Como funcionam os sorteios de consórcios?
O consórcio é uma das melhores formas de adquirir serviços e bens, móveis ou imóveis, para quem não tem pressa de receber esses produtos em mãos, obviamente, mas como funcionam os sorteios de consórcios, afinal, são eles que as pessoas mais esperam quando contratam esses serviços.
Então, em nosso artigo de hoje, vamos explicar como funcionam os sorteios de consórcios e veremos as formas de contemplação mais conhecidas nessa modalidade de aquisição de bens materiais.
O que é contemplação de consórcio?
Antes de falar sobre como funcionam os sorteios de consórcios, devemos entender por que eles são importantes e, como sabemos, o crédito ao consorciado pode ocorrer por meio de lance e de sorteio.
Então, para entender a contemplação, é preciso voltar à situação que ocorre antes dela que, em geral, começa quando os consorciados pagam, todos os meses, um valor correspondente à parcela do bem que visa adquirir.
O valor dessas parcelas é determinado de acordo com o plano adquirido, com a taxa de adesão e com o número de parcelas estipulado.
O montante das parcelas pagas todos os meses por um grupo de pessoas é o que será usado para compra o bem como um carro ou uma casa, por exemplo.
E, a instituição que define quem será o contemplado com o bem todos os meses é a administradora do consórcio através de uma Assembleia Geral Ordinária.
O que é uma Assembleia Geral Ordinária?
Seja na contratação de um consórcio bancário, seja um dos consórcios online disponíveis, todos eles devem contar com uma administradora que, por meio de uma Assembleia Geral Ordinária, definirá quem é o sortudo do mês que será o mais novo proprietário de um carro, uma moto e até uma casa.
Essa reunião é destinada para divulgar a contemplação das pessoas que fazem parte do grupo comum, mas também servem para prestar informações referentes ao atendimento.
Ou seja, nessa assembleia, seja por sorteio, seja por lance, o integrante do grupo fica sabendo se a casa, o carro, a moto é sua.
A reunião acontece em determinados períodos que são estabelecidos de acordo com as condições de participação no grupo de pessoas participantes.
Como funcionam os sorteios de consórcios?
Existem duas formas de contemplação de consorciados e a principal que não tem custo nenhum para o investidor é o sorteio que contempla de forma aleatória um ou diversos participantes de um grupo de acordo com o valor total que já está disponível no caixa da administradora.
Ou seja, para um contemplado ter acesso à carta de crédito, é preciso que haja dinheiro em caixa para compensar o valor dos bens adquiridos.
Então, até o fim do grupo, todos serão contemplados e o sorteio servirá como uma lista para definir a ordem de recebimento dos bens por cada uma das pessoas.
Por exemplo, uma cota de consórcio que tem como objetivo a compra de um carro de 40.000 reais, independentemente do valor pago até o momento pela pessoa, ela receberá uma carta de crédito com esse montante, graças ao valor que outras pessoas também estão pagando.
Mas claro que a pessoa pode ser sorteada tanto no início, no primeiro mês, quanto no final, depois de anos, por exemplo, mas, as parcelas seguirão sem juros do início ao fim do valor do bem adquirido.
E, como funcionam os sorteios de consórcios? Ao contratar um consórcio, a pessoa tem uma cota numerada e o sorteio é feito entre os números de todos os consorciados que estão integrados ao plano.
Algumas administradoras utilizam a Loteria Federal para realizar o sorteio, mas outras preferem fazer isso por meio de assembleias.
Outras formas de contemplação
Outra forma de contemplação, segundo a ABAC, é o lance que é semelhante à antecipação de parcelas de financiamentos como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, onde as pessoas pagam um valor menor para quitar a dívida mais rápido.
No caso dos consórcios, quem dá o lance, chega mais rápido ao valor total dos bens adquiridos e, portanto, tem acesso mais rápido aos bens comprados sem juros.
Em uma espécie de leilão, as pessoas oferecem o maior número de parcelas que conseguirão antecipar, aumentando suas chances de ganhar, durante as assembleias mensais.
O lance ocorre depois dos sorteios que sempre acontecem, independentemente dos lances feitos e as ofertas devem ser enviadas com um tempo de antecedência para a realização da Assembleia Geral.
Então, quem se pergunta como funcionam os sorteios de consórcios, deve considerar a importância dos lances, já que eles definem quem receberá primeiro os bens que estão querendo adquirir.
O lance mais comum é o livre, portanto, quem se pergunta como funcionam os sorteios de consórcios, devem entender que as pessoas que fazem essas ofertas sem limite são as que disputam mais acirradamente a contemplação de bens, já que, quanto maior o lance, mais chances da sorte estar com essas pessoas.