5 Dicas para diminuir o uso de plástico em casa

5 Dicas para diminuir o uso de plástico em casa

De acordo com informações do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o nosso país produz mais de 11 milhões de toneladas de plásticos anualmente, se tornando o quarto maior produtor desse tipo de lixo do mundo.

Muitos de nós sabemos que boa parte desse lixo vai para o mar, fazendo com que várias espécies marinhas sejam mortas pela ingestão do material. 

Se você tem noção de todo esse impacto no mundo e deseja começar a diminuir o consumo de plástico dentro da sua casa, vamos te ajudar dando algumas ideias de atitudes que podem ser usadas para diminuir o consumo desse material.

Você pode começar fazendo o bem para nosso planeta já dentro da sua casa, com atitudes que podem mudar o destino do plástico, ajudando os animais também. Se cada um fizer a sua parte o mundo pode diminuir o impacto consideravelmente.

Abdique dos descartáveis em pedidos de delivery

Junto com a pandemia da covid-19, veio também um grande aumento nos pedidos de comida por delivery, praticamente no país todo. Segundo uma pesquisa feita pela startup Mobills Labs, ao longo do primeiro semestre do ano de 2020, no Brasil as pessoas tiveram um gasto de 103% a mais, com os aplicativos de comida. 

E na mesma proporção o consumo de plástico descartável também aumentou, para se ter uma ideia somente na grande capital de São Paulo, a coleta seletiva teve um aumento de 35% no decorrer da época de isolamento social. 

Por esses e outros motivos, você deve eliminar o máximo possível das embalagens plásticas dos pedidos por delivery.

Reutilize as sacolas retornáveis

Lamentavelmente ainda é muito comum vermos muitas sacolas plásticas pelas ruas da cidade, e sabemos que elas são um dos maiores males para a natureza, e se não for o maior, ela vai parar nos rios e mares, prejudica muito animais, entope bueiros fazendo com que aconteça enchentes nos dias chuvosos.

Então, para que você não colabore mais ainda com esses tipos de desastres, levando mais e mais sacolas para sua casa, você pode aderir às sacolas retornáveis quando for fazer comprar no mercado. 

Ou até mesmo quando pedir sua compra por supermercado online, você pode pedir que venha em sacolas retornáveis ou que coloque sua compra em caixas de papelão, pois elas são recicláveis e não agridem o meio ambiente. 

Tenha sempre uma garrafa reutilizável na bolsa

É muito importante para nossa saúde nos mantermos hidratados, por outro lado, as garrafas plásticas têm uma alta porcentagem no lixo não reciclado, então uma boa alternativa para diminuir essa porcentagem é você sempre ter uma garrafinha reutilizável na sua bolsa.

Atualmente existem vários tipos de garrafinhas no mercado, com várias estampas e tamanhos. Você pode até mandar personalizar com que você preferir e deixar a garrafa com a sua cara. Por isso é recomendado que você sempre tenha uma dessa na mochila para se manter hidratado. 

Deixe de usar os canudos plásticos

Os canudos plásticos podem parecer bem inofensivos, mas eles podem causar muitos problemas ambientais. Anualmente muitas tartarugas marinhas, até mesmo espécies em extinção, acabam morrendo por conta dos canudos plásticos que chegam aos mares.

Caso você goste muito de tomar um refrigerante, suco, milk shake, e não abre mão disso, então você deve optar por canudos de papel ou metal, o de metal é reutilizável você pode usar várias vezes, basta levar e ta novo novamente.

Para armazenar as frutas coloque em um saco de pano

Para quem compra frutas, legumes e vegetais no mercado, tem o costume de colocá-las em um saquinho, mas você mudar isso e colocas elas em um saco de pano ou diretamente na cestinha de compra.

Esse tipo de saco é muito frágil, e na maiorias das vezes ela é descartada logo depois que as pessoas chegam em casa, então para diminuir ainda mais o consumo de plásticos devemos colocar os itens diretamente na cestinha ou então levar um saco de pano que também vai ajudar você na hora de pesar.

Como diminuir as sacolas plásticas?

Para diminuir o consumo de sacolas plásticas, você pode tomar uma atitude de fazer compras a granel, você pode comprar arroz, farinha, feijão, frutas, legumes, vegetais, entre muitas outras coisas.

Você ainda pode levar na hora de fazer compra sacos de pano ou potes da sua casa, que são reutilizáveis.

Como diminuir o consumo de copos plásticos em sua empresa?

Se você é responsável por uma grande empresa e está pensando em uma maneira que possa fazer com que os funcionários diminuam o consumo de copo plástico, fizemos uma pequena lista de atitudes que você colocar em prática na empresa. 

  • Incentive os funcionários a levarem copos, canecas ou garrafas para o consumo de água, você ainda pode fazer melhor e dar de brinde esses produtos, podendo ser até personalizado.
  • Faça impressão de papel apenas do que for necessário;
  • Pense melhor em comprar os produtos com muitas embalagens plásticas;
  • Disponibilize xícaras para o consumo de café;
  • Faça o incentivo de ações de conscientização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar