Como reduzir custos de produção da sua empresa
Entender como reduzir custos de produção da sua empresa é uma prática fundamental para termos controle financeiro e para manter o crescimento do negócio.
Uma empresa que tem suas contas em dia, consegue aumentar o caixa reserva que serve para investimentos futuros em tecnologias e infraestrutura, além de investir na qualificação dos colaboradores.
Para isso, é necessário ter uma gestão estratégica que ensine aos líderes a tomar decisões que visem a otimização dos processos produtivos, reduzindo custos.
O que é um custo para uma empresa?
Apesar de parecer que é a mesma palavra, custos e despesas são diferentes e, por isso, vamos falar desses dois termos que, apesar de serem parecidos, são bem diferentes na prática. As despesas valores são referentes aos gastos essenciais para o funcionamento da empresa, enquanto os custos dizem respeito à entrega de bens e produtos finais para o consumidor.
Veja abaixo:
- Despesas: salários dos trabalhadores, publicidade da empresa, entre outros;
- Custos: compra ou produção de objetos para venda, mão de obra, matéria-prima, eletricidade, consumo de água, impostos, entre outros.
E, entre os custos, podemos classificá-los como:
- Fixos: não dependem da produção da empresa, pois eles se mantêm todos os meses. Por exemplo, os valores de aluguel e os impostos obrigatórios;
- Variáveis: varia de acordo com a produtividade da empresa, ou seja, quanto mais produz, mais gasta. Por exemplo, o consumo de eletricidade e de água que aumentam quando a demanda é maior.
Então, como reduzir custos de produção da sua empresa?
Uma grande dificuldade para o empresário é entender como reduzir custos de produção da sua empresa sem prejudicar o andamento dos processos, por isso, ressaltamos que a qualidade dos produtos deverá vir em primeiro lugar.
Abaixo, vamos citar formas de como reduzir custos de produção da sua empresa sem prejudicar o negócio.
Analise o regime tributário
Pequenas empresas em começo de carreira não conhecem bem o regime tributário brasileiro, por isso preferem se adaptar ao Simples Nacional.
Entretanto, essa não é a melhor opção para a empresa, afinal, isso pode ser prejudicial para as finanças e pode resultar em complicações com a Receita Federal.
Para avaliar a questão tributária, uma empresa que precisa saber como reduzir custos de produção da sua empresa, deve ter um contador que auxiliará o gestor na verificação de qual é a melhor tributação para o volume produzido por determinada indústria.
Negocie com os fornecedores
O contato com os fornecedores precisa ser avaliado constantemente, afinal, é imprescindível comparar preços de um com o outro para saber qual possui melhor custo-benefício.
Assim, sabemos se uma parceria trará economia ou mais gastos para os cofres da empresa, e isto é o que queremos evitar.
Caso a relação com o fornecedor seja mais custosa do que se fizéssemos o acordo com outrem, devemos considerar a contratação de outras empresas para suprir nossos serviços.
Outra forma de manter a confiança e a qualidade a preço menor é negociar com os fornecedores, expondo as opções que estão mais baratas, para que essas pessoas revisem seus preços.
Invista em sustentabilidade
O consumo desenfreado e o mau uso da matéria-prima são gargalos nas indústrias, mas, medidas simples podem solucionar esse problema sem diminuir a produção e, além disso, reduzir os custos.
Para isso, obviamente, a empresa precisa de um investimento inicial para entrar no mercado sustentável, porém, os benefícios aparecem rapidamente.
Deixar de lado os copos descartáveis para usar canecas personalizadas é uma motivação para os clientes e, essa prática é uma das formas melhores de como reduzir custos de produção da sua empresa, já que, cada funcionário tem sua caneca e isso economiza muito com copos.
Trocar as lâmpadas, colocar sensores para acendimento automático em banheiros e torneiras que desligam sozinhas também são formas de economia de custos.
Automatize os processos
O excesso de tarefas e a ineficácia dos processos são alguns problemas recorrentes em uma indústria que não automatiza seus processos.
Para aumentar a produtividade e ainda saber como reduzir custos de produção da sua empresa, devemos investir em automação, ou seja, auxiliar a produção com tecnologia de ponta.
Além disso, com a automação, os trabalhadores manuais dispensam horas extras para realização de retrabalhos.
Devemos contar com softwares que façam a organização das atividades de forma automática, evitando o trabalho demorado.
Invista em conhecimento
Pessoas que sabem o que estão fazendo trazem muita economia para as empresas em que atuam, afinal, o conhecimento é o maior minimizador de riscos para qualquer área.
Investir em alguns treinamentos da Labone é imprescindível para que um líder obtenha conhecimento na área de liderança, afinal, esta profissão é muito importante para o andamento das empresas e para saber como reduzir custos de produção da sua empresa, devemos entender melhor sobre esses cursos que serão oferecidos para as pessoas que irão exercer essas funções.