Tecnologia associada à economia de energia e água

Tecnologia associada à economia de energia e água

Economizar água e energia passou a ser fundamental ao nível doméstico, não só por questões econômicas, mas também ambientais, pois é preciso reduzir a poluição.

É evidente que o bom trabalho dos usuários é fundamental para atingir esses objetivos, no entanto, é verdade que o desenvolvimento tecnológico nos proporcionou alguns dispositivos e sistemas que nos ajudam a reduzir o consumo de água e energia em nossas casas.

Automação residencial e economia de água e energia

A automação residencial econômica consiste em um conjunto de tecnologias aplicadas para automatizar e controlar de forma inteligente nossa casa oferecendo mais conforto e tempo.

Este tipo de tecnologia permite-nos gerir de forma mais eficiente a utilização da energia e da água, mas também nos proporcionando mais segurança.

Sistemas de poupança de energia

Entre os sistemas inteligentes que mais se destacam a nível doméstico em termos de economia de energia, temos os seguintes:

Ar condicionado: Nos meses mais quentes e frios, o consumo de ar condicionado é responsável por 40% da conta de luz. Esses sistemas inteligentes são os que permitem maior economia, e funcionam por si próprios com base em certos aspectos previamente definidos como a temperatura externa, o horário do dia ou até o nível de ocupação do ambiente… Dentro da tecnologia associada à climatização inteligente, destacam-se termostatos inteligentes, que permitem o controle total do sistema de forma remota.

iluminação: Quase 25% da nossa conta de luz vai para iluminar nossa casa. Dentro disto, destacam-se as lâmpadas LED inteligentes, capazes de adaptar a sua luminosidade, funcionamento e intensidade de acordo com a hora do dia ou a quantidade de luz natural. Para o bom funcionamento dos sistemas de iluminação inteligentes, é necessária a presença de detectores, tais como detectores de presença ou de movimento, que recolhem as informações que são enviadas para o sistema.

Conforto: Provavelmente é a maior vantagem desse tipo de sistema. Ser capaz de controlar quase toda a nossa casa graças a um aplicativo móvel ou alto-falante inteligente nos dá grande conforto.

Aparelhos eletrônicos: os eletrodomésticos inteligentes são capazes de economizar até 40% de energia em comparação com aparelhos convencionais. Dentre esses tipos de aparelhos, destacamos as máquinas de lavar louças inteligentes que adaptam seu funcionamento à carga ou ao tipo de produto com que é lavada a louça. Também encontramos fornos cujo funcionamento pode ser controlado remotamente ou refrigeradores que nos avisam sobre o esgotamento dos produtos.

Segurança: Certamente, a primeira tecnologia inteligente usada em nível doméstico foram os sistemas de alarme. Os sistemas de vigilância por vídeo nos permitem controle total de nossa casa remotamente. Graças a estes sistemas poderemos ver o que acontece a qualquer hora e em qualquer lugar. Além de tudo isto, podemos receber notificações caso alguém tente entrar em nossa casa e estar conectado 24 horas por dia caso ocorra algum problema.

Sistemas de economia de água

Em relação à economia de água, também encontramos diversos dispositivos que nos permitem economizar água.

Uma das coisas a ter em mente é que economizar água e energia estão intimamente relacionadas. Nesse sentido, se conseguirmos que a água do chuveiro atinja a temperatura adequada mais rapidamente, não consumiremos tanta água nem energia.

Vamos ver quais dispositivos podemos usar para economizar até 60% da água em nossa casa:

Cisternas de baixo consumo: As cisternas atuais são muito mais eficientes e descarregam entre 7 e 10 litros de cada vez, em comparação com os 30 que descarregam algumas mais antigas.

Sistema de recirculação de água: é um mecanismo responsável de fazer circular a água em circuito fechado até atingir os 35ºC, altura em que sai pela torneira. Graças a este sistema, não se desperdiça água até atingir a temperatura certa. Além disso, a água quente não utilizada voltará para a caldeira e não consumirá tanta energia para aquecê-la. Estes sistemas podem economizar até 8.000 litros de água por ano por pessoa, o que para uma família representa uma economia muito elevada de dinheiro.

Torneiras monocomando: Dentro deste tipo de torneiras existem algumas com sistema de abertura em duas fases que possuem um interruptor intermediário. Com esses sistemas podemos economizar até 50% de água, reduzindo também a conta da energia.

Válvulas reguladoras de fluxo: este tipo de sistema responde de forma dinâmica à pressão graças a dispositivos móveis que regulam o fluxo de água com base na pressão da rede.

Economizar energia e água com tecnologia é cada vez mais simples e o mais importante é que só teremos que investir uma vez para que a economia seja constante ao longo do tempo. Começa já a usufruir da tecnologia em sua casa e descobrirá vários benefícios e redução das suas faturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.