Empresas do setor automotivo devem investir mais em Marketing Digital

Empresas do setor automotivo devem investir mais em Marketing Digital

A indústria automobilística percorreu um longo caminho – e não apenas em termos de tecnologia. No início do milênio, quem procura um carro novo normalmente percorre a cidade tentando encontrar o modelo certo pelo preço certo. Mas, de acordo com uma pesquisa do Google, a jornada do cliente se tornou muito menos física. Perguntas sobre acessibilidade, adequação e classificação do produto estão sendo resolvidas cada vez mais durante micro-momentos on-line.

Segundo Adriano Luz, da Webtrends, grandes empresas no setor automotivo já investem pesado em Marketing nos meios digitais e a previsão é que até o próximo ano empresas de médio e pequeno porte aumentem consideravelmente os esforços para aquisição de novos clientes no meio digital, isso tem causado muita demanda para qualquer empresa de Consultoria em SEO.

Se você está no mercado de vendas de automóveis, a mensagem é clara: com os compradores de carros gastando menos tempo explorando as concessionárias em primeira mão, o marketing digital está ganhando mais importância na captação de atenção e negócios. E se você é consumidor, isso significa uma grande economia de tempo e possibilidades reais de encontrar informações sólidas para embasar suas decisões

Para tornar os benefícios do marketing on-line mais concretos, vamos considerar alguns objetivos comuns para concessionárias e lojas de automóveis- e como as táticas digitais se encaixam. Se esta neste mercado este artigo vai ser muito útil para sua empresa.

Estabelecer uma presença

Um estudo da AutoTrader descobriu que a Internet era vinte vezes mais influente do que qualquer outra fonte de mídia para compradores de carros da geração X e da geração X. Desde então, sua influência só poderia ter aumentado entre aqueles com PCs, smartphones e conexões rápidas de dados – todos que podem comprar um carro, basicamente.

À medida que as pessoas deixam seus dedos e seus mecanismos de pesquisa preferidos fazerem o trabalho braçal, as concessionárias de carros não podem mais contar com sinalização impressionante e publicidade tradicional para serem vistas. A importância do marketing online está aumentando; se sua empresa automotiva não tem um site, precisa dele ontem. Para ser verdadeiramente competitivo, você precisa garantir que ele atenda aos altos padrões de otimização de mecanismos de pesquisa, otimização para dispositivos móveis e buscar por uma agencia de link Building efetiva. O design da experiência do usuário também é essencial, pois seu site será o primeiro ponto de contato para a maioria, se não todos, de seus possíveis compradores. Por isso procure sempre por uma empresa indicada de criação de sites.

Atrair Perspectivas Dispostas

Nenhuma concessionária pode esperar que as pessoas negociem com eles imediatamente, especialmente nos estágios iniciais da pesquisa. O marketing online para o nicho de produtos para automóveis é um jogo longo. Mesmo que você tenha as melhores ofertas da cidade, a grande maioria das pessoas só tomará sua decisão depois de analisar diferentes opções e fornecedores.

Para maximizar suas oportunidades de vendas, você precisa estar visível para as pessoas da forma mais receptiva. Isso significa uso criterioso de anúncios pagos; a publicidade nativa e gráfica pode ajudar você a se deparar com públicos e informações demográficas específicas. Com os cookies do site (e no caso do Facebook, em pixels), também é possível exibir anúncios para pessoas que já acessaram seu site. Ferramentas como essas tornam mais fácil do que nunca que você seja a interrupção bem-vinda para as pessoas enquanto elas decidem sobre o novo carro.

Criar Autoridade

Para as pessoas que desejam tomar decisões informadas, modelo, preço, ano e marca são apenas os requisitos mínimos. Eles também precisam conhecer os recursos que podem resolver seus problemas, além de tornar a vida conveniente e agradável. Em outras palavras, eles precisam saber o que esperar de um veículo e quão bem ele se encaixaria em seus estilos de vida.

É aí que você pode aproveitar o conteúdo da geração de leads automotivos: blogs, white papers ou vídeos. Sacie a sede das pessoas por informações com análises, comparações de produtos e insights do setor. Para esses ativos, clareza e precisão não são negociáveis. Mas quando você está vendendo carros para públicos de nicho, não pode confiar em materiais e táticas comuns; demonstrar autoridade e conhecimento é fundamental. Além da autoridade perante ao consumidor, para uma estratégia você precisa fortalecer o domínio do site da sua empresa, algo que consegue ao comprar links.

Envolva seu público

Você pode pensar que a mídia social é opcional no marketing para as indústrias automobilísticas. Mas com o aumento dos serviços de compartilhamento de viagens, menos pessoas do que nunca estão pensando em comprar um carro. Seu mercado está encolhendo, então você precisa fazer todas as paradas. Além de estabelecer autoridade, a criação de uma comunidade envolvida oferece a você a oportunidade de manter contato com as pessoas e ouvir suas preocupações.

Apenas a criação de uma página no Facebook pode fornecer uma ferramenta valiosa. Você pode compartilhar artigos e postar conteúdo original, e avaliar a opinião de seus fãs pelas reações deles. Também é um local para clientes satisfeitos deixarem boas críticas; mesmo críticas ruins são um feedback valioso. Além disso, o Facebook diz que 53% das pessoas têm maior probabilidade de comprar com uma empresa para a qual podem enviar mensagens diretamente, e 56% das pessoas preferem enviar mensagens para as empresas do que ligar para a linha direta de atendimento ao cliente.

Gerar tráfego de retorno

Manter-se atualizado com o seu público é um ato de equilíbrio difícil. Ter postagens de blog de alta qualidade não significa nada se você publicar apenas quatro vezes por ano. Por outro lado, lançar um vídeo toda semana parece bom, mas se isso não agrega muito valor ao seu público, então é apenas um barulho para eles.

Então, qual a relevância do conteúdo no marketing automotivo? Tudo depende da consistência. Ao criar uma estratégia de conteúdo rígida e implementá-la em todos os seus canais, você cria uma base de usuários leais e que retornarão. Revisões de carros são um recurso particularmente vital; as pessoas que leem resenhas no processo de compra de carros tendem a voltar para mais nos próximos meses.

Expanda sua presença

Conteúdo de qualidade consistente, um site superior e um canal de mídia social envolvente não apenas incentivam as pessoas a voltar; eles também estabelecem um caminho para o crescimento. As pessoas gostam de compartilhar ótimas experiências e, se você for além, terá embaixadores para atestá-lo. Como muito poucos compradores de carros tendem a se tornar clientes recorrentes, as referências são vitais para as concessionárias de automóveis sustentarem a receita.

Na era do marketing on-line, ser referenciável significa ter ativos digitais compartilháveis. Seu site e as páginas de mídia social são peças críticas na sua busca pelo mouse. A colocação de botões de mídia social no conteúdo do site também pode incentivar aqueles que desejam transmiti-lo. Com a arquitetura de escolha certa, você pode fazer com que as pessoas que visitam seu site deixem informações de contato valiosas.

Nutrir leads

As concessionárias de carros não podem ignorar o email marketing. Tudo tem a ver com gerenciamento de leads; as equipes de vendas que se concentram no curto prazo tendem a abandonar os clientes que não assinam hoje na linha pontilhada. Mas, com um pouco de tempo e esforço nos acompanhamentos, você verá que essas pessoas terão mais chances de voltar quando estiverem prontas para comprar – em vez de levar seus negócios a uma loja concorrente.

Supondo que você configurou suas propriedades on-line de maneira ideal e tenha fortes processos de suporte no setor de vendas, gerar uma lista de contatos não deve ser difícil. A partir daí, você pode configurar um boletim de e-mail para direcionar todo o seu conjunto de clientes em potencial e monitorar taxas de abertura e de cliques para identificar clientes em potencial e segmentos fortes para a equipe de vendas acompanhar. Obviamente, gerenciar o meio do funil dessa maneira exige uma coordenação estrita, especialmente quando você tem equipes de vendas e marketing com funções sobrepostas.

Com essas táticas de marketing digital ao seu alcance, você terá mais munição na guerra pelos clientes. Você pode achar que alguns são um pouco mais eficazes que outros, mas não existe uma bala de prata; não se pode esperar um impacto significativo nos resultados de apenas um canal. Os carros são produtos de alto envolvimento, então você precisa atingir vários pontos de contato com o cliente.

Recomendamos: Verifique um especialista seo para auxiliar sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como solicitar empréstimo com score baixo!
This is default text for notification bar