Como proteger sua equipe durante a pandemia: dicas

Como proteger sua equipe durante a pandemia: dicas

Com a pandemia do coronavírus e a vacinação avançando lentamente, os cuidados têm que se redobrados, não são individuais, mas também com a equipe. Assim, como proteger sua equipe na pandemia? 

Proteger a equipe de trabalho na pandemia vai além de somente fornecer máscaras e álcool em gel. É também facilitar processos, fazendo com que se diminua a possibilidade de aglomeração e assim, de transmissão da doença no ambiente de trabalho. 

Mas, como isso pode ser feito? Vamos dar várias dicas para você implementar em sua empresa, com o objetivo de proteger sua equipe na pandemia do coronavírus. Confira! 

  1. Por que proteger a equipe na pandemia é essencial? 

Nem todo empregador sabe, mas a Covid-19 pode ser caracterizada como acidente de trabalho. 

Como assim? 

Se ficar provado que o trabalhador contaminou-se no trabalho, devido à exposição ao coronavírus, ou ainda, que a empresa não tomou todos os cuidados necessários para minimizar a chance de contaminação, então pode ficar caracterizado o acidente de trabalho. 

Deve haver caracterização do nexo causal entre a doença (Covid-19) e o ambiente da empresa no qual o trabalhador exerce suas funções, a qual é determinada pela perícia médica. 

Na data de 11 de dezembro de 2020, a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho publicou uma nota, falando especificamente das regras para estabelecer o nexo causal entre Covid-19 e ambiente de trabalho. 

Isso é importante, pois caso fique provado que houve acidente de trabalho, o funcionário tem direito aos benefícios previdenciários. 

Além disso, ter um funcionário doente é ruim para a empresa, já que terá que esperar o funcionário retornar, com saúde, às suas funções. Agora, imagine se forem vários funcionários afastados pela mesma razão? 

Então, é essencial proteger a equipe durante a pandemia. E, para isso, aqui vão algumas dicas importantes de como isso pode ser feito. 

  1. Como proteger a equipe na pandemia? 

Aqui vão algumas dicas de como você pode proteger a equipe da sua empresa durante a pandemia. 

  1. 1. Adote o home office, se possível 

Nem toda empresa pode adotar o home office, mas muitas podem. Mesmo que você não possa direcionar grande parte dos seus colaboradores para o home office, reuniões podem ser feitas de maneira virtual.
Tanto o Google Meet quanto a plataforma Zoom são perfeitas para reuniões e treinamentos, sem a necessidade de aglomerar várias pessoas em uma sala fechada. 

Já para os colaboradores que ficarão em home office, é importante estabelecer regras sobre horários, demandas e produtividade, para que a empresa também fique confortável com essa nova maneira de trabalhar. 

  1. 2. Intercale horários de colaboradores 

Será que você necessita de todos os colaboradores, estando fisicamente presentes nos mesmos horários? 

Intercale os horários, com diferentes horários de entrada e saída. Assim, você diminui a probabilidade de aglomeração e pode, inclusive, diminuir o risco para os colaboradores que pegam transporte público, optando por horários fora de pico. 

Portanto, o remanejamento de turnos pode facilitar nesse processo. 

  1. 3. Redimensionamento físico da empresa 

Onde os colaboradores fazem as refeições? Esses locais devem permitir distanciamento físico, sobretudo nos momentos em que os colaboradores retirarão as máscaras de proteção. 

Já para escritórios, é essencial manter o distanciamento físico entre as bancadas de trabalho. 

  1. 4. Medidas preventivas 

Algumas medidas preventivas são bastante eficazes para monitorar a saúde dos colaboradores, em um momento de pandemia, quando o número de casos ainda está em alta. 

Para isso, caso algum colaborador tenha apresentado teste positivo para Covid-19, é interessante que o empregador solicite que os demais colaboradores do setor façam o teste de Covid-19

Assim, você terá segurança para que os demais colaboradores continuem trabalhando juntos. 

Além disso, os espaços devem ser constantemente higienizados e bem ventilados. Oriente os colaboradores a sempre usarem álcool gel e disponibilize o produto em totens ou em recipientes individuais. 

Em caso de ambientes com ar-condicionado, é essencial a utilização de filtros de ar apropriados, com alta eficiência, para que os vírus não fiquem circulando no ambiente. 

O ideal é chamar a empresa responsável pela manutenção do sistema de ar-condicionado e verificar qual a possibilidade de troca dos filtros. 

  1. 5. Uso de equipamento de proteção individual adequado 

Para proteger a equipe na pandemia, o uso do equipamento de proteção individual (EPI) adequado é essencial. 

É função do empregador fornecer o EPI adequado a seus empregados, inclusive, com treinamento sobre como utilizá-lo. 

Em caso de áreas da saúde, por exemplo, com alta probabilidade de infecção, é necessária a máscara N95. Dependendo da área, a máscara cirúrgica tripla é indicada. 

Já para áreas com menor chance de infecção, máscaras de tecido podem ser utilizadas, ou então, as descartáveis, de TNT. 

Torna-se fundamental orientar os colaboradores sobre o uso da máscara, bem como a necessidade da troca da máscara, no caso das máscaras de tecido ou cirúrgicas, se elas se apresentarem molhadas, ou após 4 horas. 

Adotando essas medidas, a empresa conseguirá proteger a sua equipe de trabalho de maneira adequada, enquanto a vacinação não chega a todos os brasileiros. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X