Apps de automação residencial para controlar a sua casa

Apps de automação residencial para controlar a sua casa

A tecnologia já faz parte de nós e certamente você já se deu conta… mas já imaginou acender as luzes da sua casa ou ligar o ar condicionado do seu celular para encontrar um clima agradável ao chegar em casa?

Ou até você pode até regular a temperatura do freezer para congelar aquela bebida antes de sair do trabalho, para que você tenha algo bem gelado ao chegar em casa.

Tudo isso e muito mais é possível graças aos aplicativos de casa inteligente.

Afinal, o que é uma casa inteligente?

Podemos definir de forma simplista que casas inteligentes ou smart homes são edifícios equipados com produtos que, através de uma ligação à Internet ou Bluetooth, podem realizar tarefas como controlar, automatizar e otimizar funções no lar e que fazem parte do nosso quotidiano.

Este conceito tem conseguido mais terreno e é bastante conhecido por utilizar tecnologia de ponta e por ser o mais concreto quando o assunto é IoT (Internet of Things – Internet das coisas).

O objetivo de uma casa inteligente é garantir que você tenha mais comodidade, segurança e conforto. Seja para monitorar a segurança por meio de câmeras, controlar o consumo de energia dos eletrodomésticos e pagar menos na conta de luz, bloquear a fechadura ou ligar a televisão sem estar em casa, entre outras diversas possibilidades que este universo apresenta.

O que antes pareciam cenas de filmes do futuro, hoje é uma realidade e pode ser feito por meio de aplicativos domésticos inteligentes disponíveis para celulares, tablets, computadores ou até mesmo em sistemas instalados dentro da própria casa.

Sabe como montar uma Smart Home?

Transformar o seu lar em uma Smart Home não é assim tão difícil. Hoje em dia, existem vários dispositivos no mercado que permitem controlar quase tudo em casa por meio de aplicativos domésticos inteligentes instalados em telefones celulares, tablets ou computadores.

Os dispositivos wearables também podem incluir funções de automação residencial para controlar diferentes aspetos da casa.

Para montar uma Smart Home, você começa com dispositivos de automação residencial com foco na segurança, como alarmes, câmeras, portas e fechaduras automáticas. Na verdade, com coisas mais simples.

Já na área externa de sua casa, você pode optar por luminárias, interruptores e até irrigadores de água para o jardim que também podem ser controlados de forma remota.

Os eletrodomésticos não ficaram de fora: existem inúmeros aparelhos com tecnologia inteligente. Alguns exemplos são televisores, ar condicionado, aspiradores de pó e geladeiras, onde você pode ver tv online. Inacreditável, não é?

Agora que você sabe o que é uma casa inteligente e como construí-la, é interessante saber como controlar toda essa tecnologia. Pensando nisso, deixamos uma pequena lista dos principais aplicativos de uma casa inteligente para você conhecer.

Apps de automação residencial para uma casa inteligente

Aplicativos inteligentes para o lar que iremos analisar:

  • Amazon Alexa

Alexa é o nome dado à tecnologia de inteligência artificial usada nos dispositivos da Amazon. Conhecido como um assistente do lar controlado pela voz, Alexa é usado em produtos Amazon Echo e outros dispositivos com o selo de compatibilidade Alexa.

Com o aplicativo de Smart Home Amazon Alexa, disponível para Android e iOS, você controla vários dispositivos inteligentes em sua casa, como lâmpadas inteligentes, plugues inteligentes, câmeras inteligentes e até mesmo o aquecimento do banheiro.

Depois de instalado o aplicativo, a televisão pode ser configurada para receber comandos de voz, com uma frase simples como “Alexa, ligue minha televisão” ou “Alexa, ligue o Disney Plus“.

  • Google Home

De maneira parecida à Alexa, o aplicativo de sistema inteligente do Google também permite que você controle os dispositivos que tem em casa.

Com o Google Home você pode acender e apagar as luzes, fechar as cortinas, mudar o canal da TV, colocar tocando uma música, fazer uma lista de compras e até mesmo fazer uma xícara de café. Você só precisa dizer “Ok, Google” e o comando que deseja executar.

Outra possibilidade oferecida pelo aplicativo é a criação de uma rotina personalizada. Por exemplo, quando você diz “Ok, Google. Hora de dormir ”, o assistente pode desligar as luzes e mudar a temperatura do ar condicionado se necessário.

É importante reforçar que o aplicativo está disponível para o Android e iOS e que todos os aparelhos devem estar conectados na mesma rede Wi-Fi, além de que a configuração de todos os aparelhos deve ser feita no mesmo aplicativo.

  • Smartthings

O SmartThings é um aplicativo inteligente que conecta os dispositivos IoT da Samsung por meio de um smartphone.

Conhecido por sua facilidade de uso, o SmartThings permite controlar uma ampla variedade de dispositivos simultaneamente. Isso inclui lavadoras e secadoras, geladeiras, sistemas de ar condicionado, sensores de movimento e ainda televisores.

Apesar do aplicativo SmartThings ter sido projetado para controlar principalmente dispositivos Samsung, você pode usar o aplicativo em outras marcas parceiras. Uma vez configurado, o aplicativo de casa inteligente encontra automaticamente dispositivos compatíveis ao seu redor com apenas um toque na tela.

É importante que saiba que os dispositivos inteligentes conectados ao SmartThings também podem ser controlados usando comandos de voz. Basta pedir ajuda ao Bixby, o assistente virtual da Samsung, tanto para mudar de canal como para ajudar na realização de alguma tarefa doméstica.

O que dizer sobre os aplicativos de casa inteligente?

Este texto apresenta alguns dos melhores aplicativos para criar um sistema de smarthome disponível nas lojas de aplicativos. Com eles vimos, através do seu plano de iny que é possível deixar a casa mais automatizada e inteligente, facilitando ainda mais o nosso dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X