Confira 5 Tendências de Marketing Digital em 2022

Confira 5 Tendências de Marketing Digital em 2022

Não podemos prever o futuro, mas podemos falar sobre as principais tendências do marketing digital de 2022. É hora de falar sobre o que está por vir e como ajustar suas atividades de marketing às mudanças futuras.

Como comerciante, seu trabalho nunca é entediante, pois você tem que repensar e ajustar suas táticas com regularidade. As tendências mudam e assim deve ser seu trabalho.

Por outro lado, é difícil distinguir as tendências reais que mudarão o cenário do marketing digital em poucos anos do desenvolvimento a longo prazo das estratégias de marketing existentes. 

A supremacia do Instagram é uma nova tendência de marketing digital ou apenas um curso natural das coisas? Quais são as reais novas tendências de marketing digital que irão diferenciá-lo de seus concorrentes e que são apenas uma tentativa de escrever um post de SEO bem classificado no blog?

Isto é o que vamos cobrir hoje:

Quais são as tendências emergentes do marketing digital para 2022?

Nós escolhemos 5 tendências emergentes de marketing digital para 2022 que o ajudarão a colocar seu negócio à frente da concorrência.

Estas são previsões baseadas no que já está acontecendo no marketing. Você nunca deve esquecer as regras de ouro que são atemporais e comprovadamente funcionam a cada vez.

As novas tendências, entretanto, são uma grande oportunidade para distinguir sua marca e ficar à frente da concorrência. Quanto mais cedo você se atualizar, maior a probabilidade de ser avistado.

Pronto? Vamos dar uma olhada nas últimas tendências do marketing digital:

1. Foco em vídeo marketing

Você provavelmente está familiarizado com a noção de “primeiro móvel”, que já existe há alguns anos. E agora, com 5G e melhores planos de dados móveis, a transmissão de vídeo é mais fácil do que nunca em smartphones e tablets.

É por isso que a popularidade da TikTok se tornou possível em primeiro lugar. Você pode gravar seu vídeo em qualquer lugar, mas também assisti-lo quando quiser. Algo que era muito mais caro quando os planos de dados móveis eram limitados a megabytes de internet, ao invés de gigabytes.

E as pessoas adoram consumir conteúdo de vídeo.

O vídeo marketing será uma das maiores tendências de marketing digital de 2022, sem dúvida. Se você ainda não está criando vídeos de marketing, você deve considerar expandir sua estratégia digital.

O TikTok é um dos canais mais populares das mídias sociais. Muitas marcas o utilizam para melhorar sua estratégia de marketing digital.

2. Analisar o sentimento da mídia social

Você já notou o declínio da confiança nos influenciadores das mídias sociais? 

Durante muito tempo, o marketing influente tem sido a estratégia a ser seguida quando se trata de promover um produto específico ou aumentar a consciência de uma marca. 

Isso começou a mudar há alguns anos e atingiu seu auge no final de 2021.

Todos os escândalos causados por muitas celebridades do Instagram levaram a uma crise de confiança. As pessoas estão cada vez mais céticas no que diz respeito à influenciadores. 

No entanto, isso não significa que táticas de marketing influentes não funcionem.. 

Em 2022, a análise dos sentimentos será uma mudança no jogo. Inclusive, muitas ferramentas oferecem esta opção, e a demanda de análise dos sentimentos só crescerá no futuro. 

A análise dos sentimentos é baseada na PNL, que significa Processamento de Linguagem Natural. O processo envolve o aprendizado da IA sobre os meandros da comunicação humana e a análise se uma declaração feita on-line é positiva, negativa ou neutra. 

Há alguns anos, a tecnologia tinha dificuldade de detectar sarcasmo ou ironia, mas ela evoluiu desde então. Muitas ferramentas podem reconhecer corretamente declarações irônicas e rotulá-las como comentários de sentimentos negativos.

3. Busca por voz

Muitos “gurus” de marketing previam que a busca por voz seria uma tendência de marketing digital em 2019. No entanto, não era tão popular quanto eles pensavam que seria.

Este ano, no entanto, talvez você queira repensar sua estratégia de marketing e incluir a otimização para a busca por voz. E não se preocupe, é mais fácil do que você pensa.

Durante anos, os marqueteiros se concentraram no marketing de conteúdo e SEO, ajustando e otimizando as postagens em blogs para ser o número 1 nas SERPs.

Otimizar a busca por voz não é diferente, porque os mecanismos de busca como o Google ainda usam conteúdo escrito para apresentar resultados para consultas verbais.

A desvantagem é que ela gera as chamadas buscas sem cliques que podem ser frustrantes para quem trabalha com marketing digital.

Infelizmente, ainda não há como analisar o tráfego de busca por voz com ferramentas como o Google Analytics ou o Google Search Console. Se isso acontecer, será um grande avanço no mercado.

4. Personalize sua mensagem

Deixamos uma enorme quantidade de informações on-line. Em troca, muitos de nós buscamos uma personalização hiper-direcionada. Quando falamos de tendências de marketing digital, não podemos omitir esta estratégia de marketing.

Queremos ver exatamente o conteúdo que queremos no momento exato em que precisamos dele. Isso significa personalizar a mensagem de marketing digital e entregá-la no momento certo. 

A boa notícia é que é possível personalizar mensagens extras. E é fácil. Muitas ferramentas de marketing permitem a personalização automatizada, quer seja a publicidade com o Google Ads ou o envio de e-mails de boas-vindas via Mailchimp.

Portanto, ao trabalhar em sua estratégia de e-mail marketing, não se esqueça de segmentar seus usuários. Com ferramentas avançadas você pode criar diferentes pop-ups de assinatura e dividir os usuários em categorias com base em quando e onde eles assinaram.

Segundo o especialista em marketing digital Isael, ao criar anúncios nas mídias sociais, não vise apenas todos os seus seguidores. Pense nos diferentes tipos de clientes que podem estar interessados em seu produto e crie conjuntos de anúncios adaptados às suas preferências. Seu CTR irá disparar.

Mas tenha cuidado. Não seja muito específico ao criar suas mensagens personalizadas. As pessoas gostam de anúncios relevantes, mas elas podem ficar assustadas se você lhes mostrar o quanto você sabe sobre seus interesses.

5. Tirar vantagem dos micro-momentos

A ascensão dos smartphones encurtou nossa capacidade de atenção. Decidimos em um instante: o que comer, para onde ir ou o que comprar. Lembre-se disto enquanto trabalha em sua estratégia de marketing digital.

O Google chama esses instantes de micro-momentos e distingue em 4 tipos:

  • Momentos que eu quero saber
  • Momentos que eu quero ir
  • Momentos que eu quero fazer
  • Momentos que eu quero comprar

Para responder a este novo processo de tomada de decisão de ritmo acelerado, as marcas devem captar a atenção dos leitores em questão de segundos. 

Um estudo recente da Microsoft descobriu que nossa capacidade de atenção caiu de 12 segundos em 2000 para apenas 8 segundos. Somos piores que um peixe-dourado.

Os micro-momentos estão intimamente relacionados à personalização e ao direcionamento. Você tem que estar presente precisamente nas plataformas onde seus clientes estão presentes e investir em anúncios curtos, que respondem exatamente à pergunta feita naquele preciso momento. 

O que isso significa para o marketing digital? Você nunca pode ser entediante. Você deve sempre pensar em intrigar seu público primeiro. Ninguém terá tempo ou interesse em rever seu anúncio se ele for muito vago.

Um dos erros mais comuns que ocorre no marketing de mídia social são os anúncios de desconto com nada mais do que um logotipo e informações como “-50% de desconto”.

Se você estiver visando seus anúncios fora de sua base de seguidores, pelo menos mostre quais produtos você está vendendo. Não mantenha o potencial comprador tentando adivinhar o que você está querendo anunciar.

E então, quais dessas tendências você pretende aplicar no seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.