Freelancer: o que é, vantagens e como conseguir um trabalho

Freelancer: o que é, vantagens e como conseguir um trabalho

Nós vamos te contaremos o que é um freelancer, as vantagens, desvantagens de trabalhar como um e algumas dicas para que você dê seus primeiros passos.

Sem dúvida, trabalhar independentemente e, ainda mais, poder trabalhar de qualquer lugar do mundo é uma das grandes vantagens de trabalhar como freelancer.

Para muitas pessoas, é o plano ideal: liberdade para escolher horários e locais de trabalho, sem uniformes ou perda de tempo no trânsito, e o melhor: com a possibilidade de fazer o que você gosta!

Se você é uma dessas pessoas e está pensando em como dar um novo rumo à sua carreira, ou simplesmente quer ter uma renda extra sem se comprometer com um emprego permanente, tornar-se um freelancer é uma grande idéia.

Continue lendo este post porque vamos lhe dizer tudo o que você quer saber sobre o modelo de trabalho freelancer, quais são suas vantagens e algumas dicas para que você dê seus primeiros passos.

O que é um freelancer?

Freelancer é alguém que trabalha independentemente oferecendo seus serviços a empresas ou outras pessoas, e que administra seu tempo e sua forma de trabalhar de forma autônoma.

Qualquer pessoa que tenha habilidades, talentos ou conhecimentos em uma área que o permita, pode trabalhar como freelancer. 

Por exemplo, é muito comum ver os freelancers trabalhando em áreas como educação, programação, design, tradução, arte, vendas e muito mais.

Muitas vezes, você não precisa ter uma educação superior para ser bem-sucedido, mas precisa de muita dedicação e compromisso com seu trabalho para alcançar bons resultados.

Vantagens e desvantagens de ser um freelancer

A primeira coisa que você pode fazer antes de mudar sua vida é avaliar os prós e os contras de ser um freelancer. Isto tornará mais fácil decidir se é o que você quer para si mesmo e como se preparar para iniciar sua jornada.

Vantagens de ser freelancer:   

Sem horários a cumprir

Uma das maiores vantagens que os freelancers têm é que eles podem administrar seu tempo com muito mais flexibilidade do que se tivessem um trabalho com horas fixas.

Eles podem realizar suas tarefas em seu próprio ritmo, desde que cumpram os prazos e exigências de seus clientes.

Mais liberdade para se vestir do jeito que você quiser

Algumas empresas exigem que você use uma certa roupa ou mantenha um certo estilo, seja por segurança, conforto ou para que sua própria imagem.

Se você é um freelancer, você pode escolher a aparência que mais se sente confortável em seu dia-a-dia de trabalho.

É possível passar mais tempo com sua família

Trabalhar como freelancer, especialmente se você faz isso de casa, é uma grande vantagem para passar mais tempo com as pessoas que você ama.

Se você souber organizar e planejar suas atividades, poderá estar presente nos momentos mais importantes para sua família ou amigos, algo que nem sempre é possível em empregos com horários fixos.

Você está no controle

Os freelancers têm a liberdade de controlar sua carga de trabalho e também escolher quais projetos eles querem abraçar e como eles o executam.

Mas lembre-se de que estar no controle também exigirá que você assuma mais responsabilidade para administrar seu negócio com sucesso.

Sem limite de lucro

Uma das maiores vantagens de ser um freelancer é que o valor que você ganhará por seu trabalho não é totalmente pré-determinado.

Isso torna possível uma pessoa ganhar muito mais dinheiro sendo um freelancer do que trabalhando com um salário fixo.

Naturalmente, tudo depende da qualidade de seu trabalho e de sua capacidade de encontrar clientes para alcançar uma verdadeira independência financeira.

Desvantagens de ser um freelancer

Você só ganha quando trabalha

Se você trabalha como freelancer, pode ir de férias sempre que quiser ou tirar alguns dias de folga para resolver problemas pessoais, desde que saiba como organizar sua agenda.

Mas tenha cuidado! Na maioria dos casos, nenhuma renda é gerada durante esses períodos, assim como não se gera nenhuma renda em caso de doença ou acidente. E, sem dúvida, este é um ponto fundamental que você deve considerar em seu planejamento financeiro.

Por outro lado, há aqueles que têm negócios que lhes permitem continuar tendo uma renda, mesmo quando não estão trabalhando.

É o caso de produtores e afiliados digitais que vendem seus produtos em plataformas, através de redes sociais ou páginas de vendas nas quais a maioria dos processos é automatizada.

É uma excelente opção de trabalho, você não acha?

Você pode passar muito tempo na solidão

Se você não vive com outras pessoas, uma das desvantagens de ser um freelancer é ter pouco contato social, especialmente se você é alguém que gosta de conhecer pessoas.

Passando a maior parte de seu tempo em casa trabalhando, a interação com outras pessoas é mais limitada. Por causa disso, é normal que muitas pessoas comecem a se sentir sozinhas depois de um tempo.

Você tem menos garantias

Como já dissemos, quando você trabalha como freelancer e tem seu próprio negócio, as coisas estão em suas mãos. É por isso que é inevitável assumir alguns riscos.

Nada garante que você encontrará o emprego que deseja, ou que ganhará dinheiro suficiente para todas as suas despesas. Você também não sabe se vai ter sucesso ou não, e talvez tenha que tentar algumas alternativas até encontrar a melhor opção.

O que você precisa para ser um freelancer?

Se você chegou tão longe, é porque está realmente interessado em dar esse grande passo em sua vida profissional. Aqui está o que você precisa fazer.

Ser determinado

A primeira coisa que você precisa fazer para se tornar um freelancer é tomar a decisão de fazê-lo. Talvez você tenha que escolher deixar a segurança de um emprego com um salário fixo ou trabalhar duro para começar e construir seu próprio negócio.

Excluir algumas crenças limitantes que estão impedindo você de sair e dar os primeiros passos pode levar semanas, meses ou até mesmo algumas horas!

Como qualquer escolha e mudança importante, você pode encontrar dificuldades, assim como grande satisfação e benefícios. A única maneira de saber é colocar em prática.

Reúna um portfólio atraente

Ter um portfólio completo e bem apresentado é muito útil quando se trata de conseguir trabalho como freelancer. É por isso que é melhor que, antes de começar a enviar propostas, você as prepare muito bem.

Nele, você deve colocar seus dados pessoais, um resumo de sua experiência na área e, é claro, uma amostra de seu trabalho.

O principal objetivo é transmitir confiança e segurança a seus clientes potenciais.

Escolha apenas uma área de atuação

É importante que você selecione uma atividade específica para trabalhar como freelancer e que não queira estar ocupado com várias coisas diferentes ao mesmo tempo. Desta forma, você dedica sua energia e seu dia para obter melhores resultados.

Para selecionar seu nicho, pense um pouco sobre suas habilidades, sua preparação acadêmica e, acima de tudo, o que você gosta de fazer.

Equipe-se

Certifique-se de ter todo o equipamento disponível e em boas condições para realizar seu trabalho.

No início, você pode ter menos dinheiro para investir, mas com o tempo você poderá melhorar a qualidade de suas ferramentas de trabalho, o que fará com que você cresça profissionalmente e obtenha melhores resultados.

Cadastra-se nas plataformas de Freelance

Existem muitas plataformas na Internet onde empresas ou pessoas e empresas publicam anúncios ou propostas de trabalho freelance. Essa é uma boa maneira de começar a oferecer seus serviços e tornar seu trabalho conhecido.

Não se preocupe, falaremos sobre elas mais tarde!

Fixando preços justos para seu trabalho

Um dos erros mais comuns que os profissionais cometem quando começam a trabalhar por conta própria é o preço muito baixo de seu trabalho.

Sabemos que a pressão de não receber uma quantia fixa de dinheiro todo mês pode ser esmagadora e que há despesas a serem cobertas.

Mas, estabelecer um preço abaixo do valor de mercado não só desvalorizará você, mas também o resto dos freelancers.

Se você estiver em dúvida, pense e defina um valor que seja justo tanto para você quanto para seu cliente.

Estabelecer um cronograma de trabalho

Entre as vantagens de ser um freelancer, mencionamos “não ter que manter um horário de trabalho”, lembra-se? Isto é verdade, mas também é verdade que se você quiser trabalhar assim a longo prazo, você deve estabelecer um cronograma para o seu trabalho.

Veja a que hora do dia você produz melhor e estabeleça um cronograma no qual você possa se dedicar completamente ao desenvolvimento de seu trabalho e ao atendimento de seus clientes.

É claro que este cronograma pode ser modificado e ajustado à medida que você for avançando.

Preparar um espaço de trabalho adequado

Além disso, dissemos que você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo que quiser, desde que tenha um trabalho que possa fazer usando a Internet, remotamente.

No entanto, assim como ter alguns horários pré-estabelecidos ajudará você a se organizar e produzir, é importante que você encontre bons lugares que te permitam atuar confortavelmente e sem grandes interrupções.

Um ambiente sem muito ruído, uma mesa e uma cadeira que te permitem passar várias horas confortavelmente, a iluminação de acordo com suas necessidades e outros detalhes são essenciais para a qualidade de seu trabalho.

Como conseguir trabalho como freelancer

Há muitas plataformas onde você pode oferecer seus serviços e se cadastrar para trabalhar em projetos específicos, e aqueles que procuram profissionais autônomos também podem encontrá-los lá.

Listamos alguns sites que podem ajudar você a conseguir seus primeiros empregos. Alguns deles estão disponíveis apenas em inglês (como Guru, PeoplePerHour e UpWork) e, embora seja possível trabalhar de qualquer lugar do mundo, você precisará ser fluente no idioma.

  • BID Digital
  • Workana
  • Fiverr
  • Freelancer
  • Geniuzz
  • Trabajo Freelance
  • Simply Hired
  • Guru
  • PeoplePerHour
  • UpWork

Além desta lista, você deve saber que não há limites para procurar oportunidades na Internet. Você também pode enviar propostas diretamente para empresas ou promover seus serviços em redes sociais como LinkedIn, Twitter, Instagram, ou o que você mais usa.

Dicas para ser um bom freelancer

Não podemos terminar este artigo sem te dar algumas dicas para começar com o pé direito e ter uma jornada de sucesso como freelancer.

Organize-se

A desorganização é o pior inimigo de um freelancer, portanto, se você realmente quer ter sucesso como freelancer, você deve aprender a se organizar.

Tenha o hábito de programar seus projetos, planejar seu trabalho dia a dia, estabelecer metas de curto prazo e nunca aceitar mais trabalho do que você pode fazer sem perder qualidade.

Seja transparente com seus clientes

A sinceridade é um dos pilares de uma boa relação de trabalho entre profissional e cliente. Quando necessário, não tenha medo de dizer que não sabe como fazer algo ou que não pode cumprir um prazo.

Com uma boa comunicação, será possível fazer um acordo que seja bom e justo para ambas as partes.

Enviar propostas atraentes

Embora seja verdade que os freelancers estão se tornando cada vez mais procurados, também sabemos que é muito importante que você prepare propostas atraentes que o façam se destacar da multidão e o ajudem a conseguir o emprego.

Encontre seu nicho e especialize-se

Trabalhar na “redação de artigos” não é o mesmo que trabalhar na “redação de nutrição”.

Encontrar seu nicho e se especializar ajudará você a encontrar melhores clientes e oportunidades. Pense nas áreas de trabalho ou categorias nas quais você tem melhor desempenho e, acima de tudo, nas quais você é mais apaixonado.

O freelancer pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro e se dedicar ao que você ama. E se você ainda precisa de um impulso para mudar sua vida, confira as dicas que especialistas dão para aqueles que têm medo do empreendedorismo. Elas não podem faltar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X