Como superar o desemprego em meio a crise?

Como superar o desemprego em meio a crise?

Afinal, Como superar o desemprego em meio a crise que a sociedade enfrenta? Vimos que o Brasil fechou o ano de 2020 com uma das piores médias de desemprego na história do país, mas mesmo assim algumas pessoas conseguiram driblar essa situação.

Cerca de 13 milhões de brasileiros estavam desempregados em 2020. Além das instabilidades econômicas que já vinham acontecendo, a pandemia de covid agravou essa situação.

Toda essa situação de desemprego e incertezas em meio a pandemia tem afetado o emocional e o psicológico das pessoas. Houve um aumento de problemas como depressão, por isso é importante ter ações e atitudes que podem ajudar a passar por esses momentos de crise de forma mais amena.

superar o desemprego na crise

Selecionamos algumas atividades que podem fazer a diferença e te ajudar a contornar este momento de crise e incertezas do comércio.

Como cuidar das finanças?

O primeiro passo será cuidar de suas finanças. Como não há entrada de receitas, deverá haver corte de despesas. Negocie prazos e consuma com consciência, evitando novas dívidas.

Fique apenas com as contas que realmente são necessárias. Corte TVs por assinatura, contas de celular, contas de aplicativos de entretenimento e outras coisas não tão importantes. A internet é importante tanto para buscar conhecimento quanto para encontrar vagas de emprego.

Fique de olho nos gastos com energia elétrica, água e gás.

Tente ganhar alguma renda com trabalhos em casa.

Aulas particulares

Caso tenha facilidade com alguma matéria do currículo escolar, aproveite para ajudar crianças e adolescentes nessa matéria. Mesmo que não seja possível presencialmente por causa da pandemia, dar aula online é uma ótima opção. Além de diminuir o ócio e possível ganhar uma renda para ajudar as despesas.

Venda doces

Doces é algo que todo mundo ama, seja um brigadeiro ou seja um bolo. Se você tiver alguma habilidade na cozinha, utilize para ganhar um dinheiro extra. Caso não tenha alguma receita preferida, basta procurar na internet. Há receitas para todos os gostos.

Crie um perfil nas redes sociais e divulgue seu trabalho. Caso queira, ainda é possível atingir um publico bem esquecido pelo mercado, os diabéticos e intolerantes, por exemplo.

Venda bijuterias

Fazer bijuterias não é algo tão complicado. Há muita informação na internet sobre o assunto. Assim, como na venda de doces, basta fazer um perfil em uma rede social e iniciar os anúncios e as vendas.

Uma boa estratégia presentear parentes e amigos próximos, que poderão ser uma ótima vitrine de seus produtos.

Cuide de pets

Caso curta cachorros gatos, uma excelente oportunidade em cuidar de pets. Há muitos donos que necessitam levar para passear, levar ao veterinário ou ainda passar a noite para que o dono se divirta ou viaje. Se a residência tiver espaço, ainda e possível adaptar para receber mais de um pet ou ainda colocar brinquedos.

Mas é importante lembrar que é preciso gostar de animais para que possa desenvolver essa atividade com eficiência. E além de um dinheiro, é possível se divertir.

Redija textos

Caso goste de escrever, escreva bem e domine as regras da gramática, essa pode ser mais uma excelente oportunidade.

Muitos donos de site e produtores de marketing procuram redatores para seus blogs. O redator costuma receber as pautas prontas e só necessita desenvolver o texto conforme o desejo do produtor.

Esse trabalho é muito interessante, pois o redator pode trabalhar no horário que quiser e conforme o seu tempo disponível. Basta ter um computador ou mesmo um notebook para estudo conectado a internet.

Há muitos sites especializados em fazer essa intermediação entre cliente e redator. Crie sua conta e anuncie seu trabalho.

Como crescer com a crise?

Não é fácil manter o equilíbrio físico e mental para atravessar pelos períodos de crises. Além do desemprego, o distanciamento social acarreta uma ociosidade que propicia crises de ansiedade.

É importante pensar que a crise é passageira, ela vai acabar. Utilize seu tempo ociosos para se conhecer melhor, para melhorar duas habilidades e para fazer alguma atividades que podem render alguma extra.

Reveja seu currículo

Aproveite para rever seu currículo. Insira os cursos que for realizando durante esse tempo.

Há também muitos sites com dicas para organizar um currículo de forma mais atraente.

O currículo é seu cartão de visitas por isso ele deve ser atrativo.

Aproveite também estes dias para enriquecer o seu currículo. Faça cursos online e adquira mais conhecimentos que poderão lhe ajudar a conseguir uma nova vaga no mercado de trabalho.

Importante lidar com as emoções

Não é uma tarefa fácil lidar com sentimentos e emoções. È inevitável se abater e ficar triste com toda a situação.  Mas é importante que este seja apenas um período, uma espécie de luto. Passado esse tempo é necessário reagir e correr atrás de mudar os rumos e não ficar peso a tristeza.

Portanto, deixe de lado os sentimentos negativos e se aproxime dos bons sentimentos. Procure alternativas tanto para seu tempo ocioso quanto para a falta de dinheiro.

Pense em três perguntas muito importantes: Em que lugar você está? Em que lugar você quer chegar? E o que é necessário fazer para chegar onde deseja?

Analise as respostas que encontrar e tire suas próprias conclusões sobre sua vida pessoal e profissional. Quem sabe mudar a profissão, mudar área de atuação ou ainda abrir seu próprio negócio e se tornar um empreendedor.

Ser empreendedor não significa abrir um grande negócio, mas sim ser seu próprio chefe e realizar alguma atividade que lhe traga felicidades e traga soluções para seus clientes.

Algumas atitudes são importantes para manter o corpo e a mente em equilíbrio.

  • Mantenha o cérebro estimulado;
  • Mantenha o corpo ativo, faça alguma atividade;
  • Mantenha a mente ativa, leia livros;
  • Abra-se para adquirir conhecimentos novos;
  • Desenvolva a sua resiliência, ou seja, a sua capacidade de passar por momentos difíceis;
  • Nunca deixe de sonhar;
  • Siga em frente e não desista.

Mesmo que o cenário não seja dos mais otimistas, não deixe de acreditar. Creia que mesmo em meio a crise é possível crescer e se desenvolver.

Positividade e inteligência emocional certamente farão a diferença. Não é possível controlar tudo o que acontece, mas é possível aproveitar e construir excelentes oportunidades mesmo em meio a crise.

Conheça a si mesmo e reivente-se, crie novos caminhos e novas opções.

Espero que este artigo, sobre como superar o desemprego em meio a crise, tenha feito você se reinventar e que a partir de hoje sua vida der uma volta por cima. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X