se complementam, volta e meio um poderá auxiliar o outro nas questões de logísticas gerais da empresa, organização e controle de tudo. Caso tenha se identificado com tudo que citamos, e com o perfil desse profissional, ou já trabalha no setor e deseja se aperfeiçoar, realize o curso de almoxarife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X