Como ter um site seguro e livre de hackers?

Como ter um site seguro e livre de hackers?

Todas as grandes empresas disponíveis no mercado atual estão em busca de criar um bom site para oferecer para os seus clientes acesso aos seus produtos, serviços e conteúdos, e uma das maiores preocupações dessas empresas diz respeito a como ter um site seguro e livre de hackers.

A boa segurança de um site envolve diversos processos, que necessitam de um bom investimento em ações e soluções eficazes para a garantia da proteção dos dados dos usuários.

É importante ressaltar que esses investimentos podem ser inesperados em um primeiro momento, mas sempre devem ser considerados, dado que a falta de segurança dos dados do cliente pode até mesmo resultar em processos para a empresa.

Esse investimento em segurança feito desde o início do site, irá garantir que o mesmo não coloque os dados dos seus clientes em riscos posteriores. Demais investimentos compensadores, como a criação de aplicativos seguros para os usuários e outras ferramentas para os sites também podem ser encontrados no blog Mestres da Web.

Definindo a segurança de um site

A boa segurança de qualquer site disponível na internet é moldada com base em ações e ferramentas que são adquiridas pelos desenvolvedores para que as informações do site e dos seus usuários não sejam expostas ou possam sofrer algum tipo de ataque criminoso.

Essas medidas visam a proteção dos usuários finais em sua essência, garantindo a segurança dos dados obtidos em e-commerces e qualquer tipo de site que possua informações pessoais dos usuários em sua base.Os ataques mais comuns que ocorrem, são:

  • Ataques DDoS: travam o site ou deixa ele lento;
  • Malware: ataca com a distribuição de spam;
  • Blacklist: apresenta aviso de site não confiável;
  • Explorações de vulnerabilidade: ataque nos pontos fracos dos sites;
  • Desfiguração: substituição do conteúdo publicado por um conteúdo malicioso.

Mas então, como ter um site seguro e livre de hackers?

Para que a empresa conte com um site seguro e livre de hackers ela pode contar com algumas dicas simples e fundamentais para essa segurança, que são:

Manter o WordPress atualizado

O primeiro passo importante focado em como ter um site seguro e livre de hackers é garantir que o site esteja com o seu software devidamente atualizado, esse ponto é de fundamental importância para que o site fique seguro.

Essa atualização deve ser focada também no sistema operacional e nos demais softwares executados pelo site.

É importante que seja ressaltado que os hackers trabalham em cima das brechas que os sites oferecem para ministrar os seus ataques.

Uso de senhas mais fortes

Quando falamos da criação de senhas fortes, até parece brincadeira, porque todas as pessoas sabem da importância de senhas fortes, ainda mais quando estão acessando diversos dados de clientes.

Mas a verdade é que a prática de se fazer senhas verdadeiramente complexas não é devidamente adotada, mesmo nos casos mais sérios.

O uso de senhas verdadeiramente fortes é essencial para os perfis administrativos dos servidores e também de sites.

A criação de requisitos de senhas (quantidade de caracteres mínima, letras maiúsculas e minúsculas, números) é fundamental nessa missão, ajudando na proteção dos dados e dificultando verdadeiramente uma senha.

Faça backups regularmente do WordPress

Se, por algum acaso, o site sofrer algum inesperado ataque, é muito importante que haja um backup para que sejam recuperados todos os dados.

Essa certamente não é uma estratégia focada na segurança do site, dado que não consegue evitar de forma alguma o ataque, mas certamente ajuda no pós, evitando que arquivos, documentos e dados fiquem perdidos para sempre.

Invista na autenticação em duas etapas

Esse tipo de verificação é uma das formas mais eficazes de como ter um site seguro e livre de hackers, pois ela validação é feita em dois locais, no servidor e também no navegador.

O navegador consegue visualizar as falhas mais simples, como os campos não preenchidos e o servidor irá fazer uma melhor verificação das demais validações. Sem essas verificações, um código malicioso pode ser inserido no banco de dados, causando enormes problemas e futuras dores de cabeça para a empresa dona do site.

Pronto para saber como ter um site seguro e livre de hackers?

Com todas as dicas acima de como ter um site seguro e livre de hackers levadas em consideração e sendo seguidas, a empresa pode ficar mais tranquila com a segurança dos seus dados fundamentais e dos dados pessoais dos seus clientes ou leitores.

O mais importante é que todos os investimentos em como ter um site seguro e livre de hackers sejam feitos já no início da criação do site, não dando brechas para que os usuários maliciosos tenham tempo de planejar alguma ação de ataque.

Lembrando que com a empresa sabendo como ter um site seguro e livre de hackers ela irá manter o seu bom nome no mercado, sendo bem vista por seus consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X