5 Dicas para administrar uma academia de forma correta

5 Dicas para administrar uma academia de forma correta

A abertura de diversos tipos de negócio vem se tornando cada vez mais comum. No entanto, o grande problema é encontrado em relação às formas de administração corretas do local. Isso acontece porque muitas pessoas têm em mente que a abertura de um negócio é uma tarefa simples e fácil, porém, a realidade é bem diferente. 

Após o cenário pandêmico no ano de 2020, onde muitas pessoas acabaram perdendo hábitos saudáveis de práticas de exercícios, para ficarem dentro de suas casas seguras, fez com que, agora, muitas pessoas começassem a investir na abertura de academias. 

O que essas pessoas não sabem, na verdade, é que a abertura de uma academia exige uma administração qualificada e eficiente, com técnicas que deem resultado. Pensando nisso, separamos aqui neste artigo algumas dicas relacionadas a administração de uma academia de forma correta, e diversos outros tópicos relacionados a academia. Confira a seguir. 

Importância da administração

Antes de falarmos sobre as dicas de administração corretas, precisamos entender qual é a importância da administração em um negócio. Além de gerar bons resultados a longo prazo, a administração correta de um negócio fará com que os objetivos e as metas sejam melhor definidas. 

De forma mais generalizada, podemos dizer que a administração se divide em várias tarefas: planejamento, organização, direção e controle, que são tarefas fundamentais em qualquer etapa do processo. 

Isso quer dizer, que uma boa administração poderá trazer resultados excelentes, como, por exemplo: visão ampla em relação ao negócio e suas possibilidades de crescimento; manutenção da saúde financeira ocasionada pelo controle financeiro; aumento na produtividade e mais clareza na tomada de decisão. 

Dicas para a administração correta de uma academia

Agora que você já sabe sobre a importância da administração em um negócio, é válido conferir quais são as dicas para que essa administração aconteça da forma certa e, de fato, traga benefícios ao negócio.

Informatização da gestão

A tecnologia é um fator que deve ser usado ao nosso favor quando pensamos em administração, já que através dos mecanismos tecnológicos, é muito mais fácil ter noção em relação às etapas de administração.

De forma resumida, isso quer dizer que é muito melhor investir em tecnologia e informatizar todas as etapas do processo de administração, do que realizar esse controle a mão. Para isso, existem softwares específicos e eficientes, que com certeza te proporcionarão maior conforto e segurança em relação às etapas da administração da academia.   

Investimento em infraestrutura

A infraestrutura também é outro ponto importante para ter em mente em relação a administração de uma academia. Isso porque, ao fechar contrato com a academia, o cliente espera encontrar um lugar agradável e acolhedor, tanto em relação aos aparelhos da academia, quanto em relação a limpeza e higiene do local. 

Vale destacar, também, que os espaços devem ser divididos de acordo com as opções de atividades ofertadas pela academia. Além disso, vale destacar que o espaço destinado aos banheiros e vestiários deve estar sempre em dia com a limpeza e a organização. 

Qualificação da equipe

Outro ponto que os clientes estão cada vez mais exigentes é em relação aos serviços que contratam. Pensando nisso, uma parte fundamental da gestão das academias é a qualidade no atendimento prestado pela equipe. 

Essa qualificação deve ser encontrada nos funcionários da recepção, até os funcionários capacitados e treinados para atender os alunos em seus treinos. Esse com certeza será um diferencial e fará com que as pessoas procurem cada vez mais os serviços prestados pela sua empresa.

Captação e fidelização dos alunos

A boa administração de uma academia também diz respeito à eficiência na hora de captar e fidelizar os clientes. Esse processo é importante para evitar que contratos sejam desfeitos em meio a uma crise financeira, ou até mesmo durante os meses de inverno, onde as pessoas estão desmotivadas a treinar.

Para isso, algumas dicas válidas são:

  • Promoções de inverno, eliminando a taxa de adesão e oferecendo mensalidades mais em conta;
  • Planos recorrentes, onde o pagamento acontecerá uma vez a cada três meses, por exemplo;
  • Pacotes familiares ou para amigos, onde os clientes poderão dividir a mensalidade entre si e ter acesso aos serviços ofertados pela academia;
  • Horários mais baratos de acordo com a frequência que o aluno está indo para a academia. 

Controle das finanças

Por último, mas não menos importante, outra dica relacionada a boa administração de uma academia, é em relação ao controle das finanças. É uma etapa importante, pois fará com que você saiba manter sua academia funcionando e trazendo lucros. 

Assim, ao fazer um cálculo referente a margem de lucro e ao registrar todas as despesas relacionadas à academia, as finanças da academia serão equilibradas. Além disso, possuir um fluxo de caixa alto é importante para que você consiga investir em melhorias constantes. 

Para que a administração da sua academia aconteça de forma correta, você pode, ainda, investir na contratação de um escritório de contabilidade, como, por exemplo, o de consultoria RR, que conta com serviços de alta segurança.

Por fim, ao levar algumas dessas dicas em consideração, você com certeza fará com que a administração da sua academia seja ainda mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar