Dicas para superar as provas do DETRAN e conseguir tirar a carteira de motorista

Dicas para superar as provas do DETRAN e conseguir tirar a carteira de motorista

Tirar a carteira de motorista é um momento muito aguardado pelos jovens, mas muitos encontram dificuldades devido às burocracias e provas exigidas durante o processo de obtenção da CNH.

Com o intuito de ajudar a tornar esse processo mais fácil, preparamos o presente artigo com algumas dicas que podem ajudar, confira!

  1. Dica 1: Faça um simulado do Detran

Para se preparar para a prova teórica, é importante realizar o simulado detran, que replica a prova no número de questões, tempo e regras. Ele é um teste que não vale nada, mas que é um ótimo preparativo para a prova.

Ele costuma possuir um banco de dados extenso de questões antigas de outras provas. Dessa forma, também serve para ter uma noção de quais questões mais caem na prova do Detran!

  1. Dica 2: Estude o material didático

Revisar os conteúdos didáticos que envolvem as provas teóricas do processo de formação é importante para fixar o aprendizado. Saiba os conteúdos que mais caem na prova e foque neles.

  1. Dica 3: Chegue descansado para os testes

Tanto para o teste teórico, quanto para o teste prático, é importante que esteja descansado. Isso permite que você fique tranquilo na prova e que seja mais eficiente. Se possível, chegue com antecedência para as provas.

  1. Dica 4: Use mais da lógica e menos da memória

As questões de múltipla escolha envolvem bastante a memória do que você aprendeu estudando o material didático. Contudo, é importante que pratique mais o raciocínio lógico, de forma a evitar as pegadinhas.

Uma boa prática para a prova é usar do método de exclusão: primeiro, elimine as respostas que parecem erradas ou falsas. O que restar, está próximo de ser a resposta certa!

  1. Dica 5: Foque nas mais fáceis e depois parta para as questões difíceis

Para não ficar parado numa questão e perder tempo, resolva primeiro as questões que considera fáceis. Depois, tome o tempo que for necessário nas dificuldades, lendo e relendo elas. Se não tiver mais tempo, chute (mas de maneira consciente).

  1. Dica 6: Pratique mais a parte prática da formação

Antes de partir para a prova de rua, cumpra com as 25h/20h de curso prático e até mesmo marque horas extras para direção. Não faz mal ter mais prática!

Se possível, agende um simulado no circuito da prova!

  1. Dica 7: Decore os passos da baliza

Nas aulas práticas, o instrutor sempre informa quais são os movimentos a serem realizados para estacionar o carro. A dica é prestar atenção nas referências visuais que indicam que está no posicionamento certo.

  1. Dica 8: Tenha atenção com o tempo

Existe um limite de tempo para a baliza e isso não deve ser ignorado. Por isso, tome o tempo que for preciso para realizar o movimento certo, mas fique atento para não extrapolar o tempo máximo.

Agora que já conferiu as dicas do nosso blog e sabe como se preparar, mantenha a calma no dia da prova e conquiste a sua CNH!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X